Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028 |
Resumo: | Este trabalho insere-se no grupo de pesquisa Discurso e Gênero, do CNPq – Brasil, e estuda o modo como a mídia tem retratado o gênero masculino, haja vista sua significativa influência na aquisição de hábitos e costumes pelos leitores. Os textos que os meios de comunicação produzem tornam-se formadores de opinião e ditam regras a serem seguidas por grande parte da população, criando a necessidade de que se faça uma leitura crítica de sua produção no mundo contemporâneo. O corpus de investigação da pesquisa é constituído de reportagens de revistas brasileiras de circulação nacional na atualidade. |
id |
RCAP_4a285a21d2099f3aaff2b4eab179c554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/16028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileiraEste trabalho insere-se no grupo de pesquisa Discurso e Gênero, do CNPq – Brasil, e estuda o modo como a mídia tem retratado o gênero masculino, haja vista sua significativa influência na aquisição de hábitos e costumes pelos leitores. Os textos que os meios de comunicação produzem tornam-se formadores de opinião e ditam regras a serem seguidas por grande parte da população, criando a necessidade de que se faça uma leitura crítica de sua produção no mundo contemporâneo. O corpus de investigação da pesquisa é constituído de reportagens de revistas brasileiras de circulação nacional na atualidade.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16028https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16028/11264Ghilardi-Lucena, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:05Zoai:proa.ua.pt:article/16028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:02.092951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
title |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
spellingShingle |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira Ghilardi-Lucena, Maria Inês |
title_short |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
title_full |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
title_fullStr |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
title_full_unstemmed |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
title_sort |
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira |
author |
Ghilardi-Lucena, Maria Inês |
author_facet |
Ghilardi-Lucena, Maria Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghilardi-Lucena, Maria Inês |
description |
Este trabalho insere-se no grupo de pesquisa Discurso e Gênero, do CNPq – Brasil, e estuda o modo como a mídia tem retratado o gênero masculino, haja vista sua significativa influência na aquisição de hábitos e costumes pelos leitores. Os textos que os meios de comunicação produzem tornam-se formadores de opinião e ditam regras a serem seguidas por grande parte da população, criando a necessidade de que se faça uma leitura crítica de sua produção no mundo contemporâneo. O corpus de investigação da pesquisa é constituído de reportagens de revistas brasileiras de circulação nacional na atualidade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028 https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028 |
url |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16028 https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16028/11264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1018-1025 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131678758666240 |