A diáspora judaica em tempos bíblicos à luz de Ester, Tobite e Daniel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Filomena Esteves Perdigão Barroso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59399
Resumo: Esta dissertação teve como propósito narrar a diáspora do povo hebreu num contexto histórico, político, social e religioso no período entre o século VIII a.C. e o século II a.C., tendo como base as tradições mosaicas do povo hebreu implícitas nas narrativas bíblicas que serviram de base a este trabalho, numa abrangência concernente aos impérios Assírio, Babilónico, Persa, culminando no Império Selêucida com a hegemonia cultural grega. Estes personagens foram escolhidos devido à importância tanto social quanto política ou religiosa que os três representaram na transmissão da cultura judaica no Próximo Oriente Antigo; os três patentearam uma forma de atuação convergente quer na tradição judaica quanto na firme aceitação de YHWH como Deus único, pese embora a abrangência temporal que os distancia como as situações em que são apresentados, através do papel que desempenharam nas sociedades onde supostamente viveram. Através destas narrativas entende-se a forma como os hebreus se integraram e interagiram nos impérios que lhes anexaram os territórios (Judá e Israel) tendo evoluído de uma situação de deportação para a de diáspora. Ester, Tobite ou Daniel, todos deixaram a marca do monoteísmo. É possível através destes textos compreender melhor as diversas formas de vivencia nos impérios antigos, cujos monarcas detinham uma imperiosa vontade de expansionismo territorial e mais ou menos hegemonia cultural ou religiosa em que o politeísmo contrastava com o monoteísmo destes personagens. Ainda hoje nas tradições judaicas são perpetuados quer através de festas populares, como o Purim instituído em Ester, a continuação do casamento endogâmico em Tobite perpetuando a continuidade do seu povo, ou a festa do Hanukká implícita em Daniel, trazendo de forma simbólica a vitória da luz. Para esta dissertação foram consultados os livros, artigos em livros ou em revistas científicas apresentados na bibliografia, através dos quais se consegue a compreender um pouco melhor o complexo e intrincado caleidoscópio de vivências deste Próximo Oriente Antigo.
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