Estudo comparativo sobre as tradições rituais cerimoniais entre os povos nativos Norte-Americanos e o povo do grupo étnico Mambae, do Subdistrito Ainaro, em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Fernando da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46057
Resumo: Dissertação de mestrado em Língua, Literatura, Cultura Inglesas e Norte- Americana
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spelling Estudo comparativo sobre as tradições rituais cerimoniais entre os povos nativos Norte-Americanos e o povo do grupo étnico Mambae, do Subdistrito Ainaro, em Timor-LesteHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Língua, Literatura, Cultura Inglesas e Norte- AmericanaO presente trabalho é um estudo comparativo entre duas culturas indígenas de dois povos, especialmente de grupos nativos da América do Norte e do grupo étnico Mambae, do subdistrito de Ainaro, em Timor-Leste. Em séculos passados, os dois povos eram tradicionalmente animistas e criam nos seus antepassados e no sobrenatural de acordo com as suas perspetivas. Os nativos da América do Norte, através dos ritos, dedicavam as suas orações ao Grande Espírito, que acreditavam que tinha poderes de criação: ao Avô Sol, à Avó Lua, à Mãe da Terra, aos Antepassados, à natureza e aos bons Espíritos que existiam em toda a parte da criação. Respeitavam e consideravam-nos como o Grande Espírito, símbolo da verdade na vida. Por sua vez, os timorenses, ou o grupo étnico Mambae de Ainaro, respeita-os e considera como Lulik ou Maromak (Sagrado/Santo ou Deus), que protegeiam a existência. Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar se existem semelhanças e diferenças entre os dois ritos culturais e compreender as suas características positivas e negativas. Assim, debruçar-nos-emos sobre algumas cerimónias rituais dos nativos da América do Norte, tais como a Cerimónia da Dança da Águia, a Cerimónia da Dança do Espírito, a Cerimónia do Cachimbo Sagrado e a Cerimónia da Cura da Terra. Estes são os ritos culturais através dos quais se presta culto ao ser absoluto, Deus. Por outro lado, no que respeita ao grupo étnico Mambae, do subdistrito Ainaro, focar-nos-emos na cerimónia da Saubatár (um ritual praticado antes da época da colheita do milho), na cerimónia da Orsaian (um ritual aquando do nascimento de um bebé, que é apresentado), na cerimónia do Tanmat/ da Koremetan (uma cerimónia de comemoração no funeral dos defuntos, que é simboliza o desluto, nomeadamente por se tirarem as roupagens de luto) e no ato da Tertota (Oração). É de notar que estes são ritos culturais de tradição oral, praticados nos lugares sagrados, nomeadamente na Uma Lulik, Bosok Lulik, Fatuk Lulik, Ai Lulik, entre outros; através deles, os étnicos prestam, diretamente, culto aos seus antepassados, e ao sobrenatural e, indiretamente, a Deus (Maromak). Poder-se-á afirmar que os ritos anteriormente referidos têm os mesmos objetivos. Têm, igualmente, há alguns aspetos negativos no que respeita à sua prática, designadamente em termos económicos, porque as cerimónias exigem muitos gastos. Por outro lado, entram em contradição com a doutrina católica no contexto de Timor-Leste.The present work is a comparative study between two indigenous cultures of the two societies, precisely those of the native of North Americans and the ethnic group of Mambae Ainaro subdistrict, inTimor-Leste. In past centuries, the two peoples were traditionally animists and believed in their ancestors and the supernatural according to their perspectives. The natives of North America, through the rites, dedicated their worship to the Great Spirits, whom they believed had powers of creation as part of Grandfather Sun, Grandmother Moon, Mother Earth, the Ancestors, nature and all good spirits that exist in every part of creation. Respected and regarded them as the Great Spirit, the symbol of truth in life. In turn, the Timorese, or the ethnic group of Mambae Ainaro, respects and considers those as Lulik or Maromak (Sacred / Holy spirit or God), who protects the human being. In this sense, our objective is to identify whether there are some similarities and differences between the two cultural rites and to find out their positive and negative impacts. Thus, we will dwell on some ritual ceremonies of the natives of North America, such as the Eagle Dance Ceremony, the Ghost Dance Ceremony, the Sacred Pipe Ceremony and the Earth Healing Ceremony. The natives believe on God through their cultural rites and worship. On the other hand, with regard to the ethnic group of Mambae, Ainaro subdistrict, we will focus on the ceremony of Saubatár (a ritual practiced before the time of harvest corn), in the Orsaian ceremony (a ritual at the birth of a baby, which is displayed), the ceremony of Tanmat/ koremetan (a ceremony celebrating the funeral of the deceased, which is symbolizes desluto, namely due to take the garb of mourning) and the act of Tertota (Prayer). Note that these are cultural rites of oral tradition, practiced in sacred places, particularly in Uma Lulik (Sacred House), Bosok Lulik (tradicional sacred altar), Fatuk Lulik ( sacred rock), Ai Lulik (sacred tree), among others, through them, the ethnic lend directly to worship their ancestors, supernatural and, indirectly, to God (Maromak). It could be argued that the aforementioned rites have the same goals. However, there are also some negative aspects concerning its practice, particularly in economic aspect, because the ceremonies require much expense. On the other hand, come into conflict with the Catholic doctrine in the context of Timor-Leste.Disertasaun ida ne’e nudár estudu komparativu ida, entre kultura ritual indígena husi sosiedade rua, mak rai-nain ka nativu Norte Amerika nian no grupu étniku Mambae iha subdistritu Ainaro, Timor-Lorosa’e. Uluk iha Beiala sira nia tempu, sosiedade rua ne’e mesak ema animista (sidauk hatene Maromak, fiar no adora deit ba Espíritu Lulik). Sira fiar ba Beiala sira no kbít natureza tuir ida-idak nia lisan no perspetiva. Nune’e liu husi halo ritual (adora lulik) ema nativu Norte Amerika, dedika no hasae sira nia orasaun ba iha Leten A’as ne’ebe iha kbít ba buat hotu, bolu dehan “Grande Criador” mak hanesan: Avô Loron, Avó Fulan, Avó Rai, Beiala sira, Natureza no Espírito diak sira ne’ebe moris iha kriasaun hotu nia let. Neduni, sira respeita no konsidera nudar Espíritu Bot no Lia los iha moris loron-loron nian. Nune’e mos Timor oan sira, liu-liu grupo étniku Mambae Ainaro halo ritual ká adora Lulik, ne’ebe sira fiar katak, bele fó kbít ba ema nia moris hanesan mos ema sarani sira ne’ebe fiar no adora Nai Maromak. Nune’e iha estudu ida ne’e atu buka hatene, karik iha prátika ritual husi parte rua ne’e iha karater balun ne’ebe bele hanesan no lá hanesan, nomo’os atu hatene sira nia impaktu positivu no negativu (lalaok diak no a’at). Liu husi estudu ida ne’e identifica ona serimónia ritual oin hat (4) husi Nativu Norte Amerika nian mak hanesan: the Eagle Dance Ceremony (Serimónia ritual Dansa Makikit), Ghost Dance Ceremony (Cerimónia ritual Dansa Klamar), the Sacred Pipe Ceremony (Serimónia ritual fuma Kaiximbu Lulik), no Earth Healing Ceremony (Serimónia ritual Kura Rai). Aleinde ida ne’e, ami identifica mos ritual oin hat (4) ne’ebe koiñesidu iha grupu étniku Mambae Ainaro hanesan tuir mai: Serimónia ritual Saubatár, Serimónia Orsaian (bebé ida moris mai liu loron tolu ka hat tenke halo uluk serimónia mak foin bele lori bebé ba liur), Serimónia ritual Tan-mat/ Kore-metan (ami fo’o esplikasaun ona ba diferente entre termu rua ne’e) no prátika ritual Tertota (Lia mulak). Lalaok sira nemak ita bolu ritu kultural no tradisaun oral (koalia ho ibun deit) ne’ebe Beiala no Fiar-nain sira halao iha fatin lulik hanesan Uma Lulik, Bosok Lulik (altar tradisional), Fatuk Lulik, Aihun Lulik no seluk tan. Liu husi prátika hirak ne’e ema Mambae Ainaro hasae sira nia orasaun diretamente ba espíritu lulik (natureza) no Beiala sira ne’ebe sira konsidera mo’os hanesan Nai Maromak. Ikus liu, bele hateten katak ritu kultural husi parte rua ne’e iha intensaun no fiar ne’ebe hanesan, hasae hotu ba espírito lulik ne’ebe lá hare’e ho matan (invizivel), maibe, sira nia prátika no forma diferente. Nune’e mos ejisti impaktu negativu iha aspetu ekonomia, tambá halao serimónia ritual ida tenke iha gastu barak no seluk tan. Iha parte seluk, prátika ritual iha kontradisaun ho doutrina sarani katólika nian, tuir kontekstu Timor-Lorosa’e nian.Costa, JaimeUniversidade do MinhoConceição, Fernando da2013-07-152013-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:45.100108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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