Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sofia Lopes de Araújo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89110
Resumo: Relatório de projeto de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
id RCAP_4a5d744c6a5e93b3cd891c0d57bf2001
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”Using educational and narrative games as a support for studying a foreign language – design and implementation of an original prototype “Spellingtons”Aprendizagem baseada em jogosInglês como língua estrangeiraJogos educativosJogos sériosTradução jurídicaEducational gamesEnglish as a foreign languageGame-based learningLegal translationSerious gamesHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de projeto de mestrado em Tradução e Comunicação MultilingueServe o presente relatório para expor e analisar o projeto desenvolvido em contexto de estágio curricular na empresa Ginásios da Educação Da Vinci, em Braga, no âmbito do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue da Universidade do Minho. Atendendo à crescente incorporação de recursos digitais e lúdicos no ensino de inglês como língua estrangeira, o projeto desenvolvido materializa-se num protótipo de jogo educativo narrativo, idealizado em Godot Engine. Este protótipo foi implementado em turmas de inglês de iniciação e intermédio (A1, A2, e B1, B2 respetivamente), em preparação de Cambridge, a partir das quais foi possível apurar a eficácia do projeto na motivação e envolvimento dos alunos com os conteúdos didáticos. O relatório divide-se entre uma primeira parte teórica (capítulos I e II), que explora a literatura no desenho e aplicação de jogos sérios e educativos no ensino, e uma segunda parte, prática, expositiva e reflexiva (capítulos III e IV), onde se regista toda a atividade desenvolvida em contexto de estágio, nomeadamente o processo de criação e implementação do protótipo de jogo, bem como a análise da vertente de tradução em meio empresarial, também contemplada pelo estágio.The purpose of this report is to present and analyse the project developed as part of the curricular internship at Ginásios da Educação Da Vinci, in Braga, as an integral part of the master’s degree in Translation and Multilingual Communication at the University of Minho. Given the growing incorporation of digital and playful resources in the teaching of English as a foreign language, we developed a prototype of an educational and narrative game, designed in Godot Engine. This prototype was implemented in English classes of beginner and intermediate levels (A1, A2, and B1, B2, respectively), in Cambridge preparation, from which it was possible to ascertain the effectiveness of the project in enhancing student motivation and engagement with the didactic content. The report is divided into a theoretical first part (chapters I and II), which explores the literature in the field of serious and educational game design and application in teaching, and a practical, expository, and reflective second part (chapters III and IV), which records all the activity accomplished in the context of the internship, namely the creation and implementation process of the game prototype, as well as the analysis of the translation aspect of the internship.Ferreira-Alves, FernandoUniversidade do MinhoMagalhães, Sofia Lopes de Araújo2024-02-222024-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89110por203537378info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:19:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:42.351791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
Using educational and narrative games as a support for studying a foreign language – design and implementation of an original prototype “Spellingtons”
title Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
spellingShingle Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
Magalhães, Sofia Lopes de Araújo
Aprendizagem baseada em jogos
Inglês como língua estrangeira
Jogos educativos
Jogos sérios
Tradução jurídica
Educational games
English as a foreign language
Game-based learning
Legal translation
Serious games
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
title_full Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
title_fullStr Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
title_full_unstemmed Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
title_sort Utilização de jogos educativos e narrativos para o acompanhamento do estudo de línguas estrangeiras – desenho e implementação de um protótipo original “Spellingtons”
author Magalhães, Sofia Lopes de Araújo
author_facet Magalhães, Sofia Lopes de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira-Alves, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sofia Lopes de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em jogos
Inglês como língua estrangeira
Jogos educativos
Jogos sérios
Tradução jurídica
Educational games
English as a foreign language
Game-based learning
Legal translation
Serious games
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Aprendizagem baseada em jogos
Inglês como língua estrangeira
Jogos educativos
Jogos sérios
Tradução jurídica
Educational games
English as a foreign language
Game-based learning
Legal translation
Serious games
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Relatório de projeto de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-22
2024-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89110
url https://hdl.handle.net/1822/89110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203537378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137767354007552