Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19739
Resumo: O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
id RCAP_4a777281b76c7acaee77a892e1ba9d4e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionadaTrabalho de campoGeografiaOrlando RibeiroMotivaçãoEnsinoAprendizagemFieldworkMotivationTeaching-LearningGeographyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.The following report describes the Supervised Teaching Practice of Teaching Geography and History Masters in elementary and highschool, focuses on developed activities on Highschool sujbjects, Geography A and Geography B, with the 10.º and 11.º grade of Passos Manuel School, in 2014/2015 academic year. The report is divided in three parts. In the first part, a theorical reflexion is made about Orlando Ribeiro’s choice, important figure of Portuguese Geography, wich work is a precious resource for teaching and learning Geography. It’s intended to demonstrate the importance and the relevance of using teacher Orlando Ribeiro’s materials when learning this subject. It will be given special attention at field work applied to teaching Geography, because it’s a method that Orlando Ribeiro used during his life as teacher and investigator and encourager for future geographer’s formation. In the second phase describes the activities inside and out of the class with the students, as well as the resources and methods used for teaching and learning. Troughout the academic year, is pretended that the students learn a little bit about the work of this great geographer, that is considered the “father” of Geography in Portugal and that be a motivation for enjoying the subject’s contents. In the third and last phase, it will be described my professional way as a History’s teacher of elementary and highschool of the 3.º cicle.Martins, Fernando RibeiroRUNFerreira, Maria Luísa de Sousa Neves2017-01-10T14:53:47Z2016-07-082016-03-302016-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19739TID:201217473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:47Zoai:run.unl.pt:10362/19739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:39.729979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
title Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
spellingShingle Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
Trabalho de campo
Geografia
Orlando Ribeiro
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Fieldwork
Motivation
Teaching-Learning
Geography
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
title_full Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
title_fullStr Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
title_sort Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
author Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
author_facet Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Ribeiro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de campo
Geografia
Orlando Ribeiro
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Fieldwork
Motivation
Teaching-Learning
Geography
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Trabalho de campo
Geografia
Orlando Ribeiro
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Fieldwork
Motivation
Teaching-Learning
Geography
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-08
2016-03-30
2016-07-08T00:00:00Z
2017-01-10T14:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19739
TID:201217473
url http://hdl.handle.net/10362/19739
identifier_str_mv TID:201217473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887964364800