Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Tanara Nemoto Piccoli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42622
Resumo: Durante a pandemia COVID-19, o impacto do confinamento, e outras medidas de saúde pública implementadas para conter a propagação da pandemia, tiveram um impacto significativo na saúde e, em particular, na saúde mental da população. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção da saúde com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam uma adequada gestão do stresse e a promoção da saúde, durante o período da pandemia. Metodologia: Estudo de caso, com avaliação pré e pós intervenção de educação para a saúde - “Pausa para a Saúde”. Instrumentos: Escala de Stresse Percebido (PSS10), Questionário de Resiliência, Questionário para avaliar a Qualidade do Sono e Questionário de sintomas físicos. Foram considerados na avaliação os relatos e depoimentos das participantes. Participantes: Profissionais não docentes do ensino superior, sendo as três participantes do sexo feminino. Intervenção: Programa “Pausa para a Saúde” que decorreu duas vezes por semana, ao longo de 14 sessões no formato on-line, em direto, com diversas abordagens e dinâmicas como alongamentos, exercícios de respiração e momentos de reflexão e debate. Resultados: Os resultados obtidos sugerem a melhoria da qualidade do sono, numa participante. As sessões foram avaliadas positivamente pelas participantes, tendo-se destacado os exercícios de respiração e o facto de ficarem mais relaxadas. Da análise qualitativa, com recurso ao gráfico de similitude e nuvem de palavras, destaca-se que a importância de “ser” e “estar” no momento está vinculado à necessidade de fazer, e o “não” está relacionado a não conseguir fazer, a não realizar, face às dúvidas e incertezas, mesmo sabendo que fazer é importante. Conclusão: O programa implementado teve um impacto positivo nas participantes envolvidas.
id RCAP_49e21d5a3b3e29c69d470f46a6112486
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19Educação Para a SaúdeStresseSaúdeProfissionais Não Docentes do Ensino SuperiorPandemiaCOVID-19Durante a pandemia COVID-19, o impacto do confinamento, e outras medidas de saúde pública implementadas para conter a propagação da pandemia, tiveram um impacto significativo na saúde e, em particular, na saúde mental da população. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção da saúde com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam uma adequada gestão do stresse e a promoção da saúde, durante o período da pandemia. Metodologia: Estudo de caso, com avaliação pré e pós intervenção de educação para a saúde - “Pausa para a Saúde”. Instrumentos: Escala de Stresse Percebido (PSS10), Questionário de Resiliência, Questionário para avaliar a Qualidade do Sono e Questionário de sintomas físicos. Foram considerados na avaliação os relatos e depoimentos das participantes. Participantes: Profissionais não docentes do ensino superior, sendo as três participantes do sexo feminino. Intervenção: Programa “Pausa para a Saúde” que decorreu duas vezes por semana, ao longo de 14 sessões no formato on-line, em direto, com diversas abordagens e dinâmicas como alongamentos, exercícios de respiração e momentos de reflexão e debate. Resultados: Os resultados obtidos sugerem a melhoria da qualidade do sono, numa participante. As sessões foram avaliadas positivamente pelas participantes, tendo-se destacado os exercícios de respiração e o facto de ficarem mais relaxadas. Da análise qualitativa, com recurso ao gráfico de similitude e nuvem de palavras, destaca-se que a importância de “ser” e “estar” no momento está vinculado à necessidade de fazer, e o “não” está relacionado a não conseguir fazer, a não realizar, face às dúvidas e incertezas, mesmo sabendo que fazer é importante. Conclusão: O programa implementado teve um impacto positivo nas participantes envolvidas.Amaral, Ana Paula MonteiroRepositório ComumMoraes, Tanara Nemoto Piccoli2022-12-14T14:10:35Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42622203115198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:41.210724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
title Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
spellingShingle Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
Moraes, Tanara Nemoto Piccoli
Educação Para a Saúde
Stresse
Saúde
Profissionais Não Docentes do Ensino Superior
Pandemia
COVID-19
title_short Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
title_full Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
title_fullStr Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
title_full_unstemmed Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
title_sort Stresse e saúde em profissionais do ensino superior – uma proposta de educação para a saúde durante a pandemia COVID-19
author Moraes, Tanara Nemoto Piccoli
author_facet Moraes, Tanara Nemoto Piccoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Ana Paula Monteiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Tanara Nemoto Piccoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Para a Saúde
Stresse
Saúde
Profissionais Não Docentes do Ensino Superior
Pandemia
COVID-19
topic Educação Para a Saúde
Stresse
Saúde
Profissionais Não Docentes do Ensino Superior
Pandemia
COVID-19
description Durante a pandemia COVID-19, o impacto do confinamento, e outras medidas de saúde pública implementadas para conter a propagação da pandemia, tiveram um impacto significativo na saúde e, em particular, na saúde mental da população. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção da saúde com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam uma adequada gestão do stresse e a promoção da saúde, durante o período da pandemia. Metodologia: Estudo de caso, com avaliação pré e pós intervenção de educação para a saúde - “Pausa para a Saúde”. Instrumentos: Escala de Stresse Percebido (PSS10), Questionário de Resiliência, Questionário para avaliar a Qualidade do Sono e Questionário de sintomas físicos. Foram considerados na avaliação os relatos e depoimentos das participantes. Participantes: Profissionais não docentes do ensino superior, sendo as três participantes do sexo feminino. Intervenção: Programa “Pausa para a Saúde” que decorreu duas vezes por semana, ao longo de 14 sessões no formato on-line, em direto, com diversas abordagens e dinâmicas como alongamentos, exercícios de respiração e momentos de reflexão e debate. Resultados: Os resultados obtidos sugerem a melhoria da qualidade do sono, numa participante. As sessões foram avaliadas positivamente pelas participantes, tendo-se destacado os exercícios de respiração e o facto de ficarem mais relaxadas. Da análise qualitativa, com recurso ao gráfico de similitude e nuvem de palavras, destaca-se que a importância de “ser” e “estar” no momento está vinculado à necessidade de fazer, e o “não” está relacionado a não conseguir fazer, a não realizar, face às dúvidas e incertezas, mesmo sabendo que fazer é importante. Conclusão: O programa implementado teve um impacto positivo nas participantes envolvidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T14:10:35Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42622
203115198
url http://hdl.handle.net/10400.26/42622
identifier_str_mv 203115198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130611432030208