Desenvolvimento de Soluções com Integração dos serviços da Microsoft Power Platform

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cristiana Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20678
Resumo: Nos dias de hoje, face ao crescimento das empresas e da tecnologia ao longo dos últimos anos, o conceito de Transformação Digital predomina, apresentando-se como uma das principais prioridades da União Europeia. Consequentemente, surge a necessidade das empresas acompanharem o ritmo da Transformação Digital, reestruturando e melhorando os processos internos que sustentam a sua atividade. Esta dissertação seguiu como base a melhoria de processos internos da empresa Natixis, através da integração dos serviços da Microsoft Power Platform, por forma a demonstrar os seus benefícios, no contexto da Transformação Digital. O projeto A, associado ao processo de análise e gestão dos dados do plano estratégico, foi proposto a fim de satisfazer a necessidade de melhorar a tomada de decisão da chefia em relação à estratégia da empresa. Para isso é necessário que o gestor possa gerir os dados de forma eficiente e visualizar os mesmos, em tempo real, através de KPIs relevantes. Por outro lado, o projeto B, consistiu na melhoria do processo atual de criação e gestão dos pedidos de compra, inerentes aos departamentos da empresa, sendo para isso, necessário diminuir o tempo despendido no mesmo e a stack de tarefas manuais associada a este. O artefacto desenvolvido no projeto A consistiu num relatório web, que permite aos executivos da empresa, visualizar e gerir os dados referentes ao plano estratégico, através de um único produto, por forma a tomar decisões com base nos insights obtidos, em tempo real. Por sua vez, o artefacto concebido no projeto B, constituiu uma aplicação web, onde as diversas equipas da Natixis podem criar pedidos de compra, a fim de estes serem geridos pela equipa de Finance, e carregados no software SAP. Ambos os artefactos foram submetidos a testes de aceitação com sucesso, validados como soluções viáveis e funcionais. No projeto A verificou-se a eficácia da atualização dos dados, a fim de serem visualizados em tempo real, e, em adição, os custos adicionais foram anulados. Já no projeto B, declarou-se a eliminação de grande parte das tarefas manuais, e efetivou-se a redução do tempo despendido no processo, resultando no aumento da disponibilidade dos colaboradores para realizarem outras tarefas que visam a inovação e a evolução da empresa.
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O projeto A, associado ao processo de análise e gestão dos dados do plano estratégico, foi proposto a fim de satisfazer a necessidade de melhorar a tomada de decisão da chefia em relação à estratégia da empresa. Para isso é necessário que o gestor possa gerir os dados de forma eficiente e visualizar os mesmos, em tempo real, através de KPIs relevantes. Por outro lado, o projeto B, consistiu na melhoria do processo atual de criação e gestão dos pedidos de compra, inerentes aos departamentos da empresa, sendo para isso, necessário diminuir o tempo despendido no mesmo e a stack de tarefas manuais associada a este. O artefacto desenvolvido no projeto A consistiu num relatório web, que permite aos executivos da empresa, visualizar e gerir os dados referentes ao plano estratégico, através de um único produto, por forma a tomar decisões com base nos insights obtidos, em tempo real. Por sua vez, o artefacto concebido no projeto B, constituiu uma aplicação web, onde as diversas equipas da Natixis podem criar pedidos de compra, a fim de estes serem geridos pela equipa de Finance, e carregados no software SAP. Ambos os artefactos foram submetidos a testes de aceitação com sucesso, validados como soluções viáveis e funcionais. No projeto A verificou-se a eficácia da atualização dos dados, a fim de serem visualizados em tempo real, e, em adição, os custos adicionais foram anulados. Já no projeto B, declarou-se a eliminação de grande parte das tarefas manuais, e efetivou-se a redução do tempo despendido no processo, resultando no aumento da disponibilidade dos colaboradores para realizarem outras tarefas que visam a inovação e a evolução da empresa.Due to the growth of companies and technology over the past few years, the concept of Digital Transformation is increasingly predominant nowadays, being one of the main priorities of the European Union. Therefore, companies need to keep up with the pace of digital transformation, by restructuring and optimizing the internal processes that support their operation. This thesis is focused on the improvement of internal processes at Natixis, through the integration of Microsoft Power Platform services, in order to demonstrate its benefits, within the Digital Transformation. Regarding the data analysis and management process of the strategic plan, Project A was proposed, in order to satisfy the need to improve the manager’s decision making in relation to the company’s strategy. This requires that the executive can manage the data efficiently and visualize it in real-time through relevant KPIs. On the other hand, project B consisted in the improvement of the current process of creation and management of purchase orders, inherent to the company’s departments, being necessary to minimize the time spent on it and to reduce the stack of manual tasks involved. Therefore, the artifact of project A, consisted in a web report that allows the company’s executives to visualize and manage the data related to the strategic plan, through a single tool, in order to make decisions based on the insights provided, in real-time. The artifact produced in project B is a web application where the various Natixis teams can create purchase orders to be managed by the Finance team and loaded into the SAP software. Both artifacts were successfully subjected to acceptance tests, being validated as feasible and functional solutions. Project A stated the effectiveness of the data update, in order to be displayed in real-time, and, in addition, the extra costs were avoided. In project B, it was reported the elimination of a significant portion of the manual tasks, and a reduction of the time spent on the process, resulting in more availability of the employees to perform other tasks that pursue innovation and the evolution of the company.Araújo, Susana Claudia Nicola deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Cristiana Silva20222024-06-29T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20678TID:203037677porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:44.109665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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