StudentSurfer: afinal o que fazem os estudantes universitários com a internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Sara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22464
Resumo: A Internet tem ganho relevo na vida dos estudantes universitários, sendo esta uma importante e persistente ferramenta nas suas atividades pessoais, sociais e académicas. Tendo em consideração que os jovens passam, por dia, um número significativo de horas online, o estudo teve como objetivo dar a conhecer as tendências de uso da Internet por parte dos estudantes, compreender a importância da mesma na gestão dos usos sociais do tempo e aferir as competências infocomunicacionais que permitem aos estudantes universitários um uso analítico e crítico da Internet. Esta investigação fundamentou-se num caráter descritivo-quantitativo, realizado junto da população estudantil universitária portuguesa. Os instrumentos utilizados foram a revisão sistemática da literatura e o Inquérito por questionário online, que assentou em pedidos de divulgação do questionário através da estratégia de “bola de neve” nas redes socias. Após a divulgação, recolha de dados e análise do questionário, pôde-se concluir que existem similaridades entre os tipos de serviços utilizados pelos estudantes universitários e os seus graus académicos, assim como similaridades na intensidade e finalidades com que os serviços são utilizados. Também se pôde concluir que a maioria dos estudantes frequenta a Licenciatura; tendem a estar mais de oito horas por dia – ou por períodos entre seis horas a oito horas – ligados à Internet; e utilizam a Internet maioritariamente para atividades académicas. Assim se concluiu que a Internet realmente influencia o tempo social do estudante, uma vez que se mantém conectado, mesmo quando realiza outras actividades diversas como conversar ou tomar refeições, utilizando-a de diferentes formas. Por fim, concluiu-se que grande parte dos estudantes mostra não ter conhecimento, ou usar raramente, certos tipos de serviços de caráter académico.
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