Otimização do processo de obtenção e tratamento de dados de clientes telecontados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniel Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15487
Resumo: A conjuntura energética global espelha o enorme desafio de responder à crescente necessidade energética com a utilização crescente de fontes de energia renováveis. Tendo em conta a dependência atual em fontes de energia tradicionais, e considerando a emissão reduzida de poluentes e o baixo custo do gás natural, o papel desta fonte de energia é fundamental na transição para um cenário energético mais limpo. Em Portugal, o sistema de gás natural é recente e a tendência é para um aumento de consumo. Decorrente da liberalização do mercado de gás natural, face à necessidade de disponibilizar informação aos consumidores e atingir uma melhor relação com os consumos, surgiram os sistemas de telecontagem. Estes sistemas de medição são capazes de integrar a recolha, processamento e transmissão de dados, e gerar um vasto conjunto de informação útil a análises. Com a quantidade de informação gerada, o presente trabalho pretende otimizar o processo de obtenção e tratamento de dados de clientes telecontados de uma organização, promovendo a monitorização e a automatização da decisão do processo para efeitos de análise e faturação. Inicialmente, o estudo procurava analisar o processo original e caracterizar o mesmo no que diz respeito às ineficiências das regras de validação implementadas e às falhas globais do processo. De seguida, foi necessário otimizar o fluxo de dados, e desenvolver e implementar uma solução que permitisse realizar um tratamento diário e constante aos dados, com base em condições favoráveis à disponibilização de relatórios auxiliares ao processo de decisão. Primeiramente, de forma a cumprir com o objetivo inicial, foi realizada uma contextualização à telecontagem e de toda a arquitetura do sistema de medição que lhe é inerente, de forma a compreender e analisar o processo original. De seguida, derivado do estudo realizado a processos de tratamento de dados, regras impostas e metodologias presentes na indústria, o diagrama de fluxo foi elaborado e a solução para a ferramenta estabelecida em Microsoft Excel©, com recurso à linguagem Visual Basic for Applications (VBA). Com o desenvolvimento de algoritmos capazes de validar e estimar os dados, foi possível identificar clientes validados e gerar relatórios que fomentaram a faturação com base em consumos reais e antecipação de anomalias. Com o propósito de perceber o sucesso da implementação da ferramenta foi calculado o rácio entre os clientes validados e invalidados. O rácio máximo de 18,42, atingido com o processo atual, comparativamente ao rácio máximo de 3,13, atingido com o processo anterior, permite concluir que o processo de obtenção e tratamento de dados foi otimizado.
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Estes sistemas de medição são capazes de integrar a recolha, processamento e transmissão de dados, e gerar um vasto conjunto de informação útil a análises. Com a quantidade de informação gerada, o presente trabalho pretende otimizar o processo de obtenção e tratamento de dados de clientes telecontados de uma organização, promovendo a monitorização e a automatização da decisão do processo para efeitos de análise e faturação. Inicialmente, o estudo procurava analisar o processo original e caracterizar o mesmo no que diz respeito às ineficiências das regras de validação implementadas e às falhas globais do processo. De seguida, foi necessário otimizar o fluxo de dados, e desenvolver e implementar uma solução que permitisse realizar um tratamento diário e constante aos dados, com base em condições favoráveis à disponibilização de relatórios auxiliares ao processo de decisão. Primeiramente, de forma a cumprir com o objetivo inicial, foi realizada uma contextualização à telecontagem e de toda a arquitetura do sistema de medição que lhe é inerente, de forma a compreender e analisar o processo original. De seguida, derivado do estudo realizado a processos de tratamento de dados, regras impostas e metodologias presentes na indústria, o diagrama de fluxo foi elaborado e a solução para a ferramenta estabelecida em Microsoft Excel©, com recurso à linguagem Visual Basic for Applications (VBA). Com o desenvolvimento de algoritmos capazes de validar e estimar os dados, foi possível identificar clientes validados e gerar relatórios que fomentaram a faturação com base em consumos reais e antecipação de anomalias. Com o propósito de perceber o sucesso da implementação da ferramenta foi calculado o rácio entre os clientes validados e invalidados. O rácio máximo de 18,42, atingido com o processo atual, comparativamente ao rácio máximo de 3,13, atingido com o processo anterior, permite concluir que o processo de obtenção e tratamento de dados foi otimizado.The global energy situation reflects the enormous challenge of meeting the growing energy need with the increased use of renewable energy sources. Given the current dependence on traditional energy sources, and considering the reduced emission of pollutants and the low cost of natural gas, the role of this energy source is crucial in the transition to a cleaner energy scenario. In Portugal, the natural gas system is recent and the trend is towards an increase in consumption. As a result of the liberalisation of the natural gas market, given the need to provide information to consumers and achieve a better relationship with consumption, telemetering systems have emerged. These measurement systems are capable of integrating the collection, processing and transmission of data, and generate a vast set of information useful for analysis. With the amount of generated information, this work aims to optimise the process of obtaining and processing data from telemetry customers of an organisation, promoting the monitoring and automation of the process decision for the purposes of analysis and invoicing. Initially, the study sought to analyse the original process and characterise it regarding the inefficiencies of the implemented validation rules and the overall process failures. It was then necessary to optimise the data flow, and to develop and implement a solution that would enable the daily and constant processing of the data, based on conditions favourable to the availability of reports auxiliary to the decision-making process. Firstly, in order to meet the initial objective, the telemetering and the entire architecture of the measurement system that is inherent to it were contextualised, in order to understand and analyse the original process. Then, derived from the study carried out on data treatment processes, imposed rules and methodologies present in the industry, the flow diagram was prepared and the solution for the tool was established in Microsoft Excel©, using the Visual Basic for Applications (VBA) language. With the development of algorithms capable of validating and estimating the data, it was possible to identify validated customers and generate reports that promoted invoicing based on real consumption and anticipation of anomalies. In order to understand the success of the implementation of the tool, the ratio between validated and invalidated customers was calculated. The maximum ratio of 18.42, reached with the current process, compared to the maximum ratio of 3.13, reached with the previous process, allows concluding that the process of obtaining and processing data was optimised.Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Daniel Moreira2020-02-18T15:30:37Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15487TID:202342646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:12.007492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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