Os enfermeiros e a tomada de decisão em situação crítica: aspectos socioprofissionais e bioéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Pedro Miguel Henriques
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16232
Resumo: Os enfermeiros e a tomada de decisão em situação crítica: Aspetos socioprofissionais e bioéticos As questões de ordem bioética têm surgido com insistência no âmbito das investigações focadas em contextos profissionais e cuidados de saúde. A questão de partida que esteve na origem deste estudo foi a seguinte: como se desenvolve o processo de tomada de decisão dos enfermeiros em cuidados intensivos, particularmente quando esta remete para dilemas de ordem ética? Utilizou-se uma abordagem multimétodo que incluiu metodologias quantitativas e qualitativas. Este estudo é descritivo e transversal. Os participantes foram 172 enfermeiros que exercem funções em UCI. Para a recolha de informação foram utilizados um questionário (Ethics Position Questionnaire) e uma entrevista semiestruturada. Os resultados sugerem uma intenção de mudança das estratégias de processos de decisão pelos participantes. Para isso é considerado o papel primordial da informação e da formação. Os participantes também identificaram necessidades de apoio pessoal e profissional, para lidar e realizar decisões éticas. /ABSTRACT - Nurses and decision-making in critical situation: Social, professional and bioethieal aspects Bioethical questions are emerging insistently from the research focused on professional and health care contexts. The start question of the study was: how is developed the decision-making process of nurses in intensive care units, particularly when there are ethical dilemmas? A multimethod approach was used, including both quantitative and qualitative methods. This study is descriptive and transversal. Participants were 172 nurses fi-om the ICU staff. A questionnaire (Ethics Position Questionnaire) and a semi-structured interview were chosen to collect data. The results suggest an intention of change concerning the process of decision-making by the participants. To achieve this, it was reported the primordial role of information and education. Participants identified also situations where professionals feel needs of professional and emotional support to deal and to make ethical decisions.
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