Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Sandra Araújo Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9504
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
id RCAP_4a09d99514fef3633cfa5c52d5273b8f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básicoNarrativa AudiovisualTelevisãoCrianças e Desenhos animadosAudiovisual NarrativeTelevisionChildren and Cartoons659.3778.534.6372.4Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)Em diversos estudos efectuados, nomeadamente no de Bredorode Santos (1991), Sara Pereira (2002) e Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (1993), as crianças indicam os desenhos animados como a programação específica na qual costumam despender mais tempo de visionamento, quer durante a semana, quer ao fim-de-semana. Todavia, a partir da revisão da literatura, verificamos que as investigações sobre os desenhos animados não vão muito além do que tentar perceber quais são os favoritos das crianças, em que medida estas imitam comportamentos das personagens, de que forma a violência está presente e pode influenciar o comportamento das crianças. Este estudo tomou forma a partir desta lacuna relativamente a investigações mais aprofundadas sobre desenhos animados. Importa-nos conhecer os desenhos animados favoritos das crianças, mas é-nos igualmente relevante investigar quais os elementos audiovisuais que mais influenciam as preferências das crianças relativamente aos desenhos animados. Assim sendo, a presente dissertação incide sobre os desenhos animados e as suas componentes (focalização, argumento, enredo, diálogo, imagem, acção, espaço, tempo, música/som, campo/enquadramento, sequência/plano, personagens). O projecto partiu de um estudo de natureza qualitativa, investigando, através do estudo multicaso, as razões das preferências relativamente aos desenhos animados por parte de crianças do 3º e 4º anos de escolaridade de quatro turmas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima. A recolha de dados foi realizada, numa primeira fase, através de inquéritos efectuados às crianças das referidas turmas, no sentido de apurar qual o seu desenho animado favorito e, numa segunda fase, através de registos sob a forma gráfica e escrita e documentos videográficos e fotodigitais. Através da exploração dos dois desenhos animados mais vezes citados como favoritos, Kim Possible e Timon e Pumba, ambos da Disney, pudemos verificar as principais incidências destes nas crianças participantes.In several researches, mainly in one of Bredorode Santos (1991), Sara Pereira (2002) and Ana Maria Magalhães and Isabel Alçada (1993), children show cartoons as the specific programmes in wich they spend more time, not only during the week, but also on weekends. However, from the revision of the literature we could check that the researches about cartoons don’t go further from trying to understand wich are the children’s favorite cartoons, in which sense they imitate the character’s behaviour, in wich way the violence is present in children’s behaviour and can influence it. This study came from this gap relative to more deep researches about cartoons. It is our interest to know the children’s favorite cartoons, but it is equally relevant to investigate wich are the audiovisual elements that influence the children’s preferences relating to cartoons. In this sense, this dissertation accents its purpose in the cartoons and their components (focus; plot; argument; dialogue; image; action; space; time; music/ sound; field; sequence/ plan; characters). The project began from an investigation of qualitative nature, researching through the multicase study, the preferences and their reasons relating to cartoons, of children from the 3rd and 4th grades of four classes from the Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima. The data collection was made, in a first stage, through questionnaires made to children from these classes, in order to find their favourite cartoons and, in a second phase, through graphic and written registrations and videographic and photo digital documents. Exploring the two most quoted cartoons, Kim Possible and Timon and Pumba, both from Disney, we could observe the main effects from those on the participating children.Alvarenga, AmadeuUniversidade do MinhoMorais, Sandra Araújo Martins2008-10-302008-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:58.486806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
title Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
Morais, Sandra Araújo Martins
Narrativa Audiovisual
Televisão
Crianças e Desenhos animados
Audiovisual Narrative
Television
Children and Cartoons
659.3
778.534.6
372.4
title_short Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Os desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Morais, Sandra Araújo Martins
author_facet Morais, Sandra Araújo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarenga, Amadeu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Sandra Araújo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa Audiovisual
Televisão
Crianças e Desenhos animados
Audiovisual Narrative
Television
Children and Cartoons
659.3
778.534.6
372.4
topic Narrativa Audiovisual
Televisão
Crianças e Desenhos animados
Audiovisual Narrative
Television
Children and Cartoons
659.3
778.534.6
372.4
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
2008-10-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9504
url http://hdl.handle.net/1822/9504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132188289007616