O mundo plural: a educação como dissonância e tradução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28986 |
Resumo: | Neste ensaio propõe-se compreender a escola como um ‘entre-lugares’ de três mundos educativos: o mundo único, o mundo dual e o mundo plural. À escola cabe, cada vez mais, o desafio de gerir um mundo plural potenciado ao longo do século XX pela escola de massas, pela juvenilização do mundo, pela descolonização das mentes e pela auto-mediação do mundo. Propõe-se que a escola deve gerir as dissociações, traduzi-las em dissonâncias e, depois, em compromissos. Considera-se que a dissonância é o social em construção: a convivialidade da estranheza dissonante e em tradução frágil o próprio destino humano. |
id |
RCAP_4b67403d2985744d5a9fabe5bb373033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28986 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O mundo plural: a educação como dissonância e traduçãoThe plural world: Education as dissonance and translationEducação, dissonância, traduçãoNeste ensaio propõe-se compreender a escola como um ‘entre-lugares’ de três mundos educativos: o mundo único, o mundo dual e o mundo plural. À escola cabe, cada vez mais, o desafio de gerir um mundo plural potenciado ao longo do século XX pela escola de massas, pela juvenilização do mundo, pela descolonização das mentes e pela auto-mediação do mundo. Propõe-se que a escola deve gerir as dissociações, traduzi-las em dissonâncias e, depois, em compromissos. Considera-se que a dissonância é o social em construção: a convivialidade da estranheza dissonante e em tradução frágil o próprio destino humano.Repositório da Universidade de LisboaSeixas, Paulo Castro2023-10-13T10:05:05Z2016-04-072016-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28986porSeixas, P. C. (2016). O mundo plural: a educação como dissonância e tradução. Calidoscópio, 14(1), 159–165. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.1410.4013/cld.2016.141.14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-15T01:33:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:43.674965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução The plural world: Education as dissonance and translation |
title |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
spellingShingle |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução Seixas, Paulo Castro Educação, dissonância, tradução |
title_short |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
title_full |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
title_fullStr |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
title_full_unstemmed |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
title_sort |
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução |
author |
Seixas, Paulo Castro |
author_facet |
Seixas, Paulo Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Paulo Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, dissonância, tradução |
topic |
Educação, dissonância, tradução |
description |
Neste ensaio propõe-se compreender a escola como um ‘entre-lugares’ de três mundos educativos: o mundo único, o mundo dual e o mundo plural. À escola cabe, cada vez mais, o desafio de gerir um mundo plural potenciado ao longo do século XX pela escola de massas, pela juvenilização do mundo, pela descolonização das mentes e pela auto-mediação do mundo. Propõe-se que a escola deve gerir as dissociações, traduzi-las em dissonâncias e, depois, em compromissos. Considera-se que a dissonância é o social em construção: a convivialidade da estranheza dissonante e em tradução frágil o próprio destino humano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-07 2016-04-07T00:00:00Z 2023-10-13T10:05:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28986 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seixas, P. C. (2016). O mundo plural: a educação como dissonância e tradução. Calidoscópio, 14(1), 159–165. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.14 10.4013/cld.2016.141.14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133620527431680 |