Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Márcia Isabel Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12909
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver as várias etapas de um projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno tendo como base o processo Novolen. Este projeto traça as etapas a seguir desde a conceção e desenvolvimento do projeto, abordando a análise de mercado dos polímeros em geral e especificando o mercado atual do polipropileno cuja produção apenas ocorre fora de Portugal. São apresentados os balanços mássicos a todos os equipamentos do processo apesar de serem efetuadas ao longo dos cálculos diversas aproximações. No final obtêm-se 309 096 Kg de polipropileno produzido ao dia atendendo ao facto de se tomar como base de cálculo 100 000 t/ano. O processo produtivo inclui um reator CSTR, em que se utiliza um catalisador/iniciador metalocenico, várias etapas de separação e mistura de componentes e uma extrusora para transformar o polímero obtido em grânulos e ao mesmo tempo adicionar os aditivos necessários. Além de se terem realizado os balanços de matéria a todas as operações do processo, efetuou-se o balanço de energia ao reator uma vez que a reação é exotérmica. Concluiu-se que é necessário dotar o reator de um sistema de arrefecimento, dimensionado para remover cerca de 1600 kW. Apresentam-se os serviços auxiliares mais relevantes neste tipo de unidade industrial e faz-se uma breve abordagem ao que será o automatismo necessário para o bom funcionamento da mesma. É ainda apresentado um breve estudo de viabilidade económica do projeto, tendo-se estimado o valor do investimento total (cerca de 11 milhões de euros), e o valor médio dos fluxos gerados pelo investimento (cash-flows). O período de retorno obtido seria de cerca de 6 anos, e a taxa interna de rentabilidade do projeto próxima de 14%.
id RCAP_4a76ab77f9a9ab2cea70f9de8d3d994b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropilenoPropenoPolipropilenoNovolenMetalocenoDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaEste trabalho tem como objetivo desenvolver as várias etapas de um projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno tendo como base o processo Novolen. Este projeto traça as etapas a seguir desde a conceção e desenvolvimento do projeto, abordando a análise de mercado dos polímeros em geral e especificando o mercado atual do polipropileno cuja produção apenas ocorre fora de Portugal. São apresentados os balanços mássicos a todos os equipamentos do processo apesar de serem efetuadas ao longo dos cálculos diversas aproximações. No final obtêm-se 309 096 Kg de polipropileno produzido ao dia atendendo ao facto de se tomar como base de cálculo 100 000 t/ano. O processo produtivo inclui um reator CSTR, em que se utiliza um catalisador/iniciador metalocenico, várias etapas de separação e mistura de componentes e uma extrusora para transformar o polímero obtido em grânulos e ao mesmo tempo adicionar os aditivos necessários. Além de se terem realizado os balanços de matéria a todas as operações do processo, efetuou-se o balanço de energia ao reator uma vez que a reação é exotérmica. Concluiu-se que é necessário dotar o reator de um sistema de arrefecimento, dimensionado para remover cerca de 1600 kW. Apresentam-se os serviços auxiliares mais relevantes neste tipo de unidade industrial e faz-se uma breve abordagem ao que será o automatismo necessário para o bom funcionamento da mesma. É ainda apresentado um breve estudo de viabilidade económica do projeto, tendo-se estimado o valor do investimento total (cerca de 11 milhões de euros), e o valor médio dos fluxos gerados pelo investimento (cash-flows). O período de retorno obtido seria de cerca de 6 anos, e a taxa interna de rentabilidade do projeto próxima de 14%.Antunes, José Manuel QuelhasPinho, Henrique Joaquim OliveiraRepositório ComumFerreira, Márcia Isabel Santos2016-04-05T16:23:41Z2015-112016-042015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12909TID:201823519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-16T11:08:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
title Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
spellingShingle Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
Ferreira, Márcia Isabel Santos
Propeno
Polipropileno
Novolen
Metaloceno
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
title_short Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
title_full Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
title_fullStr Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
title_full_unstemmed Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
title_sort Projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno
author Ferreira, Márcia Isabel Santos
author_facet Ferreira, Márcia Isabel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, José Manuel Quelhas
Pinho, Henrique Joaquim Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Márcia Isabel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Propeno
Polipropileno
Novolen
Metaloceno
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
topic Propeno
Polipropileno
Novolen
Metaloceno
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
description Este trabalho tem como objetivo desenvolver as várias etapas de um projeto preliminar de uma unidade de produção de polipropileno tendo como base o processo Novolen. Este projeto traça as etapas a seguir desde a conceção e desenvolvimento do projeto, abordando a análise de mercado dos polímeros em geral e especificando o mercado atual do polipropileno cuja produção apenas ocorre fora de Portugal. São apresentados os balanços mássicos a todos os equipamentos do processo apesar de serem efetuadas ao longo dos cálculos diversas aproximações. No final obtêm-se 309 096 Kg de polipropileno produzido ao dia atendendo ao facto de se tomar como base de cálculo 100 000 t/ano. O processo produtivo inclui um reator CSTR, em que se utiliza um catalisador/iniciador metalocenico, várias etapas de separação e mistura de componentes e uma extrusora para transformar o polímero obtido em grânulos e ao mesmo tempo adicionar os aditivos necessários. Além de se terem realizado os balanços de matéria a todas as operações do processo, efetuou-se o balanço de energia ao reator uma vez que a reação é exotérmica. Concluiu-se que é necessário dotar o reator de um sistema de arrefecimento, dimensionado para remover cerca de 1600 kW. Apresentam-se os serviços auxiliares mais relevantes neste tipo de unidade industrial e faz-se uma breve abordagem ao que será o automatismo necessário para o bom funcionamento da mesma. É ainda apresentado um breve estudo de viabilidade económica do projeto, tendo-se estimado o valor do investimento total (cerca de 11 milhões de euros), e o valor médio dos fluxos gerados pelo investimento (cash-flows). O período de retorno obtido seria de cerca de 6 anos, e a taxa interna de rentabilidade do projeto próxima de 14%.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-04-05T16:23:41Z
2016-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12909
TID:201823519
url http://hdl.handle.net/10400.26/12909
identifier_str_mv TID:201823519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302387662258176