A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chimuzu, António
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9875
Resumo: A qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.
id RCAP_4a0651e47e85c67c81e59bdae3310baf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em MoçambiqueAvaliação da qualidadeEducação a distânciaElearningModelo SERVQUALQualidade de ensinoEnsino superiorEstudo de casosMoçambiqueDistance educationQuality of distance teachingSERVQUALDistance learning student's perceptionStudent's expectationsODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.Quality in higher education is an ever-increasing need as a way to provide graduates capable of satisfying the labor market in any country. The aim of this study is to analyze the quality of services of a distance learning institution in Mozambique from the point of view of the their students in order to identify gaps and improvement solutions for problem areas. The literary review focuses on the quality in distance higher education and student satisfaction. The methodology used was quantitative with a questionnaire adapted from the SERVQUAL model. The questionnaire was administered to a sample of the total ISCED student population comprising of students across the country distributed by 10 Resource Centers. The data was analyzed to establish the differences between student's expectations and perceptions on the modified SERVQUAL model. The results allowed us to identify the SERVQUAL dimensions where ISCED services gap is closer or deviates from student's expectations, thus identifying the areas that need improvement. The results obtained will be the shared with ISCED's administration with the aim of improvement the quality of services.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação /Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal.Teixeira, AntónioRepositório AbertoChimuzu, António2020-07-21T13:49:13Z2020-04-222020-07-212020-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9875TID:202506169porChimuzu, António - A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning [Em linha]: o caso do ISCED em Moçambique. Lisboa: [s.n.], 2020. 122 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:32.523683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
title A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
spellingShingle A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
Chimuzu, António
Avaliação da qualidade
Educação a distância
Elearning
Modelo SERVQUAL
Qualidade de ensino
Ensino superior
Estudo de casos
Moçambique
Distance education
Quality of distance teaching
SERVQUAL
Distance learning student's perception
Student's expectations
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
title_full A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
title_fullStr A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
title_full_unstemmed A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
title_sort A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em Moçambique
author Chimuzu, António
author_facet Chimuzu, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Chimuzu, António
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da qualidade
Educação a distância
Elearning
Modelo SERVQUAL
Qualidade de ensino
Ensino superior
Estudo de casos
Moçambique
Distance education
Quality of distance teaching
SERVQUAL
Distance learning student's perception
Student's expectations
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Avaliação da qualidade
Educação a distância
Elearning
Modelo SERVQUAL
Qualidade de ensino
Ensino superior
Estudo de casos
Moçambique
Distance education
Quality of distance teaching
SERVQUAL
Distance learning student's perception
Student's expectations
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T13:49:13Z
2020-04-22
2020-07-21
2020-04-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9875
TID:202506169
url http://hdl.handle.net/10400.2/9875
identifier_str_mv TID:202506169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chimuzu, António - A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning [Em linha]: o caso do ISCED em Moçambique. Lisboa: [s.n.], 2020. 122 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080299364352