Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42622 |
Resumo: | Durante a pandemia COVID-19, o impacto do confinamento, e outras medidas de saúde pública implementadas para conter a propagação da pandemia, tiveram um impacto significativo na saúde e, em particular, na saúde mental da população. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção da saúde com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam uma adequada gestão do stresse e a promoção da saúde, durante o período da pandemia. Metodologia: Estudo de caso, com avaliação pré e pós intervenção de educação para a saúde - “Pausa para a Saúde”. Instrumentos: Escala de Stresse Percebido (PSS10), Questionário de Resiliência, Questionário para avaliar a Qualidade do Sono e Questionário de sintomas físicos. Foram considerados na avaliação os relatos e depoimentos das participantes. Participantes: Profissionais não docentes do ensino superior, sendo as três participantes do sexo feminino. Intervenção: Programa “Pausa para a Saúde” que decorreu duas vezes por semana, ao longo de 14 sessões no formato on-line, em direto, com diversas abordagens e dinâmicas como alongamentos, exercícios de respiração e momentos de reflexão e debate. Resultados: Os resultados obtidos sugerem a melhoria da qualidade do sono, numa participante. As sessões foram avaliadas positivamente pelas participantes, tendo-se destacado os exercícios de respiração e o facto de ficarem mais relaxadas. Da análise qualitativa, com recurso ao gráfico de similitude e nuvem de palavras, destaca-se que a importância de “ser” e “estar” no momento está vinculado à necessidade de fazer, e o “não” está relacionado a não conseguir fazer, a não realizar, face às dúvidas e incertezas, mesmo sabendo que fazer é importante. Conclusão: O programa implementado teve um impacto positivo nas participantes envolvidas. |
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