Governança Multinível – contributos para o ordenamento e o desenvolvimento da Lezíria do Tejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18538 |
Resumo: | O território é um recurso escasso, disputado por múltiplos atores, com objetivos e interesses nem sempre convergentes e até conflituantes. Por isso, o ordenamento do território tem de estar orientado para salvaguardar os recursos naturais, potenciar o desenvolvimento e promover a qualidade de vida das populações, respeitando as especificidades das unidades territoriais objeto de intervenção. O Estado, tradicionalmente responsável pela política de ordenamento do território, deixou de ter capacidade para responder às necessidades impostas por ritmos de mudanças cada vez mais rápidos e intensos. Para superar estas limitações o Estado tem evoluído em dois sentidos: reorganização da sua estrutura e das suas competências, saindo reforçado o modelo de governação multinível; integração progressiva de outros atores, envolvendo-os na construção e aplicação de soluções, o que leva à consolidação do conceito de governança. Esta pesquisa centra-se na governação multinível na perspetiva do ordenamento do território, analisada a partir da legislação sobre a intervenção nos diferentes níveis. Neste sentido são descritos os instrumentos de gestão territorial, com particular incidência nos níveis regional, municipal e intermunicipal. Este nível tem vindo a ganhar maior relevância, desempenhando agora as comunidades intermunicipais um papel importante no desenvolvimento das sub-regiões, nomeadamente com a atribuição dos fundos comunitários. O caso de estudo centra-se nas formas de articulação entre as entidades municipais, intermunicipais e entidades desconcentradas num território sub-regional. A escolha recaiu na sub-região da Lezíria do Tejo, pela sua longa tradição de cooperação intermunicipal. O estudo parte da análise das dinâmicas territoriais recentes; depois são analisados os projetos para a sub-região promovidos pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Por fim, é abordada a governação multinível na Lezíria do Tejo na perspetiva dos Presidentes das Câmaras Municipais. |
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Governança Multinível – contributos para o ordenamento e o desenvolvimento da Lezíria do TejoGovernaçãoLezíria do TejoComunidade IntermunicipalMunicípiosCooperaçãoGovernanceIntermunicipal CommunityMunicipalitiesCooperationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e SocialO território é um recurso escasso, disputado por múltiplos atores, com objetivos e interesses nem sempre convergentes e até conflituantes. Por isso, o ordenamento do território tem de estar orientado para salvaguardar os recursos naturais, potenciar o desenvolvimento e promover a qualidade de vida das populações, respeitando as especificidades das unidades territoriais objeto de intervenção. O Estado, tradicionalmente responsável pela política de ordenamento do território, deixou de ter capacidade para responder às necessidades impostas por ritmos de mudanças cada vez mais rápidos e intensos. Para superar estas limitações o Estado tem evoluído em dois sentidos: reorganização da sua estrutura e das suas competências, saindo reforçado o modelo de governação multinível; integração progressiva de outros atores, envolvendo-os na construção e aplicação de soluções, o que leva à consolidação do conceito de governança. Esta pesquisa centra-se na governação multinível na perspetiva do ordenamento do território, analisada a partir da legislação sobre a intervenção nos diferentes níveis. Neste sentido são descritos os instrumentos de gestão territorial, com particular incidência nos níveis regional, municipal e intermunicipal. Este nível tem vindo a ganhar maior relevância, desempenhando agora as comunidades intermunicipais um papel importante no desenvolvimento das sub-regiões, nomeadamente com a atribuição dos fundos comunitários. O caso de estudo centra-se nas formas de articulação entre as entidades municipais, intermunicipais e entidades desconcentradas num território sub-regional. A escolha recaiu na sub-região da Lezíria do Tejo, pela sua longa tradição de cooperação intermunicipal. O estudo parte da análise das dinâmicas territoriais recentes; depois são analisados os projetos para a sub-região promovidos pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Por fim, é abordada a governação multinível na Lezíria do Tejo na perspetiva dos Presidentes das Câmaras Municipais.The territory is a scarce resource, disputed by several stakeholders with different (sometimes conflicting) goals and interests. Therefore, spatial planning must be oriented to protect natural resources, foster development and promote life quality while considering the particularities of the territorial units under intervention. The State, traditionally responsible for the spatial planning policy, has become unable to meet the needs posed by increasingly rapid and intense changes. To overcome these limitations the State has evolved in two ways: reorganization of its structure and competencies, strengthening the model of multilevel governance; progressive integration of other stakeholders, being involved in the development and implementation of solutions. This research studies multilevel governance from the spatial planning perspective, based on the analysis of the legislation regarding intervention at different levels. The instruments of territorial management are described, with particular emphasis on regional, municipal and intermunicipal levels. This last level is gaining relevance, now playing an important role in the development of sub regions, namely with the allocation of EU funds. The case study focuses the forms of coordination between municipal, intermunicipal and decentralized entities in a sub-regional territory. The sub-region of Lezíria do Tejo was selected due to the long tradition of intermunicipal cooperation. The study starts with the analysis of recent territorial dynamics; it then examines the projects for the sub-region, promoted by the Intermunicipal Community of Lezíria do Tejo and by the Regional Coordination and Development Commission of Lisboa e Vale do Tejo. Finally it discusses the multilevel governance in Lezíria do Tejo from the perspective of mayors.Pereira, MargaridaRUNCardoso, Sara Sofia Pires2016-07-26T09:45:50Z2016-04-272016-02-262016-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18538TID:201155982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:46Zoai:run.unl.pt:10362/18538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:49.174248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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