Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Patrícia Pereira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pontes,Cleide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010
Resumo: O número de mães que optam pelo leite artificial é crescente. Portanto, para modificar esta situação, estratégias centradas no aspecto educativo e formadoras de opiniões precisam ser desenvolvidas. Assim, este estudo descritivo, exploratório, qualitativo objetivou compreender os significados das ações educativas de Enfermagem para as nutrizes e familiares atendidos no ambulatório de amamentação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE, Brasil. Entrevistas semiestruturadas, conduzidas por duas questões norteadoras, foram realizadas com onze nutrizes e onze familiares do referido ambulatório. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e interpretadas à luz dos constructos de Paulo Freire: diálogo, problematização e humanização. Desta análise emergiram quatro temas: experiência exitosa envolvida pelo acolhimento e cuidado; aprendizagem familiar; empoderamento do conhecimento para amamentar; e orientações centradas em metodologias ativas. As ações de enfermagem, dialógicas, problematizadoras e humanísticas significaram para os participantes deste estudo produção e apreensão do conhecimento, cuidado, apoio e respeito aos saberes, proporcionando uma prática da amamentação tranquila envolvida pela facilidade de amamentar.
id RCAP_4a58a264c042ad3dcea68fa43f7ee40f
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832012000300010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiareseducação em saúdealeitamento maternofamíliaenfermagemO número de mães que optam pelo leite artificial é crescente. Portanto, para modificar esta situação, estratégias centradas no aspecto educativo e formadoras de opiniões precisam ser desenvolvidas. Assim, este estudo descritivo, exploratório, qualitativo objetivou compreender os significados das ações educativas de Enfermagem para as nutrizes e familiares atendidos no ambulatório de amamentação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE, Brasil. Entrevistas semiestruturadas, conduzidas por duas questões norteadoras, foram realizadas com onze nutrizes e onze familiares do referido ambulatório. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e interpretadas à luz dos constructos de Paulo Freire: diálogo, problematização e humanização. Desta análise emergiram quatro temas: experiência exitosa envolvida pelo acolhimento e cuidado; aprendizagem familiar; empoderamento do conhecimento para amamentar; e orientações centradas em metodologias ativas. As ações de enfermagem, dialógicas, problematizadoras e humanísticas significaram para os participantes deste estudo produção e apreensão do conhecimento, cuidado, apoio e respeito aos saberes, proporcionando uma prática da amamentação tranquila envolvida pela facilidade de amamentar.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.8 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010Queiroz,Patrícia Pereira dePontes,Cleide Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:24Zoai:scielo:S0874-02832012000300010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:08.609627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
title Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
spellingShingle Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
Queiroz,Patrícia Pereira de
educação em saúde
aleitamento materno
família
enfermagem
title_short Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
title_full Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
title_fullStr Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
title_full_unstemmed Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
title_sort Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
author Queiroz,Patrícia Pereira de
author_facet Queiroz,Patrícia Pereira de
Pontes,Cleide Maria
author_role author
author2 Pontes,Cleide Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Patrícia Pereira de
Pontes,Cleide Maria
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
aleitamento materno
família
enfermagem
topic educação em saúde
aleitamento materno
família
enfermagem
description O número de mães que optam pelo leite artificial é crescente. Portanto, para modificar esta situação, estratégias centradas no aspecto educativo e formadoras de opiniões precisam ser desenvolvidas. Assim, este estudo descritivo, exploratório, qualitativo objetivou compreender os significados das ações educativas de Enfermagem para as nutrizes e familiares atendidos no ambulatório de amamentação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE, Brasil. Entrevistas semiestruturadas, conduzidas por duas questões norteadoras, foram realizadas com onze nutrizes e onze familiares do referido ambulatório. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e interpretadas à luz dos constructos de Paulo Freire: diálogo, problematização e humanização. Desta análise emergiram quatro temas: experiência exitosa envolvida pelo acolhimento e cuidado; aprendizagem familiar; empoderamento do conhecimento para amamentar; e orientações centradas em metodologias ativas. As ações de enfermagem, dialógicas, problematizadoras e humanísticas significaram para os participantes deste estudo produção e apreensão do conhecimento, cuidado, apoio e respeito aos saberes, proporcionando uma prática da amamentação tranquila envolvida pela facilidade de amamentar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.8 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137312726056960