A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29710
Resumo: O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto.
id RCAP_4adab96886f711c102cea7006c7a898b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º anoTexto narrativoSequência descritivaProdução textualSequência de ensinoO presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto.The present report results from the implementation of a teaching sequence carried out with students of a 3rd grade class of Primary School, from a school in the city of Aveiro. This teaching sequence, addressed the learning of the writing of descriptive sequence in narrative text. The intervention plan aims to evaluate the effects of this teaching sequence on students learning by comparing the initial and final textual production made by the students. The characteristics of the narrative text and the integration of a descriptive sequence in the relation to characters in the final textual productions were considered for the analysis. The analysis of the collected data indicates that there were improvements in the texts. The most significant results are characters´ descriptions made by students in their final texts as well as a better organization of the text.2022-01-07T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29710porBastos, Maria de Lurdes do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/29710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.411301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
title A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
spellingShingle A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo
Texto narrativo
Sequência descritiva
Produção textual
Sequência de ensino
title_short A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
title_full A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
title_fullStr A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
title_full_unstemmed A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
title_sort A sequência descritiva no texto narrativo: uma experiência com alunos do 3º ano
author Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo
author_facet Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Maria de Lurdes do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Texto narrativo
Sequência descritiva
Produção textual
Sequência de ensino
topic Texto narrativo
Sequência descritiva
Produção textual
Sequência de ensino
description O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola do concelho de Aveiro, através da qual se propôs a construção de aprendizagem da escrita de sequências descritivas em textos narrativos. O plano de intervenção tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma sequência de ensino na aprendizagem discente, através da comparação das produções textuais inicial e final realizadas pelos alunos. Foram consideradas para a análise caraterísticas do texto narrativo e a integração, nas produções textuais, de sequência descritiva relativamente a personagens do texto. A análise dos dados recolhidos indica que ocorreram melhorias nos textos. Os resultados mais significativos verificam-se pela textualização, nas produções finais, da descrição das personagens bem como de uma melhor organização do texto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2019-12-12
2022-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29710
url http://hdl.handle.net/10773/29710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137675391795200