Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio,Susana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2058
Resumo: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
id RCAP_4afe9908fb21fb80cd9ad1c4780ba09c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmadaArte dramáticaCorpo humano na arteExpressão corporalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010O presente trabalho procura identificar os elementos fundadores do pensamento sobre a dramaturgia do corpo. Uma vez que o corpo do actor é o elemento essencial na criação teatral, pretende-se perceber de que forma ele transporta linhas de sentido, que em relação com os corpos dos outros actores produzem redes de significância. Estas têm um carácter invisível, mas é justamente esta característica que fundamenta o sentido teatral. Pretende-se fundamentar esta ideia a partir de diversos argumentos que mostram as características específicas do corpo do actor, nomeadamente na criação das figuras criadas e seus punctuns, linhas de projecção no espaço e planos de intensidade; bem como na criação de momentos presente‟. O actor, apoiando-se num trabalho de preparação técnica e de estimulação das suas energias potenciais, cria estados corpóreos que se relacionam com o espaço e que agem num plano da invisibilidade com o espectador, criando laços de cumplicidade e interacção. São exactamente estes momentos co-presenciais, que interessam do ponto de vista da dramaturgia do corpo para a experiência estética de um teatro do corpo. Esta dissertação teve uma componente prática que foi a criação do espectáculo Chuva Pasmada . Esta serviu de laboratório para a experimentação dos conceitos aqui abordados.This work attempts to define the basic elements in the study of body dramaturgy. The goal is to understand how the actor's body, which is the essential element within theatrical creation, conveys meaningful lines that, in relationship with other actors, produces networks of significance. These networks are of an invisible character, and this dissertation defends that it is specifically this characteristic where the source of theatrical meaning can be found. This work develops this idea with a variety of arguments that show the specific elements of the actor's body, in particular the corporeality of physical characters and their punctuns, lines of projection within space and planes of intensity; as well as the creation of the present moment . The actor, supported by a work of technical preparation and exploration of their own potential lifeforce, creates bodied states that relate with the space and act on an invisible plane between actor and spectator, creating links of complicity and interaction. It's exactly these moments of shared presence that interest us from the point of view of the body's dramaturgy, allowing us to arrive at the source of the theatrical body. This dissertation had a pratical component which was the creation of the performance Chuva Pasmada , that served as a space to explore and develop the concepts above mentioned.Brilhante,Maria João,1956-Repositório da Universidade de LisboaCecílio,Susana2010-12-09T13:12:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2058porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581590info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:32.259556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
title Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
spellingShingle Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
Cecílio,Susana
Arte dramática
Corpo humano na arte
Expressão corporal
Teses de mestrado - 2010
title_short Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
title_full Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
title_fullStr Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
title_full_unstemmed Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
title_sort Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
author Cecílio,Susana
author_facet Cecílio,Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brilhante,Maria João,1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio,Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Arte dramática
Corpo humano na arte
Expressão corporal
Teses de mestrado - 2010
topic Arte dramática
Corpo humano na arte
Expressão corporal
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2058
url http://hdl.handle.net/10451/2058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169444384768