O etnógrafo e os meios de comunicação de massas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/928 |
Resumo: | Os meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”. |
id |
RCAP_4a1341c2a7d9cc844a884b007d4c0fc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massasO etnógrafo e os meios de comunicação de massasO etnógrafo e os meios de comunicação de massasO etnógrafo e os meios de comunicação de massasArtigo breveOs meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”.The mass media do not always provide the audience with complete information, because they transform facts in such a way as to make their reports spectacular. Thus serving the objectives of the journalist, the mass media do not serve those of the ethnographer. The latter has to assemble and bear in mind all the data about his/her area and subject of study, following all kinds of sources, including those offered by the mass media and academic works. This baggage constitutes only a starting point on the way to the final conclusion, and will be questioned during ethnographic observation. The ethnographer will have to separate generalisations and representations of the reality, interpreting and localising the original information. Considered as the “instant image”, this information is opposed to the task of the ethnographer who has to produce a complete “feature film”.Os meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”.The mass media do not always provide the audience with complete information, because they transform facts in such a way as to make their reports spectacular. Thus serving the objectives of the journalist, the mass media do not serve those of the ethnographer. The latter has to assemble and bear in mind all the data about his/her area and subject of study, following all kinds of sources, including those offered by the mass media and academic works. This baggage constitutes only a starting point on the way to the final conclusion, and will be questioned during ethnographic observation. The ethnographer will have to separate generalisations and representations of the reality, interpreting and localising the original information. Considered as the “instant image”, this information is opposed to the task of the ethnographer who has to produce a complete “feature film”.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/928por2182-29130873-819XMilla, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:19.898439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas O etnógrafo e os meios de comunicação de massas O etnógrafo e os meios de comunicação de massas O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
title |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
spellingShingle |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas Milla, Maria Artigo breve |
title_short |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
title_full |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
title_fullStr |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
title_full_unstemmed |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
title_sort |
O etnógrafo e os meios de comunicação de massas |
author |
Milla, Maria |
author_facet |
Milla, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milla, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo breve |
topic |
Artigo breve |
description |
Os meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/928 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2913 0873-819X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130468939988992 |