Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Mário
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tavares, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9920
Resumo: Tendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (JIMENEZ RAYA; LAMB; VIEIRA, 2007), enriquecida por enfoques multissensoriais (ARSLAN, 2009), pretende-se, com este artigo, dar conta de abordagens baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Pretendemos, por um lado, fazer uma revisão da literatura sobre as tendências atuais relacionadas com o ensino de línguas no 1o Ciclo do Ensino Básico e, por outro lado, evidenciar uma mostra de práticas didático-pedagógicas diferenciadoras, com vista a um trabalho pró-ativo com a língua enquanto objeto potenciador de cidadãos conscientes da sociedade desde uma idade considerada precoce, no que concerne a realidade educativa diversa de um agrupamento de escolas da área do Grande Porto, em Portugal. Estas práticas foram desenvolvidas no âmbito do projeto Pluri+RED, que assenta na disseminação de práticas diferenciadoras e emancipadoras ao nível pluricultural e plurilingue, procurando dar resposta à diversidade cultural presente no contexto das grandes cidades em Portugal.
id RCAP_4a71b6b2c40774ce913f4579383c53db
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)abordagem multissensorialpedagogia críticalínguasTendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (JIMENEZ RAYA; LAMB; VIEIRA, 2007), enriquecida por enfoques multissensoriais (ARSLAN, 2009), pretende-se, com este artigo, dar conta de abordagens baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Pretendemos, por um lado, fazer uma revisão da literatura sobre as tendências atuais relacionadas com o ensino de línguas no 1o Ciclo do Ensino Básico e, por outro lado, evidenciar uma mostra de práticas didático-pedagógicas diferenciadoras, com vista a um trabalho pró-ativo com a língua enquanto objeto potenciador de cidadãos conscientes da sociedade desde uma idade considerada precoce, no que concerne a realidade educativa diversa de um agrupamento de escolas da área do Grande Porto, em Portugal. Estas práticas foram desenvolvidas no âmbito do projeto Pluri+RED, que assenta na disseminação de práticas diferenciadoras e emancipadoras ao nível pluricultural e plurilingue, procurando dar resposta à diversidade cultural presente no contexto das grandes cidades em Portugal.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, MárioTavares, Susana2017-06-22T14:29:34Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9920por1809-728610.22169/revint.v11i22.913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:23.855240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
title Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
spellingShingle Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
Cruz, Mário
abordagem multissensorial
pedagogia crítica
línguas
title_short Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
title_full Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
title_fullStr Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
title_full_unstemmed Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
title_sort Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)
author Cruz, Mário
author_facet Cruz, Mário
Tavares, Susana
author_role author
author2 Tavares, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Mário
Tavares, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv abordagem multissensorial
pedagogia crítica
línguas
topic abordagem multissensorial
pedagogia crítica
línguas
description Tendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (JIMENEZ RAYA; LAMB; VIEIRA, 2007), enriquecida por enfoques multissensoriais (ARSLAN, 2009), pretende-se, com este artigo, dar conta de abordagens baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Pretendemos, por um lado, fazer uma revisão da literatura sobre as tendências atuais relacionadas com o ensino de línguas no 1o Ciclo do Ensino Básico e, por outro lado, evidenciar uma mostra de práticas didático-pedagógicas diferenciadoras, com vista a um trabalho pró-ativo com a língua enquanto objeto potenciador de cidadãos conscientes da sociedade desde uma idade considerada precoce, no que concerne a realidade educativa diversa de um agrupamento de escolas da área do Grande Porto, em Portugal. Estas práticas foram desenvolvidas no âmbito do projeto Pluri+RED, que assenta na disseminação de práticas diferenciadoras e emancipadoras ao nível pluricultural e plurilingue, procurando dar resposta à diversidade cultural presente no contexto das grandes cidades em Portugal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-22T14:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9920
url http://hdl.handle.net/10400.22/9920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-7286
10.22169/revint.v11i22.913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131399930773504