Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuri,Nídia Pavan
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva,Antônio Nélson Rodrigues da, Pereira,Márcia de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006
Resumo: Novas técnicas e ferramentas de análise devem ser rapidamente incorporadas aos cursos com forte base tecnológica como a Engenharia, sem contudo ampliar o tempo dedicado às disciplinas. Diante desse desafio, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com o objetivo de explorar e avaliar alternativas pedagógicas que, fazendo uso de recursos da hipermídia e dos modelos de estilos de aprendizagem, complementasse a metodologia usualmente utilizada em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes no Curso de Engenharia Civil, sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Os resultados alcançados demonstraram que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional e promoveram resultados positivos para o aprendizado na disciplina.
id RCAP_4b1b84e851f0630a39524f7b43d248c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872006000200006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportesProcesso de ensino-aprendizagemEstilos de aprendizagemRecursos da hipermédiaNovas técnicas e ferramentas de análise devem ser rapidamente incorporadas aos cursos com forte base tecnológica como a Engenharia, sem contudo ampliar o tempo dedicado às disciplinas. Diante desse desafio, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com o objetivo de explorar e avaliar alternativas pedagógicas que, fazendo uso de recursos da hipermídia e dos modelos de estilos de aprendizagem, complementasse a metodologia usualmente utilizada em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes no Curso de Engenharia Civil, sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Os resultados alcançados demonstraram que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional e promoveram resultados positivos para o aprendizado na disciplina.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006Revista Portuguesa de Educação v.19 n.2 2006reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006Kuri,Nídia PavanSilva,Antônio Nélson Rodrigues daPereira,Márcia de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:40Zoai:scielo:S0871-91872006000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:14.795987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
title Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
spellingShingle Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
Kuri,Nídia Pavan
Processo de ensino-aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Recursos da hipermédia
title_short Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
title_full Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
title_fullStr Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
title_sort Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes
author Kuri,Nídia Pavan
author_facet Kuri,Nídia Pavan
Silva,Antônio Nélson Rodrigues da
Pereira,Márcia de Andrade
author_role author
author2 Silva,Antônio Nélson Rodrigues da
Pereira,Márcia de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuri,Nídia Pavan
Silva,Antônio Nélson Rodrigues da
Pereira,Márcia de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Recursos da hipermédia
topic Processo de ensino-aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Recursos da hipermédia
description Novas técnicas e ferramentas de análise devem ser rapidamente incorporadas aos cursos com forte base tecnológica como a Engenharia, sem contudo ampliar o tempo dedicado às disciplinas. Diante desse desafio, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com o objetivo de explorar e avaliar alternativas pedagógicas que, fazendo uso de recursos da hipermídia e dos modelos de estilos de aprendizagem, complementasse a metodologia usualmente utilizada em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes no Curso de Engenharia Civil, sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Os resultados alcançados demonstraram que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional e promoveram resultados positivos para o aprendizado na disciplina.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.19 n.2 2006
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137273922453504