O público de imprensa na era digital: hábitos de consumo e necessidades quanto aos produtos de imprensa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5920 |
Resumo: | Desde que a Internet se assumiu como um meio preferencial para a transmissão de informação, que a imprensa se tentou adaptar e delinear um meio de divulgação dos seus conteúdos editoriais no mundo online. Mas o desenvolvimento das tecnologias da informação, causa e efeito da Internet, levou a uma série de transformações a nível da sociedade, e na forma como a informação é consumida, que conduziu ao paradigma da Sociedade em Rede. O desafio da imprensa tem sido como manter a sua predominância como órgão de comunicação, perante um público com novas aptidões, acesso a novas tecnologias e sobretudo a um leque mais vasto e dinâmico de fontes de comunicação alternativas. Este estudo baseia-se no princípio de que a solução para uma estratégia sustentável e atraente para a imprensa, parte da compreensão do modo como o seu público vê os produtos disponibilizados pelos periódicos, das suas necessidades quanto a consumo de informação, bem como da familiaridade que este tem com as tecnologias da informação e do conhecimento. Com recurso a um inquérito por questionário online a 330 indivíduos, foram recolhidas informações acerca dos seus hábitos de leitura de jornais e revistas, consumo de produtos de imprensa e aptidões tecnológicas. |
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Desde que a Internet se assumiu como um meio preferencial para a transmissão de informação, que a imprensa se tentou adaptar e delinear um meio de divulgação dos seus conteúdos editoriais no mundo online. Mas o desenvolvimento das tecnologias da informação, causa e efeito da Internet, levou a uma série de transformações a nível da sociedade, e na forma como a informação é consumida, que conduziu ao paradigma da Sociedade em Rede. O desafio da imprensa tem sido como manter a sua predominância como órgão de comunicação, perante um público com novas aptidões, acesso a novas tecnologias e sobretudo a um leque mais vasto e dinâmico de fontes de comunicação alternativas. Este estudo baseia-se no princípio de que a solução para uma estratégia sustentável e atraente para a imprensa, parte da compreensão do modo como o seu público vê os produtos disponibilizados pelos periódicos, das suas necessidades quanto a consumo de informação, bem como da familiaridade que este tem com as tecnologias da informação e do conhecimento. Com recurso a um inquérito por questionário online a 330 indivíduos, foram recolhidas informações acerca dos seus hábitos de leitura de jornais e revistas, consumo de produtos de imprensa e aptidões tecnológicas. |
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