Fome de energia? Do desperdício à poupança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malico, Isabel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8927
Resumo: A intensificação das atividades económicas a nível mundial e o aumento da população amplificam alguns dos problemas ambientais que a humanidade enfrenta hoje em dia. Alguns deles prendem-se com a conversão e utilização de energia. No seu relatório anual de 2012, a Agência Internacional de Energia refere que em 2035 as necessidades energéticas mundiais serão mais de 1/3 superiores às atuais [1]. Nos países da OCDE as necessidades energéticas aumentarão pouco, mas assistir-se-á até 2035 a uma clara mudança para as energias renováveis e gás natural. De acordo com a mesma Agência, o petróleo continuará a ser o combustível mais utilizado, o que conduz a impactes importantes no ambiente. Utilizar tecnologias de conversão de energia eficientes e de baixo carbono são opções mais adequadas em termos ambientais. Por exemplo, edifícios, processos industriais e transportes energeticamente eficientes poderiam reduzir significativamente as necessidades energéticas do mundo. A União Europeia tem como objetivo reduzir 20% do seu consumo de energia primária em relação aos níveis projetados em 2007 para 2020. De facto, a redução do consumo de energia e a eliminação do desperdício energético são decisivos para o aumento da competitividade e o cumprimento dos compromissos relativos às alterações climáticas. Passar do atual desperdício de energia para a sua poupança (desde a transformação e a distribuição até ao consumo final) é um dos principais objetivos da Comissão Europeia, urgindo retomar a trajetória desejada em termos de eficiência energética.
id RCAP_4a77cd5cd276d2278c86516a8d94a233
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fome de energia? Do desperdício à poupançaEficiência EnergéticaA intensificação das atividades económicas a nível mundial e o aumento da população amplificam alguns dos problemas ambientais que a humanidade enfrenta hoje em dia. Alguns deles prendem-se com a conversão e utilização de energia. No seu relatório anual de 2012, a Agência Internacional de Energia refere que em 2035 as necessidades energéticas mundiais serão mais de 1/3 superiores às atuais [1]. Nos países da OCDE as necessidades energéticas aumentarão pouco, mas assistir-se-á até 2035 a uma clara mudança para as energias renováveis e gás natural. De acordo com a mesma Agência, o petróleo continuará a ser o combustível mais utilizado, o que conduz a impactes importantes no ambiente. Utilizar tecnologias de conversão de energia eficientes e de baixo carbono são opções mais adequadas em termos ambientais. Por exemplo, edifícios, processos industriais e transportes energeticamente eficientes poderiam reduzir significativamente as necessidades energéticas do mundo. A União Europeia tem como objetivo reduzir 20% do seu consumo de energia primária em relação aos níveis projetados em 2007 para 2020. De facto, a redução do consumo de energia e a eliminação do desperdício energético são decisivos para o aumento da competitividade e o cumprimento dos compromissos relativos às alterações climáticas. Passar do atual desperdício de energia para a sua poupança (desde a transformação e a distribuição até ao consumo final) é um dos principais objetivos da Comissão Europeia, urgindo retomar a trajetória desejada em termos de eficiência energética.AAUE2013-10-24T09:26:06Z2013-10-242013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8927http://hdl.handle.net/10174/8927porMalico, I. (2013). Fome de energia? Do desperdício à poupança (Resumo). III Jornadas do Ambiente da AAUE, Évora, Portugal, 09 a 11 de Abril.naosimnaond275Malico, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:02.256585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fome de energia? Do desperdício à poupança
title Fome de energia? Do desperdício à poupança
spellingShingle Fome de energia? Do desperdício à poupança
Malico, Isabel
Eficiência Energética
title_short Fome de energia? Do desperdício à poupança
title_full Fome de energia? Do desperdício à poupança
title_fullStr Fome de energia? Do desperdício à poupança
title_full_unstemmed Fome de energia? Do desperdício à poupança
title_sort Fome de energia? Do desperdício à poupança
author Malico, Isabel
author_facet Malico, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malico, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência Energética
topic Eficiência Energética
description A intensificação das atividades económicas a nível mundial e o aumento da população amplificam alguns dos problemas ambientais que a humanidade enfrenta hoje em dia. Alguns deles prendem-se com a conversão e utilização de energia. No seu relatório anual de 2012, a Agência Internacional de Energia refere que em 2035 as necessidades energéticas mundiais serão mais de 1/3 superiores às atuais [1]. Nos países da OCDE as necessidades energéticas aumentarão pouco, mas assistir-se-á até 2035 a uma clara mudança para as energias renováveis e gás natural. De acordo com a mesma Agência, o petróleo continuará a ser o combustível mais utilizado, o que conduz a impactes importantes no ambiente. Utilizar tecnologias de conversão de energia eficientes e de baixo carbono são opções mais adequadas em termos ambientais. Por exemplo, edifícios, processos industriais e transportes energeticamente eficientes poderiam reduzir significativamente as necessidades energéticas do mundo. A União Europeia tem como objetivo reduzir 20% do seu consumo de energia primária em relação aos níveis projetados em 2007 para 2020. De facto, a redução do consumo de energia e a eliminação do desperdício energético são decisivos para o aumento da competitividade e o cumprimento dos compromissos relativos às alterações climáticas. Passar do atual desperdício de energia para a sua poupança (desde a transformação e a distribuição até ao consumo final) é um dos principais objetivos da Comissão Europeia, urgindo retomar a trajetória desejada em termos de eficiência energética.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24T09:26:06Z
2013-10-24
2013-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8927
http://hdl.handle.net/10174/8927
url http://hdl.handle.net/10174/8927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Malico, I. (2013). Fome de energia? Do desperdício à poupança (Resumo). III Jornadas do Ambiente da AAUE, Évora, Portugal, 09 a 11 de Abril.
nao
sim
nao
nd
275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv AAUE
publisher.none.fl_str_mv AAUE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136514186149888