Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6644
Resumo: Tese de Mestrado em Política Social
id RCAP_4b35ad3837e7c1692e4fcca6390c7fad
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casosPós-graduaçãoInvestigação científicaMotivaçãoCompetênciaRelação interpessoalDesenvolvimento jovem adultoGraduate educationScientific researchMotivationSkillsInterpersonal relationshipsYoung adult developmentTese de Mestrado em Política SocialA presente dissertação centrou-se na temática da formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto. Contou com um universo 14 estudantes de pós-graduação em mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos, de uma unidade de investigação da Universidade de Lisboa. O estudo seguiu uma metodologia descritiva e, ancorado num paradigma de investigação qualitativa, utilizou a entrevista exploratória como instrumento de recolha dados. Ao saber-se que o atual sistema educativo promove a aliança entre investigação científica multidisciplinar e formação avançada como base conceptual e prática, em domínios específicos, prevê-se que os centros de produção científica/tecnológica ofereçam um contributo relevante na edificação da sociedade do conhecimento. O trabalho configurou um estudo de casos tendo como objetivos específicos caracterizar o estudante de pós-graduação, identificar as motivações e expetativas que sustentaram a escolha deste caminho e perceber qual o contributo da pós-graduação no seu desenvolvimento. O estudo empírico permitiu: verificar que a população em estudo é oriunda de meios socioculturais urbanos e, maioritariamente, proveniente do ensino universitário público; definir quatro perfis de estudantes com base nas motivações e expectativas; identificar necessidades e conhecer ganhos, tais como a aquisição de competências transferíveis, autonomia e afirmação da identidade adulta.The present essay was focused on graduate education and development of the young adult thematic and relied on a universe of 14 graduate students on Master, PhD and Post-Doctoral levels from a research unit of the University of Lisbon. The study have followed a descriptive methodology and anchored to a paradigm of qualitative research has used the exploratory interview as data collection tool. Aware that the current educative system promotes the association between multidisciplinary scientific research and graduate training as conceptual and practical base, in specific domains, it is predicted that centers of technological/scientific production offer a relevant input to the construction of the knowledge society. The research set a cases study and had as main purposes characterize the graduate student; identify the motivations and expectations on the basis of this pathway choice and realize which contribution of the graduate training in its development. The empirical research allowed to perceive that the studied population come from urban sociocultural backgrounds and the majority had public higher education; define four choice profiles sustained on motivations and expectations; and identify needs and find out achievements such as the acquisition of transferable skills, autonomy and affirmation of the adulthood identityInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmaro, Fausto José RobaloRepositório da Universidade de LisboaCosta, Filomena da Conceição Nascimento Simões da2014-03-27T20:21:07Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6644TID:201511266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:59.337506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
title Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
spellingShingle Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
Pós-graduação
Investigação científica
Motivação
Competência
Relação interpessoal
Desenvolvimento jovem adulto
Graduate education
Scientific research
Motivation
Skills
Interpersonal relationships
Young adult development
title_short Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
title_full Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
title_fullStr Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
title_full_unstemmed Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
title_sort Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
author Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
author_facet Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Fausto José Robalo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Investigação científica
Motivação
Competência
Relação interpessoal
Desenvolvimento jovem adulto
Graduate education
Scientific research
Motivation
Skills
Interpersonal relationships
Young adult development
topic Pós-graduação
Investigação científica
Motivação
Competência
Relação interpessoal
Desenvolvimento jovem adulto
Graduate education
Scientific research
Motivation
Skills
Interpersonal relationships
Young adult development
description Tese de Mestrado em Política Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-27T20:21:07Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6644
TID:201511266
url http://hdl.handle.net/10400.5/6644
identifier_str_mv TID:201511266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131015654932480