A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5484
Resumo: No mundo atual, as Tecnologias da Informação e Comunicação revelam-se o instrumento central de gestão dos conteúdos, auxiliando o trabalho docente e ajudando os alunos a construir o seu conhecimento e, consequentemente, levando-os a compreender criticamente a realidade que os rodeia, a sociedade da informação e do conhecimento. A utilização destas ferramentas possibilita criar/ inovar alternativas didáticas capazes de operar verdadeiros processos de mudança, motivando e estimulando os alunos para aprendizagens mais significativas. Se bem que todas as áreas do saber devem experimentar novos métodos e experiências de aprendizagem, a História e a Geografia são campos profícuos para a utilização de metodologias de recurso às TIC, âmbito ainda pouco desenvolvido no que toca o Currículo Nacional do Ensino Básico. Mais, existe muito ceticismo entre os professores, pelo que o uso destes instrumentos é renegado e subaproveitado, utilizando-se exaustivamente os recursos clássicos, cujos resultados e margem de erro são já amplamente conhecidos e justificados. O presente estudo, desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino da História e Geografia ao 3º ciclo do ensino básico e secundário, visa ser uma reflexão sobre a forma como as TIC estão atualmente integradas no contexto educativo, alertando para a necessidade de encetar verdadeiras transformações que moldem a escola às exigências da sociedade atual. Num contexto limitado ao cenário do estágio curricular, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, analisando a representação que os alunos e professores têm desta prática. Os resultados deste estudo vão demonstrar que a utilização efetiva das TIC está aquém das suas potencialidades, ilustrando-se alguns dos motivos deste facto.
id RCAP_4a995af118a3dec20fb586a3c333784f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografiaEDUCAÇÃOHISTÓRIAGEOGRAFIAAPRENDIZAGEMINFORMAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCATIONHISTORYGEOGRAPHYLEARNINGINFORMATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESNo mundo atual, as Tecnologias da Informação e Comunicação revelam-se o instrumento central de gestão dos conteúdos, auxiliando o trabalho docente e ajudando os alunos a construir o seu conhecimento e, consequentemente, levando-os a compreender criticamente a realidade que os rodeia, a sociedade da informação e do conhecimento. A utilização destas ferramentas possibilita criar/ inovar alternativas didáticas capazes de operar verdadeiros processos de mudança, motivando e estimulando os alunos para aprendizagens mais significativas. Se bem que todas as áreas do saber devem experimentar novos métodos e experiências de aprendizagem, a História e a Geografia são campos profícuos para a utilização de metodologias de recurso às TIC, âmbito ainda pouco desenvolvido no que toca o Currículo Nacional do Ensino Básico. Mais, existe muito ceticismo entre os professores, pelo que o uso destes instrumentos é renegado e subaproveitado, utilizando-se exaustivamente os recursos clássicos, cujos resultados e margem de erro são já amplamente conhecidos e justificados. O presente estudo, desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino da História e Geografia ao 3º ciclo do ensino básico e secundário, visa ser uma reflexão sobre a forma como as TIC estão atualmente integradas no contexto educativo, alertando para a necessidade de encetar verdadeiras transformações que moldem a escola às exigências da sociedade atual. Num contexto limitado ao cenário do estágio curricular, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, analisando a representação que os alunos e professores têm desta prática. Os resultados deste estudo vão demonstrar que a utilização efetiva das TIC está aquém das suas potencialidades, ilustrando-se alguns dos motivos deste facto.In today's world, the Information and Communication Technologies reveal themselves as a key instrument for managing the programmatic contents, assisting the teaching practice and helping students build their own knowledge and, consequently, causing them to critically understand the surrounding reality, the information society. The use of these tools allows you to create innovating teaching alternatives, operating real changing processes, motivating and encouraging students to a meaningful learning. Although all areas of knowledge should try new methods and learning experiences, history and geography are fruitful fields for the use of methodologies using ICT, an area undeveloped in the Basic Education National Curriculum. More, there is much skepticism among teachers, so the use of these instruments is renegade and underused, exhaustively using classical resources, where the outcomes and margins of error are already widely known and justified. This study, developed in the context of a master’s degree dissertation, aims to be a reflection on how ICTs are currently integrated in the educational system, stressing the need to engage in true transformations that will shape the school to the demands of the contemporary society. In the limited context of the curricular internship, this study’s objective is to assess the use of ICT in the teaching and learning process, analyzing students and teachers representations on this matter. The results of this study will demonstrate that the effective use of ICT is below potential, illustrating a few of the reasons for this fact.2014-09-10T16:32:05Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5484TID:201270200porSilva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:40.071756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
title A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
spellingShingle A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da
EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
APRENDIZAGEM
INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
HISTORY
GEOGRAPHY
LEARNING
INFORMATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
title_short A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
title_full A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
title_fullStr A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
title_full_unstemmed A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
title_sort A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia
author Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da
author_facet Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
APRENDIZAGEM
INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
HISTORY
GEOGRAPHY
LEARNING
INFORMATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
topic EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
APRENDIZAGEM
INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
HISTORY
GEOGRAPHY
LEARNING
INFORMATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
description No mundo atual, as Tecnologias da Informação e Comunicação revelam-se o instrumento central de gestão dos conteúdos, auxiliando o trabalho docente e ajudando os alunos a construir o seu conhecimento e, consequentemente, levando-os a compreender criticamente a realidade que os rodeia, a sociedade da informação e do conhecimento. A utilização destas ferramentas possibilita criar/ inovar alternativas didáticas capazes de operar verdadeiros processos de mudança, motivando e estimulando os alunos para aprendizagens mais significativas. Se bem que todas as áreas do saber devem experimentar novos métodos e experiências de aprendizagem, a História e a Geografia são campos profícuos para a utilização de metodologias de recurso às TIC, âmbito ainda pouco desenvolvido no que toca o Currículo Nacional do Ensino Básico. Mais, existe muito ceticismo entre os professores, pelo que o uso destes instrumentos é renegado e subaproveitado, utilizando-se exaustivamente os recursos clássicos, cujos resultados e margem de erro são já amplamente conhecidos e justificados. O presente estudo, desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino da História e Geografia ao 3º ciclo do ensino básico e secundário, visa ser uma reflexão sobre a forma como as TIC estão atualmente integradas no contexto educativo, alertando para a necessidade de encetar verdadeiras transformações que moldem a escola às exigências da sociedade atual. Num contexto limitado ao cenário do estágio curricular, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, analisando a representação que os alunos e professores têm desta prática. Os resultados deste estudo vão demonstrar que a utilização efetiva das TIC está aquém das suas potencialidades, ilustrando-se alguns dos motivos deste facto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-09-10T16:32:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5484
TID:201270200
url http://hdl.handle.net/10437/5484
identifier_str_mv TID:201270200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264036372480