Climatologia aeronáutica do aeroporto de Ponta Delgada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9486 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se realizar um estudo da climatologia aeronáutica do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada a partir da análise dos comunicados Metar emitidos pelo Observatório da Nordela situado no aeroporto com autoridade nacional para a observação com fins aeronáuticos, e da informação obtida da estação meteorologica automática (EMA), instalada junto as pistas. Considerando a redução da visibilidade, o vento cruzado à pista e os fenómenos associados à instabilidade atmosférica na aproximação como os mais perigosos a efectos de operações aeroportuarias, é analizado como é afectada a visibilidade com as diferentes situações sinópticas assim como o comportamento do vento, da temperatura e do teto das nuvens, com o fim de avaliar quais as situações mais desfavoráveis e com que frequência ocorrem no aeroporto. |
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Climatologia aeronáutica do aeroporto de Ponta DelgadaMeteorologiaClimatologiaTráfego aéreo: Ponta Delgada (São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal)O presente trabalho propõe-se realizar um estudo da climatologia aeronáutica do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada a partir da análise dos comunicados Metar emitidos pelo Observatório da Nordela situado no aeroporto com autoridade nacional para a observação com fins aeronáuticos, e da informação obtida da estação meteorologica automática (EMA), instalada junto as pistas. Considerando a redução da visibilidade, o vento cruzado à pista e os fenómenos associados à instabilidade atmosférica na aproximação como os mais perigosos a efectos de operações aeroportuarias, é analizado como é afectada a visibilidade com as diferentes situações sinópticas assim como o comportamento do vento, da temperatura e do teto das nuvens, com o fim de avaliar quais as situações mais desfavoráveis e com que frequência ocorrem no aeroporto.This project studies the aeronautical climatology of João Paulo II Airport in Ponta Delgada from the analysis of the Metar report by Nordela Observatory, located at the airport with national authority for aircraft observation and from the automatic weather station (EMA), located next to the runway. Considering the the reduction of visibility, the crosswind runway and the phenomena associated with atmospheric instability as the most dangerous for airport operations, is analyzed as the visibility is affected with the different synoptic situations as well as the behavior of the wind, temperature and ceiling of clouds, in order to which the most unfavorable situations and how often occur at the airport.Universidade de Aveiro2013-01-15T17:14:37Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9486porNavarro, Patricia Vicensinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:13Zoai:ria.ua.pt:10773/9486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:18.869780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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