Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Francisco
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2794
Resumo: Durante a última década tem-se verificado um aumento das taxas de resistência antimicrobiana dos principais agentes patogénicos, sobretudo em bactérias de gram negativo (K. pneumoniae, E. coli e P. aeruginosa). Infeções complicadas por isolados multirresistentes (MDR), extremamente resistentes (XDR) e completamente resistentes (PDR - Pandrug-resistant) são cada vez mais frequentes, e por isso difíceis de tratar. O consumo exagerado e inapropriado de antibióticos tanto na medicina humana como animal tem sido reconhecido como uma das origens do problema, constituindo um importante fator de pressão seletiva conducente à emergência e disseminação de bactérias resistentes e/ou genes de resistência aos antibióticos.O impacto clínico da resistência antimicrobiana requer o estudo dos mecanismos implicados de modo a contribuir para uma adequação rápida e dirigida do tratamento assim como para o seguimento e controlo epidemiológico. O laboratório de microbiologia representa portanto um papel de vital importância.
id RCAP_49f9175bda9aacf8f4155abaeb1a580d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeuResistência aos antibióticosCritérios de antibiogramaDurante a última década tem-se verificado um aumento das taxas de resistência antimicrobiana dos principais agentes patogénicos, sobretudo em bactérias de gram negativo (K. pneumoniae, E. coli e P. aeruginosa). Infeções complicadas por isolados multirresistentes (MDR), extremamente resistentes (XDR) e completamente resistentes (PDR - Pandrug-resistant) são cada vez mais frequentes, e por isso difíceis de tratar. O consumo exagerado e inapropriado de antibióticos tanto na medicina humana como animal tem sido reconhecido como uma das origens do problema, constituindo um importante fator de pressão seletiva conducente à emergência e disseminação de bactérias resistentes e/ou genes de resistência aos antibióticos.O impacto clínico da resistência antimicrobiana requer o estudo dos mecanismos implicados de modo a contribuir para uma adequação rápida e dirigida do tratamento assim como para o seguimento e controlo epidemiológico. O laboratório de microbiologia representa portanto um papel de vital importância.Sociedade Portuguesa de Bioanalistas ClínicosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFreitas, FranciscoMachado, José2015-05-06T09:40:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2794porFREITAS, Francisco; MACHADO, José (2012) - Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu. Bioanálise. ISSN 1646-1266. Ano IX, nº 1 p. 6-7.1646-1266info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:56Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:01.616299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
title Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
spellingShingle Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
Freitas, Francisco
Resistência aos antibióticos
Critérios de antibiograma
title_short Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
title_full Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
title_fullStr Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
title_full_unstemmed Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
title_sort Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu
author Freitas, Francisco
author_facet Freitas, Francisco
Machado, José
author_role author
author2 Machado, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Francisco
Machado, José
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência aos antibióticos
Critérios de antibiograma
topic Resistência aos antibióticos
Critérios de antibiograma
description Durante a última década tem-se verificado um aumento das taxas de resistência antimicrobiana dos principais agentes patogénicos, sobretudo em bactérias de gram negativo (K. pneumoniae, E. coli e P. aeruginosa). Infeções complicadas por isolados multirresistentes (MDR), extremamente resistentes (XDR) e completamente resistentes (PDR - Pandrug-resistant) são cada vez mais frequentes, e por isso difíceis de tratar. O consumo exagerado e inapropriado de antibióticos tanto na medicina humana como animal tem sido reconhecido como uma das origens do problema, constituindo um importante fator de pressão seletiva conducente à emergência e disseminação de bactérias resistentes e/ou genes de resistência aos antibióticos.O impacto clínico da resistência antimicrobiana requer o estudo dos mecanismos implicados de modo a contribuir para uma adequação rápida e dirigida do tratamento assim como para o seguimento e controlo epidemiológico. O laboratório de microbiologia representa portanto um papel de vital importância.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-06T09:40:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2794
url http://hdl.handle.net/10400.11/2794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FREITAS, Francisco; MACHADO, José (2012) - Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu. Bioanálise. ISSN 1646-1266. Ano IX, nº 1 p. 6-7.
1646-1266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Bioanalistas Clínicos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Bioanalistas Clínicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130801705582592