Aprendizagem intergeracional como estratégia educativa na Educação Artística: Um estudo de intervenção no 1.º Ciclo de Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboeta, Conceição Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2487
Resumo: A presente investigação centrou-se na Área da Educação Artística - expressão plástica e teve como objetivo central analisar de que modo, numa estratégia intergeracional, os jogos tradicionais podem ser desenvolvidos numa perspetiva formativa, lúdica e culturalmente relevante. Para este fim, foi levado a cabo um projeto de intervenção designado por PlayAge que visou promover uma aprendizagem intergeracional sobre os jogos tradicionais através da realização de um conjunto de atividades baseadas na construção de jogos tradicionais no contexto escolar e familiar com os avós. Na primeira fase do estudo, em que se pretendeu conhecer a perceção e a vivência das crianças do 1.º CEB e respetivos avós sobre os jogos tradicionais, foram envolvidos 36 alunos de duas turmas do 3º e 4º ano de escolaridade de um Centro Educativo de Ponte de Lima, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Na segunda fase do estudo, apenas 20 crianças da turma do 4º ano de escolaridade e os respetivos avós participaram no projeto PlayAge. Para avaliar o impacto/benefícios do projeto de intervenção, optou-se por um estudo de natureza qualitativa recorrendo a várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente o inquérito por questionário, notas de campo, análise documental (composição das crianças e reflexões escritas da professora titular e uma entrevista semiestruturada aos avós. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de tratamento de dados. Os resultados apontam para que o projeto PlayAge teve um impacto positivo em ambas as gerações, e os seus benefícios foram notórios a vários níveis nomeadamente, no desenvolvimento das aprendizagens essenciais nas artes visuais e em outras áreas do saber, na motivação/envolvimento das crianças para atividades de expressão plástica, na promoção da proximidade e interação geracional, transferência geracional, bem como na valorização do jogo tradicional.
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