Contributo da literatura infanto-juvenil para a formação ética da criança: casos de Andersen, Aquilino Ribeiro e António Mota
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2113 |
Resumo: | O presente trabalho consubstancia-se na problemática do contributo da literatura infantil na formação ética da criança e do jovem, pretendendo explorar as potencialidades da mesma neste âmbito. Dirigimos a nossa atenção aos benefícios da leitura de obras literárias infanto-juvenis na formação integral da criança, não só em relação à construção e enriquecimento da língua materna, mas também no que respeita a questões éticas, como o sentido de cooperação e de inter-ajuda, uma vez que a criança pode identificar-se com as várias personagens que interagem em contextos diferentes e que têm personalidades diferentes. A partir de uma análise axiológica comparativa de três obras infanto-juvenis,“A Rapariguinha dos Fósforos”, de Hans Christian Andersen (1842), Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro (1924) e A Casa das Bengalas, de António Mota (1995) insertas nas recomendações do Plano Nacional de leitura para o 2º ciclo do Ensino Básico, pretendemos provar que as histórias, pertencendo a móbeis ideológicos de épocas diferentes, encerram valores morais de diferentes modos, contribuindo, independentemente da época, para o desenvolvimento emocional e moral das crianças e jovens e para a sua formação ética. Este estudo axiológico foi testado em contexto de sala de aula, tendo nós, por conseguinte, adoptado vias pedagógica - didácticas conducentes à conclusão do nosso estudo. |
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Contributo da literatura infanto-juvenil para a formação ética da criança: casos de Andersen, Aquilino Ribeiro e António MotaValores éticos e moraisLiteratura infanto-juvenilO presente trabalho consubstancia-se na problemática do contributo da literatura infantil na formação ética da criança e do jovem, pretendendo explorar as potencialidades da mesma neste âmbito. Dirigimos a nossa atenção aos benefícios da leitura de obras literárias infanto-juvenis na formação integral da criança, não só em relação à construção e enriquecimento da língua materna, mas também no que respeita a questões éticas, como o sentido de cooperação e de inter-ajuda, uma vez que a criança pode identificar-se com as várias personagens que interagem em contextos diferentes e que têm personalidades diferentes. A partir de uma análise axiológica comparativa de três obras infanto-juvenis,“A Rapariguinha dos Fósforos”, de Hans Christian Andersen (1842), Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro (1924) e A Casa das Bengalas, de António Mota (1995) insertas nas recomendações do Plano Nacional de leitura para o 2º ciclo do Ensino Básico, pretendemos provar que as histórias, pertencendo a móbeis ideológicos de épocas diferentes, encerram valores morais de diferentes modos, contribuindo, independentemente da época, para o desenvolvimento emocional e moral das crianças e jovens e para a sua formação ética. Este estudo axiológico foi testado em contexto de sala de aula, tendo nós, por conseguinte, adoptado vias pedagógica - didácticas conducentes à conclusão do nosso estudo.This work relies on the problematic issue of the contribution of children‟s literature in the ethical formation of children and youth, intending to exploit its potential in this area. We direct our attention to the benefits of reading children‟s literature, which we consider to contribute to the personality development, not only in relation to the construction and enrichment of the mother tongue, but also with regard to ethical issues, such as a sense of cooperation and inter-help, since the child can identify with the various characters who interact in different contexts and have different personalities. From a comparative axiological analysis of three literary works for children and teenagers,” A Rapariguinha dos Fósforos”, by Hans Christian Andersen, A Casa das Bengalas, by António Mota (1995) and the Romance da Raposa, by Aquilino Ribeiro (1924) inserts on the recommendations of the National Reading Plan for the 2nd cycle of basic education, we intend to prove that the stories belonging to the ideological reasons of different ages contain moral values in different way, which contribute, regardless of the time, for emotional and moral development of children and young people and for their ethical formation. This axiological study was tested in the context of the classroom, and we have, therefore, adopted pedagogical-didactic means conducive to the realization of our study.Universidade da Beira InteriorVieira, Cristina Maria da CostauBibliorumCorreia, Maria da Conceição Fonseca dos Anjos2014-07-25T14:16:22Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.205757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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