A influência da ansiedade e da superproteção dos pais, no desenvolvimento da ansiedade social nas crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita, Andreia Maria Pereira Santa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12268
Resumo: Enquadramento: A Perturbação da Ansiedade Social (PAS) é descrita como uma perturbação muito frequente em crianças e na adolescência, tendo um elevado impacto em diversos domínios da vida. Torna-se fundamental identificar os preditores da AS, em idades pré-escolares, por forma, a implementar estratégias de intervenção adequadas. Neste contexto, o principal objetivo do nosso estudo foi perceber de que forma, as variáveis de influência parental e variáveis da criança se relacionam com os níveis de ansiedade social da criança, tendo em conta o género sexual, tanto dos filhos como dos seus progenitores. Metodologia: Neste estudo, foram recolhidos dados de pais de 316 crianças, entre os 2 e os 6 anos. As variáveis relativas aos pais foram avaliadas através dos questionários: (AMBI) - Escala de Inibição Comportamental no Adulto; (POM) Medida de Superproteção Parental; (EASDIS) Escala de Ansiedade e Evitamento em situações de Desempenho e de Interação social. No que concerne, às variáveis das crianças foram avaliadas através dos questionários: (PAS) Escala de Ansiedade Pré-escolar; (BIQ) Questionário de Inibição Comportamental. Resultados e Discussão: Os principais resultados revelaram uma relação entre o Temperamento Inibido e a AS da criança. Por sua vez, a AS da Mãe influi na AS dos filhos, independentemente do sexo, caso que não se verifica, nos progenitores masculinos. A superproteção surge como uma variável mediadora entre os pais e as crianças, não obstante, esta relação depende do sexo da criança e dos pais. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual, acerca do estudo da relação dos fatores parentais no desenvolvimento de AS.
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