Da pintura abstrata ao movimento: um processo coreográfico com alunos do 11.º ano do Balleteatro Escola Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14986
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
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spelling Da pintura abstrata ao movimento: um processo coreográfico com alunos do 11.º ano do Balleteatro Escola ProfissionalComposição coreográficaEstímulo visualAbstracionismo lírico e geométricoChoreographic compositionVisual stimulusLyric and geometric abstractionismRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Surgiu com o intuito de se aprofundar os conhecimentos e competências ao nível do processo de composição coreográfica, partindo-se de um estímulo visual – diferentes obras de artistas plásticos portugueses e internacionais de arte abstrata –, em que se desenhou um projeto dirigido aos alunos do 11.º ano, do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, do Balleteatro Escola Profissional do Porto, a ser implementado no ano letivo de 2020/2021. Tendo como ponto de partida a pintura abstrata como estímulo visual pretendeu-se fomentar as competências interpretativas do público-alvo, criando estímulos ideacionais que se foram transformando em movimentos e sequências, que depois de estruturados deram origem a uma pintura em movimento. Todo este processo criativo de composição coreográfica teve por base um ambiente colaborativo, no qual a professora estagiária foi o elemento mediador com poder de decisão, e os alunos foram intérpretes e cocriadores. Estabelecendo-se nas áreas da Educação e da Dança, o Estágio foi suportado por uma metodologia de investigação-ação, servindo-se de fichas de observação, diário de bordo, gravação audiovisual e análise de documentos como instrumentos de recolha de dados. A partir de um método qualitativo e cíclico de investigação – ação, reflexão, ação – compreendeu-se de que forma o estímulo visual pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento das competências interpretativas e de criação dos alunos e de que forma a utilização desse estímulo resulta num produto coreográfico final.ABSTRACT - The present report reflects the culmination of the investigation done under the Master’s Dance Teaching, of the Escola Superior de Dança, of the Instituto Politécnico de Lisboa. Its intent is to deepen the knowledge and competences at the choreography composition process level, starting from a visual stimulus – different works from portuguese and international plástic artists of abstract painting –, in which a project was intentionally designed for the 11th grade students of the Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, of the Balleteatro Escola Profissional do Porto, and implemented on the school year of 2020/2021. Having the starting point of an abstract painting as visual stimulus, the intention was to foment the interpretative competencies of the target, creating ideational stimulus which transformed into movements and sequences, that after structuralization gave origin to a moving painting. The creative process of choreographic composition was based on a collaborative environment, in which the intern professor was the mediating element with decision power, and the students were interpreters and co-creators. While based on the areas of Education and Dance, the internship methodology was supported by action-investigation, observation charts, diary log, audiovisual tapings and document analysis as data gathering methods. From a qualitative and cyclic method of investigation - action, reflexion, action - it was understood the way the visual stimulus can be the starting point to the development of interpretative competencies and student creation and how the effect of that stimulus results in a final choreographic product.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaMarques, AnaRCIPLLeite, Sara2022-09-23T13:51:08Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14986TID:202886026porLeite, S. (2021). Da pintura abstrata ao movimento: um processo coreográfico com alunos do 11.º ano do Balleteatro Escola Profissional. Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:44.152266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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