O contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria analítica no espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armindo, Joana Margarida da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18387
Resumo: O insucesso escolar a Matemática é uma realidade que tem preocupado a comunidade em geral, sendo mais acentuado no âmbito da Geometria. De acordo com a literatura, algumas das principais dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem deste tema são a visualização de objetos a três dimensões e o estabelecimento de conexões entre a representação gráfica desses objetos e a sua representação algébrica. Dados os benefícios da sua integração em sala de aula, os Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica, e o GeoGebra em particular, poderão constituir uma forma de superar as dificuldades enunciadas. Neste contexto, formulou-se a seguinte questão de investigação: em que medida é que uma adequada exploração do GeoGebra, tirando partido de várias representações de entes matemáticos que o software permite e como complemento de ferramentas de ‘papel e lápis’, contribui para uma aprendizagem mais sólida da Geometria Analítica no espaço? No seguimento da questão anterior, este estudo tem por objetivo: analisar a influência de uma adequada exploração, ao nível do 10.º ano de escolaridade, do GeoGebra, tirando partido das folhas gráfica 3D e algébrica e como complemento de ferramentas de ‘papel e lápis’, numa aprendizagem mais sólida relacionada com: (i) o ponto médio de um segmento de reta no espaço; (ii) o plano mediador de um segmento de reta e (iii) a superfície esférica. Para tentar dar resposta à questão de investigação e cumprir os objetivos propostos optou-se por um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa. O estudo empírico decorreu numa escola do concelho da Horta, nos Açores, numa turma do 10.º ano de escolaridade. A análise de dados foi, fundamentalmente, qualitativa, tendo-se privilegiado como técnicas de recolha a observação e a recolha documental. Os resultados obtidos sugerem que, de uma forma geral, o GeoGebra, usado como complemento de ferramentas de ‘papel e lápis’, contribuiu para a aprendizagem dos tópicos referidos pelos casos de estudo.
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