O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maia, Joana, Gatinho, Ana, Coelho, Leandra, Torres, Nuno, Veríssimo, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1089
Resumo: Nas últimas décadas, a investigação na área da reminiscência adulto-criança tem-se debruçado, essencialmente, sobre a forma como as mães conversam sobre eventos passados com os seus filhos. Contudo,mais recentemente, os investigadores têm procurado compreender a importância do pai no desenvolvimento da comunicação infantil. O presente estudo explora as diferenças do estilo de reminiscência nas díades mãe-criança e pai-criança, em função do sexo desta. Participaram 79 crianças portuguesas (40raparigas e 39 rapazes), com uma média de 56.93 meses de idade, e respectivas figuras parentais (mãe, n=75 e pai, n=57), 53 destas tinham dados com as díades mãe e pai. As díades participaram separadamente, numa tarefa de reminiscência sobre três eventos passados partilhados. Investigadores independentes transcreveram as conversas e cotaram o estilo de reminiscência dos pais, das mães e dacriança. Os resultados evidenciam que tanto os pais, como as mães não diferem grandemente na forma como falam do passado com as crianças, no entanto as mães utilizam um discurso mais repetitivo do que os pais. As crianças apresentam uma tendência para falar mais com os pais, do que com as mães, independentemente do sexo. Estes dados reforçam a importância do papel do pai como agente de socialização, desde os primeiros anos, promotor da comunicação da criança com o mundo exterior.
id RCAP_4b51f43cb4fec66827d672745b9e92c1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criançaMemória autobiográfica, Reminiscência, Estilo de reminiscência, Figuras parentais, Sexo da criança.Nas últimas décadas, a investigação na área da reminiscência adulto-criança tem-se debruçado, essencialmente, sobre a forma como as mães conversam sobre eventos passados com os seus filhos. Contudo,mais recentemente, os investigadores têm procurado compreender a importância do pai no desenvolvimento da comunicação infantil. O presente estudo explora as diferenças do estilo de reminiscência nas díades mãe-criança e pai-criança, em função do sexo desta. Participaram 79 crianças portuguesas (40raparigas e 39 rapazes), com uma média de 56.93 meses de idade, e respectivas figuras parentais (mãe, n=75 e pai, n=57), 53 destas tinham dados com as díades mãe e pai. As díades participaram separadamente, numa tarefa de reminiscência sobre três eventos passados partilhados. Investigadores independentes transcreveram as conversas e cotaram o estilo de reminiscência dos pais, das mães e dacriança. Os resultados evidenciam que tanto os pais, como as mães não diferem grandemente na forma como falam do passado com as crianças, no entanto as mães utilizam um discurso mais repetitivo do que os pais. As crianças apresentam uma tendência para falar mais com os pais, do que com as mães, independentemente do sexo. Estes dados reforçam a importância do papel do pai como agente de socialização, desde os primeiros anos, promotor da comunicação da criança com o mundo exterior.ISPA - Instituto Universitário2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1089https://doi.org/10.14417/ap.1089Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 101-117Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 101-1171646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1089http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1089/pdfRebelo, AnaMaia, JoanaGatinho, AnaCoelho, LeandraTorres, NunoVeríssimo, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:11Zoai:ojs.localhost:article/1089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:18.711327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
title O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
spellingShingle O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
Rebelo, Ana
Memória autobiográfica, Reminiscência, Estilo de reminiscência, Figuras parentais, Sexo da criança.
title_short O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
title_full O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
title_fullStr O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
title_full_unstemmed O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
title_sort O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criança
author Rebelo, Ana
author_facet Rebelo, Ana
Maia, Joana
Gatinho, Ana
Coelho, Leandra
Torres, Nuno
Veríssimo, Manuela
author_role author
author2 Maia, Joana
Gatinho, Ana
Coelho, Leandra
Torres, Nuno
Veríssimo, Manuela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Ana
Maia, Joana
Gatinho, Ana
Coelho, Leandra
Torres, Nuno
Veríssimo, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Memória autobiográfica, Reminiscência, Estilo de reminiscência, Figuras parentais, Sexo da criança.
topic Memória autobiográfica, Reminiscência, Estilo de reminiscência, Figuras parentais, Sexo da criança.
description Nas últimas décadas, a investigação na área da reminiscência adulto-criança tem-se debruçado, essencialmente, sobre a forma como as mães conversam sobre eventos passados com os seus filhos. Contudo,mais recentemente, os investigadores têm procurado compreender a importância do pai no desenvolvimento da comunicação infantil. O presente estudo explora as diferenças do estilo de reminiscência nas díades mãe-criança e pai-criança, em função do sexo desta. Participaram 79 crianças portuguesas (40raparigas e 39 rapazes), com uma média de 56.93 meses de idade, e respectivas figuras parentais (mãe, n=75 e pai, n=57), 53 destas tinham dados com as díades mãe e pai. As díades participaram separadamente, numa tarefa de reminiscência sobre três eventos passados partilhados. Investigadores independentes transcreveram as conversas e cotaram o estilo de reminiscência dos pais, das mães e dacriança. Os resultados evidenciam que tanto os pais, como as mães não diferem grandemente na forma como falam do passado com as crianças, no entanto as mães utilizam um discurso mais repetitivo do que os pais. As crianças apresentam uma tendência para falar mais com os pais, do que com as mães, independentemente do sexo. Estes dados reforçam a importância do papel do pai como agente de socialização, desde os primeiros anos, promotor da comunicação da criança com o mundo exterior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1089
https://doi.org/10.14417/ap.1089
url https://doi.org/10.14417/ap.1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1089
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1089/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 101-117
Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 101-117
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591151190016