A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jelson Paulo Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/141007
Resumo: Esta dissertação é uma reflexão sobre a importância do filme Casa de Lava no cinema de Pedro Costa. A partir deste filme que leva o realizador a Cabo Verde, pretendo analisar a ligação do cineasta Português com a antiga colonia de Portugal. Com Casa de Lava, podemos dizer que Costa deu início a um percurso promissor. Vários são os rastos e rastilhos que este filme deixou e/ou deixaria nos seus filmes, rastilhos que ainda hoje são bem presentes nos seus filmes. Partindo da narrativa de Casa de Lava, procurarei analisar as narrativas dos filmes que surgiram através dessa ligação, a Trilogia das Fontainhas composta pelos filmes, Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000), e Juventude em Marcha (2006), assim como os filmes Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019). Esta dissertação tem, portanto, o propósito de começar por fazer uma espécie de viagem à origem dessa ligação com Cabo Verde, perceber como é que a partir da Casa de Lava, Pedro Costa encontra o seu lugar no cinema, descobrindo o seu universo cinematográfico, e vai colher os frutos desse casamento perfeito entre Pedro Costa e Cabo Verde.
id RCAP_4a2ef6da68d0a81b81ea2fc4b96efb3d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/141007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro CostaPedro CostaCasa de LavaTrilogia das FontainhasCartaNarrativaPaisagemAutorismoCabo VerdeFontainhasTrilogyLetterNarrativeLandscapeAuthorismCape VerdeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação é uma reflexão sobre a importância do filme Casa de Lava no cinema de Pedro Costa. A partir deste filme que leva o realizador a Cabo Verde, pretendo analisar a ligação do cineasta Português com a antiga colonia de Portugal. Com Casa de Lava, podemos dizer que Costa deu início a um percurso promissor. Vários são os rastos e rastilhos que este filme deixou e/ou deixaria nos seus filmes, rastilhos que ainda hoje são bem presentes nos seus filmes. Partindo da narrativa de Casa de Lava, procurarei analisar as narrativas dos filmes que surgiram através dessa ligação, a Trilogia das Fontainhas composta pelos filmes, Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000), e Juventude em Marcha (2006), assim como os filmes Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019). Esta dissertação tem, portanto, o propósito de começar por fazer uma espécie de viagem à origem dessa ligação com Cabo Verde, perceber como é que a partir da Casa de Lava, Pedro Costa encontra o seu lugar no cinema, descobrindo o seu universo cinematográfico, e vai colher os frutos desse casamento perfeito entre Pedro Costa e Cabo Verde.This dissertation is a reflection on the importance of the film Casa de Lava in Pedro Costa's cinema. From this film that takes the director to Cape Verde, we intend to analyze the connection between the Portuguese filmmaker and the former colony of Portugal. With Casa de Lava Costa he began a promising journey, there are several traces and traces that this film left and/or would leave in Pedro Costa's films, traces that are still very present in his films today. Starting from the narrative of Casa de Lava, we will seek to analyze the narratives of the films that emerged through this connection, the Fontainhas trilogy composed of the films Ossos 1997, No Quarto da Vanda 2000, and Juventude em Marcha 2006, as well as the films Cavalo Dinheiro 2014 and Vitalina Varela 2019. This dissertation has, therefore, the purpose of starting a kind of journey to the origin of this connection, understanding how from Casa de Lava Pedro Costa finds its place in cinema, discovering its cinematographic genre, and the fruits of this mating perfect between Pedro Costa and Cape Verde.Mendonça, Luís Guilherme Jordão deRUNSilva, Jelson Paulo Fernandes da2022-05-112022-01-122025-05-11T00:00:00Z2022-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141007TID:203019431porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:18:18Zoai:run.unl.pt:10362/141007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:53.527943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
title A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
spellingShingle A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
Silva, Jelson Paulo Fernandes da
Pedro Costa
Casa de Lava
Trilogia das Fontainhas
Carta
Narrativa
Paisagem
Autorismo
Cabo Verde
Fontainhas
Trilogy
Letter
Narrative
Landscape
Authorism
Cape Verde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
title_full A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
title_fullStr A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
title_full_unstemmed A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
title_sort A Ligação Cabo Verde-Fontainhas: A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
author Silva, Jelson Paulo Fernandes da
author_facet Silva, Jelson Paulo Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Luís Guilherme Jordão de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jelson Paulo Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedro Costa
Casa de Lava
Trilogia das Fontainhas
Carta
Narrativa
Paisagem
Autorismo
Cabo Verde
Fontainhas
Trilogy
Letter
Narrative
Landscape
Authorism
Cape Verde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Pedro Costa
Casa de Lava
Trilogia das Fontainhas
Carta
Narrativa
Paisagem
Autorismo
Cabo Verde
Fontainhas
Trilogy
Letter
Narrative
Landscape
Authorism
Cape Verde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Esta dissertação é uma reflexão sobre a importância do filme Casa de Lava no cinema de Pedro Costa. A partir deste filme que leva o realizador a Cabo Verde, pretendo analisar a ligação do cineasta Português com a antiga colonia de Portugal. Com Casa de Lava, podemos dizer que Costa deu início a um percurso promissor. Vários são os rastos e rastilhos que este filme deixou e/ou deixaria nos seus filmes, rastilhos que ainda hoje são bem presentes nos seus filmes. Partindo da narrativa de Casa de Lava, procurarei analisar as narrativas dos filmes que surgiram através dessa ligação, a Trilogia das Fontainhas composta pelos filmes, Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000), e Juventude em Marcha (2006), assim como os filmes Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019). Esta dissertação tem, portanto, o propósito de começar por fazer uma espécie de viagem à origem dessa ligação com Cabo Verde, perceber como é que a partir da Casa de Lava, Pedro Costa encontra o seu lugar no cinema, descobrindo o seu universo cinematográfico, e vai colher os frutos desse casamento perfeito entre Pedro Costa e Cabo Verde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
2022-01-12
2022-05-11T00:00:00Z
2025-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/141007
TID:203019431
url http://hdl.handle.net/10362/141007
identifier_str_mv TID:203019431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138096546054144