Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalposso, G.H.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, M.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5993
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o método de otimização de Jenks como alternativa para determinar os intervalos de classe em mapas temáticos gerados por métodos geoestatísticos. As análises foram realizadas utilizando o conjunto de dados do Aquífero Wolfcamp. Devido a assimetria dos dados, realizou-se uma transformação Box-cox e utilizou-se o estimador robusto de Cressie & Hawkins para estimar o semivariograma empírico dos resíduos. Utilizando o método de estimação de mínimos quadrados ajustou-se diversos modelos teóricos de semivariograma e por meio de estatísticas de validação cruzada escolheu-se um modelo esférico. Os parâmetros obtidos no ajuste foram utilizados para elaborar a matriz dos valores preditos por krigagem universal. Os elementos da matriz dos valores preditos foram classificados utilizando intervalos de mesma amplitude e otimização de Jenks, permitindo elaborar dois mapas temáticos. O índice de acurácia tabular (TAI) foi utilizado para identificar o melhor mapa temático por meio da classificação. O resultado mostrou que a melhor classificação foi obtida pelo método de otimização de Jenks.
id RCAP_4b9be77d1c61428bb68ad8a71c59df1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.GeoestatísticaIntervalos de classeOtimização de JenksO objetivo deste trabalho é apresentar o método de otimização de Jenks como alternativa para determinar os intervalos de classe em mapas temáticos gerados por métodos geoestatísticos. As análises foram realizadas utilizando o conjunto de dados do Aquífero Wolfcamp. Devido a assimetria dos dados, realizou-se uma transformação Box-cox e utilizou-se o estimador robusto de Cressie & Hawkins para estimar o semivariograma empírico dos resíduos. Utilizando o método de estimação de mínimos quadrados ajustou-se diversos modelos teóricos de semivariograma e por meio de estatísticas de validação cruzada escolheu-se um modelo esférico. Os parâmetros obtidos no ajuste foram utilizados para elaborar a matriz dos valores preditos por krigagem universal. Os elementos da matriz dos valores preditos foram classificados utilizando intervalos de mesma amplitude e otimização de Jenks, permitindo elaborar dois mapas temáticos. O índice de acurácia tabular (TAI) foi utilizado para identificar o melhor mapa temático por meio da classificação. O resultado mostrou que a melhor classificação foi obtida pelo método de otimização de Jenks.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior AgráriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDalposso, G.H.Oliveira, M.P.2018-02-17T16:35:56Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5993porDALPOSSO, G.H. ; OLIVEIRA, M.P. (2011) - Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks. Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 19:27, p. 33-37.0872-2617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:41.680055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
title Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
spellingShingle Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
Dalposso, G.H.
Geoestatística
Intervalos de classe
Otimização de Jenks
title_short Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
title_full Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
title_fullStr Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
title_full_unstemmed Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
title_sort Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks.
author Dalposso, G.H.
author_facet Dalposso, G.H.
Oliveira, M.P.
author_role author
author2 Oliveira, M.P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalposso, G.H.
Oliveira, M.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Geoestatística
Intervalos de classe
Otimização de Jenks
topic Geoestatística
Intervalos de classe
Otimização de Jenks
description O objetivo deste trabalho é apresentar o método de otimização de Jenks como alternativa para determinar os intervalos de classe em mapas temáticos gerados por métodos geoestatísticos. As análises foram realizadas utilizando o conjunto de dados do Aquífero Wolfcamp. Devido a assimetria dos dados, realizou-se uma transformação Box-cox e utilizou-se o estimador robusto de Cressie & Hawkins para estimar o semivariograma empírico dos resíduos. Utilizando o método de estimação de mínimos quadrados ajustou-se diversos modelos teóricos de semivariograma e por meio de estatísticas de validação cruzada escolheu-se um modelo esférico. Os parâmetros obtidos no ajuste foram utilizados para elaborar a matriz dos valores preditos por krigagem universal. Os elementos da matriz dos valores preditos foram classificados utilizando intervalos de mesma amplitude e otimização de Jenks, permitindo elaborar dois mapas temáticos. O índice de acurácia tabular (TAI) foi utilizado para identificar o melhor mapa temático por meio da classificação. O resultado mostrou que a melhor classificação foi obtida pelo método de otimização de Jenks.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2018-02-17T16:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5993
url http://hdl.handle.net/10400.11/5993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DALPOSSO, G.H. ; OLIVEIRA, M.P. (2011) - Determinação de classes em mapa temático utilizando o método de optimização de Jenks. Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 19:27, p. 33-37.
0872-2617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130827332780033