A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Fernando Luís
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21406
Resumo: A finalidade de base deste artigo é identificar as características e interpretar os comportamentos subjacentes ao processo de implementação da malha de escolas de instrução primária. O espaço de análise corresponde ao Alentejo e o tempo à transição do século XIX para o século XX. Para atingir o fim enunciado procuramos perceber os contextos que enquadraram os comportamentos sociais perante as aprendizagens e o ensino. O problema fundamental que abordamos refere-se à organização do ensino primário e às dificuldades regionais de implementação de uma rede escolar adequada às necessidades da região.
id RCAP_4b0bd9362ff02a830868de74de0d6007
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XXAlfabetizaçãoAlentejoA finalidade de base deste artigo é identificar as características e interpretar os comportamentos subjacentes ao processo de implementação da malha de escolas de instrução primária. O espaço de análise corresponde ao Alentejo e o tempo à transição do século XIX para o século XX. Para atingir o fim enunciado procuramos perceber os contextos que enquadraram os comportamentos sociais perante as aprendizagens e o ensino. O problema fundamental que abordamos refere-se à organização do ensino primário e às dificuldades regionais de implementação de uma rede escolar adequada às necessidades da região.Escola Superior de Educação de Beja2017-10-31T16:26:00Z2017-10-311995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21406http://hdl.handle.net/10174/21406porGameiro, Fernando Luís - A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX. In Ler Educação, nº 17/18, Beja: Escola Superior de Educação de Beja, pp. 27-43.fgameiro@uevora.pt733Gameiro, Fernando Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:40.775436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
title A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
spellingShingle A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
Gameiro, Fernando Luís
Alfabetização
Alentejo
title_short A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
title_full A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
title_fullStr A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
title_full_unstemmed A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
title_sort A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX
author Gameiro, Fernando Luís
author_facet Gameiro, Fernando Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Fernando Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Alentejo
topic Alfabetização
Alentejo
description A finalidade de base deste artigo é identificar as características e interpretar os comportamentos subjacentes ao processo de implementação da malha de escolas de instrução primária. O espaço de análise corresponde ao Alentejo e o tempo à transição do século XIX para o século XX. Para atingir o fim enunciado procuramos perceber os contextos que enquadraram os comportamentos sociais perante as aprendizagens e o ensino. O problema fundamental que abordamos refere-se à organização do ensino primário e às dificuldades regionais de implementação de uma rede escolar adequada às necessidades da região.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01T00:00:00Z
2017-10-31T16:26:00Z
2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21406
http://hdl.handle.net/10174/21406
url http://hdl.handle.net/10174/21406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gameiro, Fernando Luís - A alfabetização no Alentejo, séculos XIX e XX. In Ler Educação, nº 17/18, Beja: Escola Superior de Educação de Beja, pp. 27-43.
fgameiro@uevora.pt
733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Beja
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Beja
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136607935135744