O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Michael Emanuel Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17003
Resumo: O tema desta dissertação consiste em perceber o impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana. Para que esse estudo seja realizado é necessário incorporar o congestionamento num modelo de VRP de forma a avaliar o seu impacto na definição das rotas dos veículos. De modo a se proceder a este estudo, foi adotado um modelo de cálculo de emissões com a finalidade de diminuir as mesmas e, por consequência, diminuir a utilização dos horários de maior trânsito. De seguida, foi usada uma formulação de VRP em que fosse possível incorporar o modelo de cálculo de emissões. O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a implementação de um modelo de emissões em conjunto com uma formulação VRP leva a que seja possível estudar o congestionamento em zonas urbanas, tendo sido observado que é possível diminuir o uso de horários de congestionamento na logística urbana.
id RCAP_49fab739e02e5db5e620a673f9aa7265
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbanaModelo de velocidadeEmissões de CO2Roteamento de veículosAlgoritmo genéticoGVRPSpeed modelCO2 emissionsVehicle routingGenetic algorithmO tema desta dissertação consiste em perceber o impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana. Para que esse estudo seja realizado é necessário incorporar o congestionamento num modelo de VRP de forma a avaliar o seu impacto na definição das rotas dos veículos. De modo a se proceder a este estudo, foi adotado um modelo de cálculo de emissões com a finalidade de diminuir as mesmas e, por consequência, diminuir a utilização dos horários de maior trânsito. De seguida, foi usada uma formulação de VRP em que fosse possível incorporar o modelo de cálculo de emissões. O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a implementação de um modelo de emissões em conjunto com uma formulação VRP leva a que seja possível estudar o congestionamento em zonas urbanas, tendo sido observado que é possível diminuir o uso de horários de congestionamento na logística urbana.The theme of this dissertation is to understand the impact of congestion on vehicle routing for urban logistics. For this study to be carried out it is necessary to incorporate congestion into a VRP model to assess its impact on the definition of vehicle routes. In order to carry out this study, a model for calculating emissions has been adopted with the aim of reducing emissions and thus reducing the use of peak traffic times. A VRP formulation was then used in which the emissions calculation model could be incorporated. The problem was formulated to be used as a MIP (Mixed integer programming) programme. It was concluded that the implementation of an emissions model in conjunction with a VRP formulation makes it possible to study congestion in urban areas, and it was observed that it is possible to reduce the use of congestion times in urban logistics.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Michael Emanuel Soares2021-02-15T18:13:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17003TID:202550680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:40.494571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
title O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
spellingShingle O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
Vieira, Michael Emanuel Soares
Modelo de velocidade
Emissões de CO2
Roteamento de veículos
Algoritmo genético
GVRP
Speed model
CO2 emissions
Vehicle routing
Genetic algorithm
title_short O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
title_full O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
title_fullStr O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
title_full_unstemmed O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
title_sort O impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana
author Vieira, Michael Emanuel Soares
author_facet Vieira, Michael Emanuel Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, António José Galrão
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Michael Emanuel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de velocidade
Emissões de CO2
Roteamento de veículos
Algoritmo genético
GVRP
Speed model
CO2 emissions
Vehicle routing
Genetic algorithm
topic Modelo de velocidade
Emissões de CO2
Roteamento de veículos
Algoritmo genético
GVRP
Speed model
CO2 emissions
Vehicle routing
Genetic algorithm
description O tema desta dissertação consiste em perceber o impacto do congestionamento no roteamento de veículos para a logística urbana. Para que esse estudo seja realizado é necessário incorporar o congestionamento num modelo de VRP de forma a avaliar o seu impacto na definição das rotas dos veículos. De modo a se proceder a este estudo, foi adotado um modelo de cálculo de emissões com a finalidade de diminuir as mesmas e, por consequência, diminuir a utilização dos horários de maior trânsito. De seguida, foi usada uma formulação de VRP em que fosse possível incorporar o modelo de cálculo de emissões. O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a implementação de um modelo de emissões em conjunto com uma formulação VRP leva a que seja possível estudar o congestionamento em zonas urbanas, tendo sido observado que é possível diminuir o uso de horários de congestionamento na logística urbana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-15T18:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17003
TID:202550680
url http://hdl.handle.net/10400.22/17003
identifier_str_mv TID:202550680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131457734574080