Mosaic of microbiological colonization of canine wounds

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mafalda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Queiroga, MC
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30183
Resumo: Objetivo: Averiguar a eficácia antimicrobiana do hidrogel de quitosano com sais de prata in vivo comparativamente a um antimicrobiano disponível no mercado. Materiais e métodos: Realiza-se uma colheita a amostras clínicas das feridas dos cães com zaragatoas esterilizadas, que serão transportadas em meio de transporte para o laboratório. Estas amostras serão inoculadas em meios de cultura, agar MacConkey, agar Sangue e caldo nutritivo e incubadas a 37ºC durante 24h ou 48h. As culturas são observadas e após isolamento das bactérias presentes, realiza-se a identificação bacteriana através de provas bioquímicas com o equipamento VITEK 2 COMPAK. Será realizado o teste de suscetibilidade a antimicrobianos (TSA), também no equipamento VITEK, ou pelo o método de difusão em disco, no caso de microorganismos de crescimento lento. Para o ensaio in vivo, os cães são divididos em dois grupos, um grupo controlo que será tratado com uma substância antimicrobiana que existe no mercado e um grupo teste em que se aplicará o hidrogel em estudo. Caso seja possível, no mesmo cão, serão utilizados os dois produtos em feridas diferentes. Uma semana após o tratamento, realiza-se novamente uma colheita para perceber se os microorganismos foram inibidos com o hidrogel em estudo, comparativamente ao de mercado.
id RCAP_49da150fdcb53fd066e6276d89b372d2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mosaic of microbiological colonization of canine woundshidrogelquitosanosais de prataantimicrobianoObjetivo: Averiguar a eficácia antimicrobiana do hidrogel de quitosano com sais de prata in vivo comparativamente a um antimicrobiano disponível no mercado. Materiais e métodos: Realiza-se uma colheita a amostras clínicas das feridas dos cães com zaragatoas esterilizadas, que serão transportadas em meio de transporte para o laboratório. Estas amostras serão inoculadas em meios de cultura, agar MacConkey, agar Sangue e caldo nutritivo e incubadas a 37ºC durante 24h ou 48h. As culturas são observadas e após isolamento das bactérias presentes, realiza-se a identificação bacteriana através de provas bioquímicas com o equipamento VITEK 2 COMPAK. Será realizado o teste de suscetibilidade a antimicrobianos (TSA), também no equipamento VITEK, ou pelo o método de difusão em disco, no caso de microorganismos de crescimento lento. Para o ensaio in vivo, os cães são divididos em dois grupos, um grupo controlo que será tratado com uma substância antimicrobiana que existe no mercado e um grupo teste em que se aplicará o hidrogel em estudo. Caso seja possível, no mesmo cão, serão utilizados os dois produtos em feridas diferentes. Uma semana após o tratamento, realiza-se novamente uma colheita para perceber se os microorganismos foram inibidos com o hidrogel em estudo, comparativamente ao de mercado.Universidade de Évora2021-10-07T15:06:42Z2021-10-072021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/30183http://hdl.handle.net/10174/30183porSantos, M, Queiroga, MC (2021) “Mosaic of microbiological colonization of canine wounds”. Online Workshop NAQUIBIO DPSA (BRinova/University of Évora), June 15th.simnaonaondnd384Santos, MafaldaQueiroga, MCinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:33.735286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
title Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
spellingShingle Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
Santos, Mafalda
hidrogel
quitosano
sais de prata
antimicrobiano
title_short Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
title_full Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
title_fullStr Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
title_full_unstemmed Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
title_sort Mosaic of microbiological colonization of canine wounds
author Santos, Mafalda
author_facet Santos, Mafalda
Queiroga, MC
author_role author
author2 Queiroga, MC
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mafalda
Queiroga, MC
dc.subject.por.fl_str_mv hidrogel
quitosano
sais de prata
antimicrobiano
topic hidrogel
quitosano
sais de prata
antimicrobiano
description Objetivo: Averiguar a eficácia antimicrobiana do hidrogel de quitosano com sais de prata in vivo comparativamente a um antimicrobiano disponível no mercado. Materiais e métodos: Realiza-se uma colheita a amostras clínicas das feridas dos cães com zaragatoas esterilizadas, que serão transportadas em meio de transporte para o laboratório. Estas amostras serão inoculadas em meios de cultura, agar MacConkey, agar Sangue e caldo nutritivo e incubadas a 37ºC durante 24h ou 48h. As culturas são observadas e após isolamento das bactérias presentes, realiza-se a identificação bacteriana através de provas bioquímicas com o equipamento VITEK 2 COMPAK. Será realizado o teste de suscetibilidade a antimicrobianos (TSA), também no equipamento VITEK, ou pelo o método de difusão em disco, no caso de microorganismos de crescimento lento. Para o ensaio in vivo, os cães são divididos em dois grupos, um grupo controlo que será tratado com uma substância antimicrobiana que existe no mercado e um grupo teste em que se aplicará o hidrogel em estudo. Caso seja possível, no mesmo cão, serão utilizados os dois produtos em feridas diferentes. Uma semana após o tratamento, realiza-se novamente uma colheita para perceber se os microorganismos foram inibidos com o hidrogel em estudo, comparativamente ao de mercado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07T15:06:42Z
2021-10-07
2021-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30183
http://hdl.handle.net/10174/30183
url http://hdl.handle.net/10174/30183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, M, Queiroga, MC (2021) “Mosaic of microbiological colonization of canine wounds”. Online Workshop NAQUIBIO DPSA (BRinova/University of Évora), June 15th.
sim
nao
nao
nd
nd
384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136677063557120