Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19739 |
Resumo: | O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. |
id |
RCAP_4a777281b76c7acaee77a892e1ba9d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19739 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionadaTrabalho de campoGeografiaOrlando RibeiroMotivaçãoEnsinoAprendizagemFieldworkMotivationTeaching-LearningGeographyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.The following report describes the Supervised Teaching Practice of Teaching Geography and History Masters in elementary and highschool, focuses on developed activities on Highschool sujbjects, Geography A and Geography B, with the 10.º and 11.º grade of Passos Manuel School, in 2014/2015 academic year. The report is divided in three parts. In the first part, a theorical reflexion is made about Orlando Ribeiro’s choice, important figure of Portuguese Geography, wich work is a precious resource for teaching and learning Geography. It’s intended to demonstrate the importance and the relevance of using teacher Orlando Ribeiro’s materials when learning this subject. It will be given special attention at field work applied to teaching Geography, because it’s a method that Orlando Ribeiro used during his life as teacher and investigator and encourager for future geographer’s formation. In the second phase describes the activities inside and out of the class with the students, as well as the resources and methods used for teaching and learning. Troughout the academic year, is pretended that the students learn a little bit about the work of this great geographer, that is considered the “father” of Geography in Portugal and that be a motivation for enjoying the subject’s contents. In the third and last phase, it will be described my professional way as a History’s teacher of elementary and highschool of the 3.º cicle.Martins, Fernando RibeiroRUNFerreira, Maria Luísa de Sousa Neves2017-01-10T14:53:47Z2016-07-082016-03-302016-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19739TID:201217473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:47Zoai:run.unl.pt:10362/19739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:39.729979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
title |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves Trabalho de campo Geografia Orlando Ribeiro Motivação Ensino Aprendizagem Fieldwork Motivation Teaching-Learning Geography Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
title_full |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada |
author |
Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves |
author_facet |
Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Ribeiro RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de campo Geografia Orlando Ribeiro Motivação Ensino Aprendizagem Fieldwork Motivation Teaching-Learning Geography Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Trabalho de campo Geografia Orlando Ribeiro Motivação Ensino Aprendizagem Fieldwork Motivation Teaching-Learning Geography Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
description |
O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-08 2016-03-30 2016-07-08T00:00:00Z 2017-01-10T14:53:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19739 TID:201217473 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19739 |
identifier_str_mv |
TID:201217473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137887964364800 |