Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39242 |
Resumo: | Partindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”. |
id |
RCAP_4b2ea79dae075e4a964c6c668636a3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturaçãoPreconceitoMigraçõesInclusão socialPartindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.Alto Comissariado para as MigraçõesRepositório da Universidade de LisboaGuerra, RitaRodrigues, Ricardo BorgesCarmona, MargaridaBarreiros, JorgeAguiar, CecíliaAlexandra, JoanaCosta-Lopes, Rui2019-07-25T15:36:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39242porGuerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações978-989-685-088-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:00.597607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
title |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
spellingShingle |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação Guerra, Rita Preconceito Migrações Inclusão social |
title_short |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
title_full |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
title_fullStr |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
title_full_unstemmed |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
title_sort |
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação |
author |
Guerra, Rita |
author_facet |
Guerra, Rita Rodrigues, Ricardo Borges Carmona, Margarida Barreiros, Jorge Aguiar, Cecília Alexandra, Joana Costa-Lopes, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ricardo Borges Carmona, Margarida Barreiros, Jorge Aguiar, Cecília Alexandra, Joana Costa-Lopes, Rui |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Rita Rodrigues, Ricardo Borges Carmona, Margarida Barreiros, Jorge Aguiar, Cecília Alexandra, Joana Costa-Lopes, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preconceito Migrações Inclusão social |
topic |
Preconceito Migrações Inclusão social |
description |
Partindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-25T15:36:20Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39242 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Guerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações 978-989-685-088-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alto Comissariado para as Migrações |
publisher.none.fl_str_mv |
Alto Comissariado para as Migrações |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134467382575104 |