Projecto empresa: financiamento wholesale & retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rias, João Paulo de Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6500
Resumo: O tema desta dissertação é a capacidade de leverage1 que a linha de negócio do financiamento de wholesale apresenta sobre a linha de negócio do financiamento de retalho. De facto, a opção estratégica de financiar a linha de negócio de wholesale, apesar da sua baixa rentabilidade direta e elevado investimento de capital, potencia a rentabilidade da linha de financiamento de retalho e como consequência a rentabilidade global do negócio da financeira. As sociedades contemporâneas experimentaram nas últimas décadas mudanças tão rápidas e profundas que alteraram a maior parte dos comportamentos. Como resposta, e, muitas vezes, antecipando e propiciando até essas transformações, a lógica dos mercados modificou-se tendo em vista a otimização dos lucros. O sector automóvel não ficou imune a este padrão e procurou as melhores soluções para aumentar as vendas. Como diz Lipovetsky, “nasceu uma nova modernidade: ela coincidiu com a ‘civilização do desejo’ que se formou ao longo da segunda metade do século XX. […] O sistema fordiano hiperconsumismo, assente na difusão de produtos estandardizados, deu lugar a uma economia de variedade e da reatividade em que, não só a qualidade, mas também o tempo, a inovação e a renovação dos produtos se tornaram critérios de competitividade das empresas. Em simultâneo, a distribuição, o marketing e a comunicação inventaram novos utensílios destinados a conquistar mercados.» (Lipovetsky, 2009: 7-8) A febre do consumo, o turboconsumismo, como o batizou o filósofo francês engendrou novas fórmulas para que as pessoas possam aceder a diferentes bens, recorrendo ao crédito. Como explorar criativamente essas modalidades para as financeiras do ramo automóvel é o tema do presente estudo.O meu propósito é o de aproveitar a experiência profissional e académica dos últimos anos e tratar os dados empíricos de forma a atingir conclusões que possam ser validadas pela comunidade académica e que propiciem elementos de debate para todos os que intervêm nesta área nos planos prático e teórico.
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