A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9875 |
Resumo: | A qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços. |
id |
RCAP_4a0651e47e85c67c81e59bdae3310baf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em MoçambiqueAvaliação da qualidadeEducação a distânciaElearningModelo SERVQUALQualidade de ensinoEnsino superiorEstudo de casosMoçambiqueDistance educationQuality of distance teachingSERVQUALDistance learning student's perceptionStudent's expectationsODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.Quality in higher education is an ever-increasing need as a way to provide graduates capable of satisfying the labor market in any country. The aim of this study is to analyze the quality of services of a distance learning institution in Mozambique from the point of view of the their students in order to identify gaps and improvement solutions for problem areas. The literary review focuses on the quality in distance higher education and student satisfaction. The methodology used was quantitative with a questionnaire adapted from the SERVQUAL model. The questionnaire was administered to a sample of the total ISCED student population comprising of students across the country distributed by 10 Resource Centers. The data was analyzed to establish the differences between student's expectations and perceptions on the modified SERVQUAL model. The results allowed us to identify the SERVQUAL dimensions where ISCED services gap is closer or deviates from student's expectations, thus identifying the areas that need improvement. The results obtained will be the shared with ISCED's administration with the aim of improvement the quality of services.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação /Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.Teixeira, AntónioRepositório AbertoChimuzu, António2020-07-21T13:49:13Z2020-04-222020-07-212020-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9875TID:202506169porChimuzu, António - A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning [Em linha]: o caso do ISCED em Moçambique. Lisboa: [s.n.], 2020. 122 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:32.523683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
title |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
spellingShingle |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique Chimuzu, António Avaliação da qualidade Educação a distância Elearning Modelo SERVQUAL Qualidade de ensino Ensino superior Estudo de casos Moçambique Distance education Quality of distance teaching SERVQUAL Distance learning student's perception Student's expectations ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
title_full |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
title_fullStr |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
title_full_unstemmed |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
title_sort |
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique |
author |
Chimuzu, António |
author_facet |
Chimuzu, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, António Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chimuzu, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade Educação a distância Elearning Modelo SERVQUAL Qualidade de ensino Ensino superior Estudo de casos Moçambique Distance education Quality of distance teaching SERVQUAL Distance learning student's perception Student's expectations ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Avaliação da qualidade Educação a distância Elearning Modelo SERVQUAL Qualidade de ensino Ensino superior Estudo de casos Moçambique Distance education Quality of distance teaching SERVQUAL Distance learning student's perception Student's expectations ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
A qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T13:49:13Z 2020-04-22 2020-07-21 2020-04-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9875 TID:202506169 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9875 |
identifier_str_mv |
TID:202506169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chimuzu, António - A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning [Em linha]: o caso do ISCED em Moçambique. Lisboa: [s.n.], 2020. 122 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135080299364352 |