Modos e mecanismos de credibilidade no jornalismo televisivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1579 |
Resumo: | O jornalismo televisivo, tal como outras formas de jornalismo, envolve um conjunto de modos e mecanismos que visam assegurar a sua credibilidade. Em tempos, o jornalismo televisivo marcou pela diferença de trazer a imagem "em vídeo" às pessoas, e desde então foi crescendo a sua importância. No presente momento, a internet assume-se como a maior plataforma de comunicação; mas, no que respeita à informação propriamente dita que a internet veicula, ela ainda é vista como dúbia, pois permite a todos um alegado “Jornalismo de Cidadão”, cuja verdade e credibilidade são, regra geral, muito questionáveis. Desta forma, a televisão prossegue com um papel decisivo enquanto meio de informação noticiosa, sendo o seu apanágio a aposta em meios que permitam assegurar a credibilidade, pois esta providencia garantias de uma informação verdadeira e confiável. Mesmo que não seja procurada de forma consciente e voluntária, a credibilidade está sempre presente no pensamento das pessoas. Estas procuram-na em cada notícia, em cada clip, em cada reportagem. Desde o pivô, aos comentadores, aos médicos e advogados, à edição de imagem, aos diretos, à pirâmide invertida, à imagem e filmagem, todos estes elementos são formas de transmitir uma maior e melhor credibilidade ao auditório. A credibilidade alcança-se não só com o tempo, mas também através de modos e mecanismos como os já supramencionados. Estes assumem um papel fundamental na informação televisiva, pois formatam-na de modo a não haver dúvidas, embora por vezes tais modos e mecanismos de credibilidade não sejam admitidos como tal. Com esta dissertação pretende-se descobrir se existem realmente modos e mecanismos pré-estipulados para conferir uma maior impressão de credibilidade ao público, em particular no canal generalista SIC – Sociedade Independente de Comunicação, S.A., na redação de informação. Foi escolhido este canal devido a ser o local do meu estágio, desde Setembro de 2012 a Março de 2013. Numa primeira parte, esta dissertação apresenta a revisão da literatura acerca do conceito de credibilidade e seu surgimento, sobre o jornalismo televisivo e a sua importância e, por fim, os modos e mecanismos possíveis para transmitir credibilidade aos espectadores. Numa segunda parte, a dissertação apresenta a metodologia e desenho de investigação, bem como os resultados do estudo empírico realizado. Por último, a dissertação apresenta a discussão dos resultados e as conclusões em relação ao problema investigado. |
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Modos e mecanismos de credibilidade no jornalismo televisivoO caso da SICJornalismo televisivoJornalismo televisivo - SICJornalismo televisivo - CredibilidadeJornalismo televisivo - ImagemJornalismo televisivo - Valor da notíciaTelevisão - Produção jornalísticaO jornalismo televisivo, tal como outras formas de jornalismo, envolve um conjunto de modos e mecanismos que visam assegurar a sua credibilidade. Em tempos, o jornalismo televisivo marcou pela diferença de trazer a imagem "em vídeo" às pessoas, e desde então foi crescendo a sua importância. No presente momento, a internet assume-se como a maior plataforma de comunicação; mas, no que respeita à informação propriamente dita que a internet veicula, ela ainda é vista como dúbia, pois permite a todos um alegado “Jornalismo de Cidadão”, cuja verdade e credibilidade são, regra geral, muito questionáveis. Desta forma, a televisão prossegue com um papel decisivo enquanto meio de informação noticiosa, sendo o seu apanágio a aposta em meios que permitam assegurar a credibilidade, pois esta providencia garantias de uma informação verdadeira e confiável. Mesmo que não seja procurada de forma consciente e voluntária, a credibilidade está sempre presente no pensamento das pessoas. Estas procuram-na em cada notícia, em cada clip, em cada reportagem. Desde o pivô, aos comentadores, aos médicos e advogados, à edição de imagem, aos diretos, à pirâmide invertida, à imagem e filmagem, todos estes elementos são formas de transmitir uma maior e melhor credibilidade ao auditório. A credibilidade alcança-se não só com o tempo, mas também através de modos e mecanismos como os já supramencionados. Estes assumem um papel fundamental na informação televisiva, pois formatam-na de modo a não haver dúvidas, embora por vezes tais modos e mecanismos de credibilidade não sejam admitidos como tal. Com esta dissertação pretende-se descobrir se existem realmente modos e mecanismos pré-estipulados para conferir uma maior impressão de credibilidade ao público, em particular no canal generalista SIC – Sociedade Independente de Comunicação, S.A., na redação de informação. Foi escolhido este canal devido a ser o local do meu estágio, desde Setembro de 2012 a Março de 2013. Numa primeira parte, esta dissertação apresenta a revisão da literatura acerca do conceito de credibilidade e seu surgimento, sobre o jornalismo televisivo e a sua importância e, por fim, os modos e mecanismos possíveis para transmitir credibilidade aos espectadores. Numa segunda parte, a dissertação apresenta a metodologia e desenho de investigação, bem como os resultados do estudo empírico realizado. Por último, a dissertação apresenta a discussão dos resultados e as conclusões em relação ao problema investigado.Television journalism, like other forms of journalism, involves a number of ways and mechanisms to ensure its credibility. The television news marked the difference to bring the image “video” to people, and since then has grown in its importance. At present, the Internet is assumed to be the largest communication platform; but, regarding the information that the internet itself conveys, it is still seen as dubious as it allows everyone an alleged “citizen journalism” whose truth and credibility are generally very questionable. Thus, television continues to play a decisive role as a mean of news information, with its goal of transmitting an increasingly greater impression of credibility to all spectators because the credibility brings them guarantees of true and reliable information. Although it is not sought in a conscious and voluntary way, the credibility is always present in people’s thought. These seek it in every news, every clip, in each reporting. From the pivot to the presence of commentators, doctors, lawyers, image editing direct and inverted pyramid, all these elements are ways to convey a bigger and better credibility to the auditorium. The credibility is achieved with time through methods and mechanisms as those already mentioned. These gain a fundamental role in the television information since they format themselves in a way so that there is no doubt, although sometimes such methods and mechanisms of credibility are not admitted as such. With this work we intend to find out if there are indeed ways and mechanisms pre-stipulated trying to convey an impression of credibility to the public, particularly in SIC channel, in writing information. This channel was chosen for being the place of my post-graduate training, from September 2012 to March 2013. In the first part, this paper presents the review of literature on the concept of credibility and its important on the television journalism. In the second part, presents the ways and mechanisms possible to convey credibility to viewers, as well as the results of the empirical study. Finally, the dissertation presents the discussion of the results and conclusions regarding the investigated problem.Universidade da Beira InteriorSerra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumSena, Ana Rita Bernardino Craveiro2014-01-30T10:43:16Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:22.898521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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