Aprendizagem intergeracional como estratégia educativa na Educação Artística: Um estudo de intervenção no 1.º Ciclo de Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2487 |
Resumo: | A presente investigação centrou-se na Área da Educação Artística - expressão plástica e teve como objetivo central analisar de que modo, numa estratégia intergeracional, os jogos tradicionais podem ser desenvolvidos numa perspetiva formativa, lúdica e culturalmente relevante. Para este fim, foi levado a cabo um projeto de intervenção designado por PlayAge que visou promover uma aprendizagem intergeracional sobre os jogos tradicionais através da realização de um conjunto de atividades baseadas na construção de jogos tradicionais no contexto escolar e familiar com os avós. Na primeira fase do estudo, em que se pretendeu conhecer a perceção e a vivência das crianças do 1.º CEB e respetivos avós sobre os jogos tradicionais, foram envolvidos 36 alunos de duas turmas do 3º e 4º ano de escolaridade de um Centro Educativo de Ponte de Lima, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Na segunda fase do estudo, apenas 20 crianças da turma do 4º ano de escolaridade e os respetivos avós participaram no projeto PlayAge. Para avaliar o impacto/benefícios do projeto de intervenção, optou-se por um estudo de natureza qualitativa recorrendo a várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente o inquérito por questionário, notas de campo, análise documental (composição das crianças e reflexões escritas da professora titular e uma entrevista semiestruturada aos avós. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de tratamento de dados. Os resultados apontam para que o projeto PlayAge teve um impacto positivo em ambas as gerações, e os seus benefícios foram notórios a vários níveis nomeadamente, no desenvolvimento das aprendizagens essenciais nas artes visuais e em outras áreas do saber, na motivação/envolvimento das crianças para atividades de expressão plástica, na promoção da proximidade e interação geracional, transferência geracional, bem como na valorização do jogo tradicional. |
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Aprendizagem intergeracional como estratégia educativa na Educação Artística: Um estudo de intervenção no 1.º Ciclo de Ensino BásicoEducação artísticaJogos tradicionaisIntergeracionalidadeArtistic educationTradicional gamesIntergenerationalityA presente investigação centrou-se na Área da Educação Artística - expressão plástica e teve como objetivo central analisar de que modo, numa estratégia intergeracional, os jogos tradicionais podem ser desenvolvidos numa perspetiva formativa, lúdica e culturalmente relevante. Para este fim, foi levado a cabo um projeto de intervenção designado por PlayAge que visou promover uma aprendizagem intergeracional sobre os jogos tradicionais através da realização de um conjunto de atividades baseadas na construção de jogos tradicionais no contexto escolar e familiar com os avós. Na primeira fase do estudo, em que se pretendeu conhecer a perceção e a vivência das crianças do 1.º CEB e respetivos avós sobre os jogos tradicionais, foram envolvidos 36 alunos de duas turmas do 3º e 4º ano de escolaridade de um Centro Educativo de Ponte de Lima, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Na segunda fase do estudo, apenas 20 crianças da turma do 4º ano de escolaridade e os respetivos avós participaram no projeto PlayAge. Para avaliar o impacto/benefícios do projeto de intervenção, optou-se por um estudo de natureza qualitativa recorrendo a várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente o inquérito por questionário, notas de campo, análise documental (composição das crianças e reflexões escritas da professora titular e uma entrevista semiestruturada aos avós. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de tratamento de dados. Os resultados apontam para que o projeto PlayAge teve um impacto positivo em ambas as gerações, e os seus benefícios foram notórios a vários níveis nomeadamente, no desenvolvimento das aprendizagens essenciais nas artes visuais e em outras áreas do saber, na motivação/envolvimento das crianças para atividades de expressão plástica, na promoção da proximidade e interação geracional, transferência geracional, bem como na valorização do jogo tradicional.The present investigation focused on the Artistic Education Area - plastic expression and had as central objective to analyze how, in an intergenerational strategy, traditional games can be developed in a formative, playful and culturally relevant perspective. For this, an intervention project called PlayAge was carried out, which aimed to promote intergenerational learning about traditional games by carrying out a set of activities based on the construction of traditional games in the school and family context with grandparents. In the first step of the study, in which it was intended to get to know the perception and experience of the children of the Primary School and their grandparents about traditional games, 36 students from two classes of the 3rd and 4th year of schooling of an Educational Center of Ponte de Lima, aged between 8 and 10 years. In the second step of the study, only 20 children in the 4th grade class and their grandparents participated in the PlayAge project. To assess the impact / benefits of the intervention project, a qualitative study was chosen using various data collection techniques, namely the questionnaire survey, field notes, document analysis (children's composition and the teacher's written reflections) and a semi-structured interview with grandparents. Content analysis was used as a data processing technique. The results indicate that the PlayAge project had a positive impact on both generations, and its benefits were notorious at various levels, namely development of essential learning in the visual arts and other areas of knowledge, in the motivation / involvement of children in activities of plastic expression, in the promotion of proximity and generational interaction, generational transfer, as well as in the valorization of the traditional game.2021-02-03T16:35:29Z2020-12-29T00:00:00Z2020-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2487TID:202584470porLisboeta, Conceição Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.616460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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