Avaliação da autoperceção de bruxismo de vigília em estudantes de medicina dentária e estudantes de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Manuel Vilela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35341
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
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spelling Avaliação da autoperceção de bruxismo de vigília em estudantes de medicina dentária e estudantes de engenhariaAutoperceçãoBruxismoSonoVigíliaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizIntrodução: O bruxismo encontra-se cada vez mais presente na população, muito comum em crianças, caracterizando-se por ser uma ação muscular repetitiva, envolvendo os músculos mastigatórios, e dependendo da capacidade de adaptação de cada individuo, poderá ou não causar lesões no aparelho estomatognático, no entanto, este pode igualmente ser um fator de proteção. Neste estudo pretende-se avaliar a autoperceção de bruxismo de vigília em dois grupos de estudantes. Objetivos: Este estudo tem como objetivos: Avaliar e comparar a autoperceção de bruxismo em estudantes de Medicina dentária e em de estudantes de Engenharia; Avaliar e comparar a prevalência de hábitos parafuncionais, experiência de dor e dificuldade em dormir na mesma população. Materiais e Métodos: Participaram neste estudo 312 estudantes universitários, 153 alunos do curso de Mestrado integrado em Medicina dentária do Instituto Universitário Egas Moniz e 159 alunos do curso de Engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Após a aplicação de critérios de exclusão e assinatura de um consentimento informado, os alunos foram submetidos a dois questionários: questionário de autoperceção de bruxismo e uma escala de ansiedade. Foram aplicadas medidas de tendência central para o objetivo principal, e para os objetivos secundários foi utilizado o teste do Qui-quadrado de Pearson, com significância de ρ <0.05. Resultados: Em 90% dos estudantes existiu autoperceção de algum tipo de bruxismo. O hábito parafuncional mais prevalente nos estudantes de Medicina dentária foi “Mascar Pastilha Elástica” (77,9%) e nos estudantes de Engenharia o hábito “Morder a língua/lábios” (84,1%). Conclusões: Não existem diferenças relativamente à autoperceção de bruxismo nos dois grupos de estudantes; Os estudantes de Medicina dentária e os estudantes de Engenharia que apresentam um possível bruxismo têm pelo menos um hábito parafuncional relacionado.Introduction: Bruxism is increasingly present in the population, very common in children, characterized by being a repetitive muscle action, involving the masticatory muscles, and depending on the adaptation capacity of each individual, it may or may not cause injuries in the stomatognathic apparatus, however, this can also be a protective factor. This study aims to evaluate the self-report of waking bruxism in two groups of students. Objectives: This study aims to: Assess the self-report of bruxism in dentistry students and in engineering students; To assess the prevalence of parafunctional habits, pain experience and difficulty sleeping in the same population. Materials and Methods: 312 university students participated in this study, 153 students from the Integrated Master's course in Dentistry at Instituto Universitário Egas Moniz and 159 students from the Engineering course of the Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. After applying exclusion criteria and signing an informed consent, students were submitted to two questionnaires: bruxism self-report questionnaire and an anxiety scale. Central tendency measures were applied for the main objective, and for the secondary objectives Pearson's chi-square test was used, with significance of ρ <0.05. Results: In 90% of the students there was self-report of some type of bruxism. The most prevalent parafunctional habit among dentistry students was "Chewing Gum" (77.9%) and in Engineering students the habit "Biting the tongue / lips" (84.1%). Conclusions: There are no differences regarding the self-report of bruxism in the two groups of students; Dentistry students and Engineering students with possible bruxism have at least one related parafunctional habit.Manso, Ana CristinaAlmeida, André Mariz deRepositório ComumAlves, André Manuel Vilela2023-11-01T01:30:25Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35341TID:202584380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:30:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:03.490745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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