Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2058 |
Resumo: | Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 |
id |
RCAP_4afe9908fb21fb80cd9ad1c4780ba09c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmadaArte dramáticaCorpo humano na arteExpressão corporalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010O presente trabalho procura identificar os elementos fundadores do pensamento sobre a dramaturgia do corpo. Uma vez que o corpo do actor é o elemento essencial na criação teatral, pretende-se perceber de que forma ele transporta linhas de sentido, que em relação com os corpos dos outros actores produzem redes de significância. Estas têm um carácter invisível, mas é justamente esta característica que fundamenta o sentido teatral. Pretende-se fundamentar esta ideia a partir de diversos argumentos que mostram as características específicas do corpo do actor, nomeadamente na criação das figuras criadas e seus punctuns, linhas de projecção no espaço e planos de intensidade; bem como na criação de momentos presente‟. O actor, apoiando-se num trabalho de preparação técnica e de estimulação das suas energias potenciais, cria estados corpóreos que se relacionam com o espaço e que agem num plano da invisibilidade com o espectador, criando laços de cumplicidade e interacção. São exactamente estes momentos co-presenciais, que interessam do ponto de vista da dramaturgia do corpo para a experiência estética de um teatro do corpo. Esta dissertação teve uma componente prática que foi a criação do espectáculo Chuva Pasmada . Esta serviu de laboratório para a experimentação dos conceitos aqui abordados.This work attempts to define the basic elements in the study of body dramaturgy. The goal is to understand how the actor's body, which is the essential element within theatrical creation, conveys meaningful lines that, in relationship with other actors, produces networks of significance. These networks are of an invisible character, and this dissertation defends that it is specifically this characteristic where the source of theatrical meaning can be found. This work develops this idea with a variety of arguments that show the specific elements of the actor's body, in particular the corporeality of physical characters and their punctuns, lines of projection within space and planes of intensity; as well as the creation of the present moment . The actor, supported by a work of technical preparation and exploration of their own potential lifeforce, creates bodied states that relate with the space and act on an invisible plane between actor and spectator, creating links of complicity and interaction. It's exactly these moments of shared presence that interest us from the point of view of the body's dramaturgy, allowing us to arrive at the source of the theatrical body. This dissertation had a pratical component which was the creation of the performance Chuva Pasmada , that served as a space to explore and develop the concepts above mentioned.Brilhante,Maria João,1956-Repositório da Universidade de LisboaCecílio,Susana2010-12-09T13:12:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2058porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581590info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:32.259556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
title |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
spellingShingle |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada Cecílio,Susana Arte dramática Corpo humano na arte Expressão corporal Teses de mestrado - 2010 |
title_short |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
title_full |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
title_fullStr |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
title_full_unstemmed |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
title_sort |
Dramaturgia do corpo: o treino do actor e a criação do espectáculo Chuva pasmada |
author |
Cecílio,Susana |
author_facet |
Cecílio,Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brilhante,Maria João,1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio,Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte dramática Corpo humano na arte Expressão corporal Teses de mestrado - 2010 |
topic |
Arte dramática Corpo humano na arte Expressão corporal Teses de mestrado - 2010 |
description |
Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-09T13:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2058 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134169444384768 |