Betões de elevado desempenho com elevado volume de cinzas volantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6334 |
Resumo: | Com o objectivo de contribuir para a sustentabilidade da construção, urge reduzir a produção e o consequente consumo de cimento. Contudo, esta diminuição não deve comprometer o necessário desempenho das estruturas de betão, de forma a garantir a manutenção de períodos de vida útil suficientemente alargados. Assim, se a substituição de elevados volumes de cimento por subprodutos industriais, como é o caso das cinzas volantes, se revelar exequível, será extremamente benéfica sob o ponto de vista ecológico e ambiental. Neste contexto, desenvolveu-se um programa experimental de forma a avaliar a possibilidade de produzir betões de desempenho melhorado, ou mesmo de elevado desempenho, fabricados com quantidades reduzidas de cimento e recorrendo à incorporação de materiais correntes, de baixo custo, comummente utilizados no fabrico de betões convencionais. As composições de betão estudadas foram produzidas com 400 kg/m3, 500 kg/m3 e 600 kg/m3 de ligante (cimento + cinzas volantes) e com uma quantidade de substituição de cimento por cinzas volantes fixa e igual a 60% (em massa). O seu comportamento foi caracterizado experimentalmente, incidindo na avaliação das suas principais propriedades relacionadas com a trabalhabilidade, com as resistências mecânicas e com a durabilidade Os resultados obtidos permitiram evidenciar que, para este tipo de betões, as exigências relacionadas com a resistência à compressão são, para a grande maioria das aplicações práticas, satisfeitas e que estes betões podem ser considerados de elevada durabilidade. Assim, é de esperar que a utilização mais generalizada deste tipo de betões permita edificar construções mais duráveis e contribuir significativamente para a sustentabilidade da construção. |
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Betões de elevado desempenho com elevado volume de cinzas volantesCom o objectivo de contribuir para a sustentabilidade da construção, urge reduzir a produção e o consequente consumo de cimento. Contudo, esta diminuição não deve comprometer o necessário desempenho das estruturas de betão, de forma a garantir a manutenção de períodos de vida útil suficientemente alargados. Assim, se a substituição de elevados volumes de cimento por subprodutos industriais, como é o caso das cinzas volantes, se revelar exequível, será extremamente benéfica sob o ponto de vista ecológico e ambiental. Neste contexto, desenvolveu-se um programa experimental de forma a avaliar a possibilidade de produzir betões de desempenho melhorado, ou mesmo de elevado desempenho, fabricados com quantidades reduzidas de cimento e recorrendo à incorporação de materiais correntes, de baixo custo, comummente utilizados no fabrico de betões convencionais. As composições de betão estudadas foram produzidas com 400 kg/m3, 500 kg/m3 e 600 kg/m3 de ligante (cimento + cinzas volantes) e com uma quantidade de substituição de cimento por cinzas volantes fixa e igual a 60% (em massa). O seu comportamento foi caracterizado experimentalmente, incidindo na avaliação das suas principais propriedades relacionadas com a trabalhabilidade, com as resistências mecânicas e com a durabilidade Os resultados obtidos permitiram evidenciar que, para este tipo de betões, as exigências relacionadas com a resistência à compressão são, para a grande maioria das aplicações práticas, satisfeitas e que estes betões podem ser considerados de elevada durabilidade. Assim, é de esperar que a utilização mais generalizada deste tipo de betões permita edificar construções mais duráveis e contribuir significativamente para a sustentabilidade da construção.Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)Universidade do MinhoCamões, Aires20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6334por"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 23 (2005) 55-64.0873-1152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:51.230503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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