Um universo paralelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/4395 |
Resumo: | Relatório de Estágio e projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil. |
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Um universo paraleloDesignModaCalçadoConfortoGlamourcountryFashionShoesComfortDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio e projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular, concretizado numa empresa de consultoria em calçado designada Glamourcountry, Lda. No decurso da exposição, serão enumerados diversos aspetos relacionados com o trabalho de consultoria em escritório, o design propriamente dito, o calçado, aspetos mais importantes a ter em conta no processo de fabricação e o trabalho da empresa Glamourcountry. É essencial compreender a origem do calçado e a sua evolução, tanto na parte do conforto como no seu design e conceção, para que este possa ser produzido conforme as necessidades do mercado. Por estes motivos, será feita uma pequena introdução sobre o desenvolvimento do calçado ao longo do tempo, dando ênfase aos aspetos de design e conforto (psicológico e ergonómico). Uma empresa de consultoria deverá ter sempre em atenção todos os pormenores pedidos pelos clientes, para que possa produzir produtos de qualidade e que acima de tudo corresponda às necessidades. Embora a empresa Glamourcountry não possua uma coleção própria, serão apresentados alguns trabalhos que foram efetuados a pedido de marcas, clientes e futuros clientes da empresa (orçamentos para execução). No que diz respeito ao calçado português, verifica-se uma tendência de crescimento marcante, com registos não só a nível nacional mas também num plano internacional, como se revela notório através da procura, por parte de marcas estrangeiras, pela produção portuguesa. No decurso do relatório será retratado o desenvolvimento de uma coleção realizada ao longo do estágio, assim como a realização de trabalhos para a empresa e para os seus clientes, que integram as áreas de comunicação, imagem, gestão de produto, design e consultoria. Tomando como premissa a questão, “ É possível desenvolver coleções de calçado, colocando em prática diferentes técnicas de produção?”, o método utilizado aplica-se numa metodologia ativa, sendo esta adquirida através de investigação. Esta metodologia funciona como forma de conhecer as preferências do público face ao mercado do calçado, facilitando o desenvolvimento da coleção assim como a perceção das necessidades do utilizador. Este relatório apresenta-se referenciado com a formatação da APA Sixth.Abstract: This report comes under the traineeship, embodied in the consulting firm Glamourcountry footwear, Lda. During exposure, several aspects related to consulting, design, shoes, important aspects in the fabrication process and the work done in Glamourcountry will be detailed. It is essential to understand the origin of the footwear and its evolution, like comfort, design and conception, so that it can be produced according to market needs. For these reasons, there will be a short introduction on the development of the shoe over time, emphasizing the aspects of design and comfort (psychological and ergonomic). A consulting firm should always be aware of all the details requested by customers, so it can produce quality products that matches all the client needs. Although the company does not own a collection, some works that have been performed at the request of brands, customers and future customers will be presented. Regarding the Portuguese footwear, there’s a growing trend not only by local but also by international companies, noted by the demand of foreign brands for the Portuguese production. The development of a shoes collection that was manufactured during the internship will be presented, as also other work done for the company and its clients. Taking as a premise the question: “It’s possible to develop a shoe collection using different production techniques?”, the used method applies an active methodology, which was acquired through research. This methodology works, as a way to find people’s preferences, easing the collection development and meeting client needs.Fernandes, Ana Margarida PiresRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGouveia, Joana Isabel Vieira2016-04-19T15:09:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4395TID:201134365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:43:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:20.138590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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