Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António Alberto Ruivo Ventura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17789
Resumo: Penha Garcia é uma aldeia com aproximadamente 750 habitantes do concelho de Idanha-a-Nova, cidade recentemente classificada como Cidade da Música, no âmbito da rede de cidades criativas da UNESCO. Em Penha Garcia práticas musicais de matriz rural foram sucessivamente documentadas (1961-2011) por etnógrafos e coletores e institucionalizadas nos grupos formalmente organizados Rancho Folclórico de Penha Garcia e Grupo Etnográfico ―Os Garcias‖. A sua visibilidade no exterior deve-se, também, à adufeira e cantadeira Catarina Sargenta ―Chitas‖, a quem em 2005 foi erigido um monumento. O suposto ―valor‖ da adufeira e da cultura de Penha Garcia justificam que eruditos locais colijam objetos de ―culto‖ da falecida adufeira, gravações etnográficas e outros documentos. Esse ―valor‖ justifica também que se desenvolvam ações no sentido da manutenção de tradições noturnas de rua como o cantar as Janeiras, os Passos, o Louvado Nocíssimo e a Encomendação das Almas. Este estudo etnomusicológico centra-se nessas práticas e nos seus contextos e tem como objetivos, compreender o papel de tradições musicais locais nas práticas locais e perceber como, no século XXI, os processos de tradicionalização constroem o lugar de Penha Garcia. A investigação sustenta-se em pesquisa arquivística e bibliográfica e em trabalho de campo, o qual incluiu a realização de entrevistas a pessoas que participam nos órgãos culturais, nos eventos da aldeia e a observação dos mesmos.
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