A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15612
Resumo: Atualmente, a internacionalização é uma estratégia adotada por muitas empresas, independentemente da sua dimensão com o intuito de enfrentar o abrandamento económico no seu mercado doméstico e impulsionar o seu crescimento. No caso das PME, as principais razões que as levam a sair do seu mercado doméstico e a arriscar em mercados externos prendem-se com motivações reativas e muitas vezes exógenas, como sejam a saturação do mercado doméstico, as pressões da concorrência e as relações com os clientes. Assim, a crise financeira no país, aliada à crise no setor da construção civil, leva esta PME portuguesa, do ramo da carpintaria de limpo, a procurar novas oportunidades no exterior. No entanto, como tem consciência da falta de experiência e conhecimento nos mercados internacionais, começa por abordar os mercados numa lógica de procura de novas oportunidades, aproveitando as oportunidades que lhe são dirigidas e vendo nestas uma forma de aprofundar relacionamentos e ganhar experiência neste âmbito. Posteriormente, este conhecimento e experiência permitir-lhe-á enveredar por uma estratégia de internacionalização mais ativa, abandonando/diminuindo a lógica de oportunidade e apostando numa lógica mais estruturada e planeada. Este trabalho, ao tirar proveito de um único estudo de caso, pretende analisar a perspetiva evolutiva da empresa, e como uma estratégia empreendedora, a confiança e a incorporação em redes de relacionamentos facilitam o processo de abertura aos mercados externos.
id RCAP_4b485b9acf24861072ab1ac850152453
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.GestãoInternacionalização de empresasPequenas e médias empresas - Estudos de casoCarpintariaAtualmente, a internacionalização é uma estratégia adotada por muitas empresas, independentemente da sua dimensão com o intuito de enfrentar o abrandamento económico no seu mercado doméstico e impulsionar o seu crescimento. No caso das PME, as principais razões que as levam a sair do seu mercado doméstico e a arriscar em mercados externos prendem-se com motivações reativas e muitas vezes exógenas, como sejam a saturação do mercado doméstico, as pressões da concorrência e as relações com os clientes. Assim, a crise financeira no país, aliada à crise no setor da construção civil, leva esta PME portuguesa, do ramo da carpintaria de limpo, a procurar novas oportunidades no exterior. No entanto, como tem consciência da falta de experiência e conhecimento nos mercados internacionais, começa por abordar os mercados numa lógica de procura de novas oportunidades, aproveitando as oportunidades que lhe são dirigidas e vendo nestas uma forma de aprofundar relacionamentos e ganhar experiência neste âmbito. Posteriormente, este conhecimento e experiência permitir-lhe-á enveredar por uma estratégia de internacionalização mais ativa, abandonando/diminuindo a lógica de oportunidade e apostando numa lógica mais estruturada e planeada. Este trabalho, ao tirar proveito de um único estudo de caso, pretende analisar a perspetiva evolutiva da empresa, e como uma estratégia empreendedora, a confiança e a incorporação em redes de relacionamentos facilitam o processo de abertura aos mercados externos.Nowadays, internationalization is a strategy adopted by many companies, regardless of size, to face the economic slowdown on their domestic market, and boost their growth. In the case of SMEs, the main reasons that lead them to leave their domestic market and venture in foreign markets are reactive, often exogenous motivations as market saturation, competitive pressures and relationship with clients. Thus, the financial crisis felt in the domestic market, allied to the crisis the civil construction went through, led this SME from clean carpentry sector to seek new opportunities in foreign markets. However, as it is aware of the lack of experience and knowledge in foreign markets, it decided to internationalize based on an opportunity seeking strategy, taking advantage of the opportunities spotted, seeing in this opportunities a way to gain experience and knowledge in foreign markets. Later on, the knowledge and experience internalized allows the firm to follow an internationalization perspective based on a more active, planned, and structured perspective. This work, using a single case study method seeks to the evolutionary perspective of the company, and how an entrepreneurial, trust-based, networked strategy facilitates the foreign markets opening up process.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:54Z2015-07-31T00:00:00Z2015-07-312017-07-24T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15612TID:201561646porCarvalheira, Alexandra Marisa Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:56Zoai:ria.ua.pt:10773/15612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:57.398533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
title A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
spellingShingle A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Estudos de caso
Carpintaria
title_short A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
title_full A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
title_fullStr A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
title_full_unstemmed A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
title_sort A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
author Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
author_facet Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Estudos de caso
Carpintaria
topic Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Estudos de caso
Carpintaria
description Atualmente, a internacionalização é uma estratégia adotada por muitas empresas, independentemente da sua dimensão com o intuito de enfrentar o abrandamento económico no seu mercado doméstico e impulsionar o seu crescimento. No caso das PME, as principais razões que as levam a sair do seu mercado doméstico e a arriscar em mercados externos prendem-se com motivações reativas e muitas vezes exógenas, como sejam a saturação do mercado doméstico, as pressões da concorrência e as relações com os clientes. Assim, a crise financeira no país, aliada à crise no setor da construção civil, leva esta PME portuguesa, do ramo da carpintaria de limpo, a procurar novas oportunidades no exterior. No entanto, como tem consciência da falta de experiência e conhecimento nos mercados internacionais, começa por abordar os mercados numa lógica de procura de novas oportunidades, aproveitando as oportunidades que lhe são dirigidas e vendo nestas uma forma de aprofundar relacionamentos e ganhar experiência neste âmbito. Posteriormente, este conhecimento e experiência permitir-lhe-á enveredar por uma estratégia de internacionalização mais ativa, abandonando/diminuindo a lógica de oportunidade e apostando numa lógica mais estruturada e planeada. Este trabalho, ao tirar proveito de um único estudo de caso, pretende analisar a perspetiva evolutiva da empresa, e como uma estratégia empreendedora, a confiança e a incorporação em redes de relacionamentos facilitam o processo de abertura aos mercados externos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31T00:00:00Z
2015-07-31
2017-07-24T13:00:00Z
2018-07-20T14:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15612
TID:201561646
url http://hdl.handle.net/10773/15612
identifier_str_mv TID:201561646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558970499072