A diáspora judaica em tempos bíblicos à luz de Ester, Tobite e Daniel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59399 |
Resumo: | Esta dissertação teve como propósito narrar a diáspora do povo hebreu num contexto histórico, político, social e religioso no período entre o século VIII a.C. e o século II a.C., tendo como base as tradições mosaicas do povo hebreu implícitas nas narrativas bíblicas que serviram de base a este trabalho, numa abrangência concernente aos impérios Assírio, Babilónico, Persa, culminando no Império Selêucida com a hegemonia cultural grega. Estes personagens foram escolhidos devido à importância tanto social quanto política ou religiosa que os três representaram na transmissão da cultura judaica no Próximo Oriente Antigo; os três patentearam uma forma de atuação convergente quer na tradição judaica quanto na firme aceitação de YHWH como Deus único, pese embora a abrangência temporal que os distancia como as situações em que são apresentados, através do papel que desempenharam nas sociedades onde supostamente viveram. Através destas narrativas entende-se a forma como os hebreus se integraram e interagiram nos impérios que lhes anexaram os territórios (Judá e Israel) tendo evoluído de uma situação de deportação para a de diáspora. Ester, Tobite ou Daniel, todos deixaram a marca do monoteísmo. É possível através destes textos compreender melhor as diversas formas de vivencia nos impérios antigos, cujos monarcas detinham uma imperiosa vontade de expansionismo territorial e mais ou menos hegemonia cultural ou religiosa em que o politeísmo contrastava com o monoteísmo destes personagens. Ainda hoje nas tradições judaicas são perpetuados quer através de festas populares, como o Purim instituído em Ester, a continuação do casamento endogâmico em Tobite perpetuando a continuidade do seu povo, ou a festa do Hanukká implícita em Daniel, trazendo de forma simbólica a vitória da luz. Para esta dissertação foram consultados os livros, artigos em livros ou em revistas científicas apresentados na bibliografia, através dos quais se consegue a compreender um pouco melhor o complexo e intrincado caleidoscópio de vivências deste Próximo Oriente Antigo. |
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A diáspora judaica em tempos bíblicos à luz de Ester, Tobite e DanielDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEsta dissertação teve como propósito narrar a diáspora do povo hebreu num contexto histórico, político, social e religioso no período entre o século VIII a.C. e o século II a.C., tendo como base as tradições mosaicas do povo hebreu implícitas nas narrativas bíblicas que serviram de base a este trabalho, numa abrangência concernente aos impérios Assírio, Babilónico, Persa, culminando no Império Selêucida com a hegemonia cultural grega. Estes personagens foram escolhidos devido à importância tanto social quanto política ou religiosa que os três representaram na transmissão da cultura judaica no Próximo Oriente Antigo; os três patentearam uma forma de atuação convergente quer na tradição judaica quanto na firme aceitação de YHWH como Deus único, pese embora a abrangência temporal que os distancia como as situações em que são apresentados, através do papel que desempenharam nas sociedades onde supostamente viveram. Através destas narrativas entende-se a forma como os hebreus se integraram e interagiram nos impérios que lhes anexaram os territórios (Judá e Israel) tendo evoluído de uma situação de deportação para a de diáspora. Ester, Tobite ou Daniel, todos deixaram a marca do monoteísmo. É possível através destes textos compreender melhor as diversas formas de vivencia nos impérios antigos, cujos monarcas detinham uma imperiosa vontade de expansionismo territorial e mais ou menos hegemonia cultural ou religiosa em que o politeísmo contrastava com o monoteísmo destes personagens. Ainda hoje nas tradições judaicas são perpetuados quer através de festas populares, como o Purim instituído em Ester, a continuação do casamento endogâmico em Tobite perpetuando a continuidade do seu povo, ou a festa do Hanukká implícita em Daniel, trazendo de forma simbólica a vitória da luz. Para esta dissertação foram consultados os livros, artigos em livros ou em revistas científicas apresentados na bibliografia, através dos quais se consegue a compreender um pouco melhor o complexo e intrincado caleidoscópio de vivências deste Próximo Oriente Antigo.The dissertation had the purpose to narrate the diaspora of the Hebrew people in a historical, political, social, and religious context for the period between the 8th century BCE. and the 2nd century BCE, based on the Mosaic traditions of the Hebrew people implicit in the biblical narratives, which serve as a basis for this work, in the scope to the Assyrian, Babylonian and Persian empires, culminating in the Seleucid Empire with the Greek cultural hegemony. These historical figures were chosen for the social, political, and religious importance that they represented for the transmission of Jewish culture in the Ancient World; a convergent way of acting in the Jewish tradition and in the acceptance of YHWH as the only God, despite the different times and situations in which they are presented, through social roles they fulfilled where they supposedly lived. Through these stories we can see how the Hebrews integrated and interacted in the empires that annexed their territories (Judah and Israel) having evolved from a situation of deportation to the diaspora, either Esther, Tobit, or Daniel, all of them left the mark of monotheism. Through these texts one can better understand the different ways of living in ancient empires and their monarchs who had a strong will of territorial expansionism and more or less cultural or religious hegemonic in which polytheism, contrasts with the monotheism of these figures; even nowadays in Jewish traditions they are perpetuated like a popular festivity such as Purim presented in Esther, the continuation of the endogamous celebration of marriage in Tobite for perpetuating the continuity of its people, or the festivity of Hanukkah implied in Daniel, symbolically bringing the victory of light. In this dissertation the bibliography reflects all books and scientific articles consulted, which helped us decipher the complex and intricate kaleidoscope of experiences of this ancient world.Ramos, José AugustoRepositório da Universidade de LisboaSoares, Maria Filomena Esteves Perdigão Barroso2023-09-21T10:42:50Z2022-11-212022-08-042022-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59399TID:203122259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:21.116894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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