Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Leonardo Andrés Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34704
Resumo: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
id RCAP_4a7038ed8010e0bde8cc3328a2db4b4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveisAcessibilidade móvelTutoriais em contexto interativosCrowdsourcingSmartphoneAndroidTeses de mestrado - 2018Departamento de InformáticaTese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Assistimos a uma evolução dos dispositivos móveis com teclas físicas para equipamentos com um grande ecrã tátil. Esta evolução trouxe algumas dificuldades para as pessoas cegas, tornando o manuseamento deste tipo de equipamentos uma tarefa muito complexa e por sua vez tenham de recorrer a amigos e familiares para os auxiliarem em algumas tarefas. Perante este problema, nós apresentamos o Alfroid um sistema de tutoriais em contexto não visuais para suporte na adoção e uso de um smartphone. O processo de criação de tutoriais é efetuado por demonstração. Posteriormente, é possível partilhar o tutorial criado de forma a poder contribuir para que outros utilizadores possam usufruir deste. Para a reprodução dos tutoriais, existe um botão sempre presente no topo do ecrã, que uma vez clicado lista todos os tutoriais que passam pelo ecrã presente. Quando selecionado um tutorial, em cada passo, é fornecido uma descrição/dica do passo a realizar. De forma a fornecer um nível de ajuda adicional, implementamos a sonificação este fornece um feedback auditivo composto por 2 toques e quanto mais próximos estes estiverem significa que o utilizador está a aproximar do objetivo. Apresentamos um primeiro estudo sobre o processo de criação de tutoriais em contexto não visuais por participantes cegos e normovisuais, identificando as diferenças entre as instruções fornecidas. As instruções fornecidas pelos participantes normovisuais eram mais concisas, tinham menos e, às vezes, enganavam com a informação do objetivo devido às dificuldades na conversão da referência visual a descrições precisas. Por fim, no segundo estudo realizado em que 11 participantes cegos seguiram os tutoriais criados no primeiro estudo verificámos que o Alfroid enriqueceu cada tutorial com o anúncio do elemento alvo. Contudo, não houve diferenças na sua eficácia dos tutoriais entre os diferentes grupos. Os participantes obtiveram uma baixa taxa de sucesso (36%), com os principais motivos para a falha foram o desvio do caminho do tutorial e não conseguirem encontrar o objetivo no ecrã.In the last decade we have witness an evolution of mobile devices shifting from physical keys to the equipment’s with a large touchscreen. This change created additional difficulties for blind people. Interacting with touchscreens with no bezel or any other tactile feedback can be very difficult for people that have grown accustomed to rely on physical keys. This leads to blind people having to rely on friends and family to perform some of the tasks that they want. To address this issue, we present Alfroid, a system that enables the authoring and playthrough of in context smartphone tutorials. To create tutorials users simply must perform a demonstration of the required steps while explaining the process. Afterwards it is possible to share the tutorial created so other users can have access to it as well. To see a list of all the tutorials users can rely on a button that is always available on the top of the screen. When a tutorial is chosen, users are guided step by step and in each the description/tip recorded during the authoring process is announced to the user as well as the target element. To improve the quality of assistance, we implemented a sonification technique that provide auditory feedback composed by two intermittent sounds when an element is focused; the shorter the duration between sounds is the closer they are to their target. We present the first study on the authoring process of in-context tutorials for blind people created by both sighted and blind people. In this study we identify the differences between the given instructions of both groups. We found the instructions given by sighted participants were concise, had less details and sometimes had deceiving information. Sighted participants had difficulties in converting visual reference to accurate target descriptions (e.g. green arrow instead of confirm option). Lastly, on the second study we exposed eleven blind participants to the tutorials created. In this study we were able to assess how effective were the tutorials created using Alfroid and how the different instructions provided affected the participants ability to follow through. Surprisingly, we found no significant different between the effectiveness of tutorials created by blind and sighted people. The participants had a low success rate (36%). The main issue identified was participants often deviated from, the tutorial path and were unable to recover even with the additional assistances and alerts provided by Alfroid.Guerreiro, Tiago João VieiraRodrigues, André Filipe Pereira, 1991-Repositório da Universidade de LisboaCamacho, Leonardo Andrés Coelho2018-08-30T10:15:06Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34704TID:201988720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:22.226337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
title Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
spellingShingle Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
Camacho, Leonardo Andrés Coelho
Acessibilidade móvel
Tutoriais em contexto interativos
Crowdsourcing
Smartphone
Android
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
title_short Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
title_full Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
title_fullStr Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
title_full_unstemmed Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
title_sort Criação e reprodução de tutoriais em contexto para melhoria da acessibilidade de dispositivos móveis
author Camacho, Leonardo Andrés Coelho
author_facet Camacho, Leonardo Andrés Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Tiago João Vieira
Rodrigues, André Filipe Pereira, 1991-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Leonardo Andrés Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade móvel
Tutoriais em contexto interativos
Crowdsourcing
Smartphone
Android
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
topic Acessibilidade móvel
Tutoriais em contexto interativos
Crowdsourcing
Smartphone
Android
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
description Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30T10:15:06Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34704
TID:201988720
url http://hdl.handle.net/10451/34704
identifier_str_mv TID:201988720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134425644007424