Como melhorar a performance das organizações de saúde, qual o modelo a seguir? Estudo descritivo e correlacional entre os paradigmas da Qualidade, Cultura da Fiabilidade e Patient Safety, suas implicações na Performance dos Serviços de Urgência Pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Caetano de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2024
Resumo: As organizações de saúde são ambientes complexos onde múltiplas decisões são tomadas com implicações no percurso do utente. Devido a esta complexidade, tem-se demonstrado que para além de salvar/cuidar de vidas, estas organizações erram e demonstram falhas nos seus processos, com implicações em vidas humanas, morbilidade, gastos evitáveis entre outras. São organizações complexas que exigem especificidades na gestão e nos programas de melhoria contínua. Com o objectivo de reduzir estas falhas, múltiplos paradigmas se têm desenvolvido na procura da melhoria da performance. Neste estudo destacam-se os paradigmas da Patient Safety Culture, Cultura da Fiabilidade e Qualidade, como modelos de melhoria dos serviços de saúde. Cada paradigma foca-se numa perspectiva distinta e com dimensões diferentes. Os Serviços de Urgência são caracterizados como exemplos de organizações altamente fiáveis, razão pela qual se optou por centrar nelas o estudo. Pretendeu-se por um lado, perceber como os profissionais percepcionam os diferentes paradigmas, ou seja, se os serviços de urgência são avaliados, pelos seus profissionais, como fiáveis com qualidade e dotados de uma cultura de segurança. Por outro lado, pretendeu-se perceber quais as dimensões dos paradigmas que têm mais impacto na performance dos serviços de saúde. Verificou-se que a percepção dos profissionais das dimensões dos paradigmas, não varia de acordo com nenhum padrão pelas diferentes instituições analisadas, categorias profissionais ou tempo de funções no SUP. Concluiu-se que um modelo global explicativo da performance é um propósito difícil de alcançar, mas aponta-se caminhos de análise dos serviços de saúde que permitam revelar quais as orientações estratégicas a desenvolver.
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