Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Ricardo Borges, Carmona, Margarida, Barreiros, Jorge, Aguiar, Cecília, Alexandra, Joana, Costa-Lopes, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39242
Resumo: Partindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.
id RCAP_4b2ea79dae075e4a964c6c668636a3e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturaçãoPreconceitoMigraçõesInclusão socialPartindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.Alto Comissariado para as MigraçõesRepositório da Universidade de LisboaGuerra, RitaRodrigues, Ricardo BorgesCarmona, MargaridaBarreiros, JorgeAguiar, CecíliaAlexandra, JoanaCosta-Lopes, Rui2019-07-25T15:36:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39242porGuerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações978-989-685-088-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:00.597607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
title Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
spellingShingle Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
Guerra, Rita
Preconceito
Migrações
Inclusão social
title_short Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
title_full Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
title_fullStr Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
title_full_unstemmed Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
title_sort Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
author Guerra, Rita
author_facet Guerra, Rita
Rodrigues, Ricardo Borges
Carmona, Margarida
Barreiros, Jorge
Aguiar, Cecília
Alexandra, Joana
Costa-Lopes, Rui
author_role author
author2 Rodrigues, Ricardo Borges
Carmona, Margarida
Barreiros, Jorge
Aguiar, Cecília
Alexandra, Joana
Costa-Lopes, Rui
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Rita
Rodrigues, Ricardo Borges
Carmona, Margarida
Barreiros, Jorge
Aguiar, Cecília
Alexandra, Joana
Costa-Lopes, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito
Migrações
Inclusão social
topic Preconceito
Migrações
Inclusão social
description Partindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T15:36:20Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39242
url http://hdl.handle.net/10451/39242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações
978-989-685-088-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alto Comissariado para as Migrações
publisher.none.fl_str_mv Alto Comissariado para as Migrações
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134467382575104