A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29710 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto. |
id |
RCAP_4adab96886f711c102cea7006c7a898b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º anoTexto narrativoSequência descritivaProdução textualSequência de ensinoO presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto.The present report results from the implementation of a teaching sequence carried out with students of a 3rd grade class of Primary School, from a school in the city of Aveiro. This teaching sequence, addressed the learning of the writing of descriptive sequence in narrative text. The intervention plan aims to evaluate the effects of this teaching sequence on students learning by comparing the initial and final textual production made by the students. The characteristics of the narrative text and the integration of a descriptive sequence in the relation to characters in the final textual productions were considered for the analysis. The analysis of the collected data indicates that there were improvements in the texts. The most significant results are characters´ descriptions made by students in their final texts as well as a better organization of the text.2022-01-07T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29710porBastos, Maria de Lurdes do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/29710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.411301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
title |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
spellingShingle |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo Texto narrativo Sequência descritiva Produção textual Sequência de ensino |
title_short |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
title_full |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
title_fullStr |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
title_full_unstemmed |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
title_sort |
A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano |
author |
Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo |
author_facet |
Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto narrativo Sequência descritiva Produção textual Sequência de ensino |
topic |
Texto narrativo Sequência descritiva Produção textual Sequência de ensino |
description |
O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T00:00:00Z 2019-12-12 2022-01-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29710 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137675391795200 |