Ex-voto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Lucília Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9051
Resumo: O projeto ex-voto pretende, em primeira instância, documentar uma tradição religiosa que, ao longo do tempo, tem vindo a perder-se. Os ex-votos integram um ritual antigo que expressa a fragilidade dos homens e a omnipresença de Deus, ecoando o sacrifício, a entrega de um pedaço de si mesmo como pagamento da retribuição da divindade. Este ato de fé materializa-se em diferentes formas que, tradicionalmente, seriam partes do corpo em madeira ou cera, mas que, rapidamente, se expandiram para outras expressões como a roupa, objetos de pessoas, monumentos, fotografias e pinturas. No trabalho aqui apresentado, a escolha centrou-se nos ex-votos de cera e nos ex-votos fotográficos, ambos representantes simbólicos da era da reprodutibilidade através do negativo ou molde que permitem a sua multiplicação. Deste modo, o estudo partiu de uma problemática prática da relação entre o humano e o divino através do corpo representado e aprofundou a função da fotografia como mediadora, não só da relação do crente com a representação do seu corpo, o seu lugar, mas também da relação entre o objeto a representação e o divino. Procura-se, assim, elaborar uma reflexão sobre o corpo contemporâneo, o corpo do “Eu” e os seus simulacros através da problematização da necessidade que o Homem sempre demonstrou em representar-se, tanto na arte como na religião. Ao fotografar os fragmentos do corpo (ex-votos de cera) destacados sobre um fundo negro, pretende-se não só documentar esses objectos, como também proceder a um questionamento do seu significado e do seu poder de expressão per se (por si mesmo) e enquanto veículos do sagrado. Este processo inaugura, também, uma reflexão sobre a fragmentação e o todo, sobre as narrativas possíveis de um corpo e o seu simbolismo enquanto agradecimento de milagres, cura de doenças, conservação da vida. Em última instância, há um “olhar” insistente sobre o banal e o particular desses fragmentos anónimos que nos permitem a revisitação do nosso próprio corpo. A captação dos ex-votos fotográficos nas salas de milagres do respectivo Santo é também parte ativa da investigação sobre a transformação progressiva do anonimato do corpo (como é o caso dos ex-votos em cera) em identidade. As fotografias das fotografias funcionam como mecanismo de mise en abyme (a imagem dentro da imagem) que despoleta as questões basilares associadas à condição do corpo contemporâneo: as angústias, os prazeres, o sofrimento, os amores, as alegrias do indivíduo não estão já em si mesmo, mas no lugar da sua representação ativada pelas redes sociais.
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Deste modo, o estudo partiu de uma problemática prática da relação entre o humano e o divino através do corpo representado e aprofundou a função da fotografia como mediadora, não só da relação do crente com a representação do seu corpo, o seu lugar, mas também da relação entre o objeto a representação e o divino. Procura-se, assim, elaborar uma reflexão sobre o corpo contemporâneo, o corpo do “Eu” e os seus simulacros através da problematização da necessidade que o Homem sempre demonstrou em representar-se, tanto na arte como na religião. Ao fotografar os fragmentos do corpo (ex-votos de cera) destacados sobre um fundo negro, pretende-se não só documentar esses objectos, como também proceder a um questionamento do seu significado e do seu poder de expressão per se (por si mesmo) e enquanto veículos do sagrado. Este processo inaugura, também, uma reflexão sobre a fragmentação e o todo, sobre as narrativas possíveis de um corpo e o seu simbolismo enquanto agradecimento de milagres, cura de doenças, conservação da vida. Em última instância, há um “olhar” insistente sobre o banal e o particular desses fragmentos anónimos que nos permitem a revisitação do nosso próprio corpo. A captação dos ex-votos fotográficos nas salas de milagres do respectivo Santo é também parte ativa da investigação sobre a transformação progressiva do anonimato do corpo (como é o caso dos ex-votos em cera) em identidade. As fotografias das fotografias funcionam como mecanismo de mise en abyme (a imagem dentro da imagem) que despoleta as questões basilares associadas à condição do corpo contemporâneo: as angústias, os prazeres, o sofrimento, os amores, as alegrias do indivíduo não estão já em si mesmo, mas no lugar da sua representação ativada pelas redes sociais.The project ex-voto intends to, in a first instance, document a religious tradition that, over time, has been lost. The ex-votos integrate an ancient ritual, which expresses the weakness of men and the omnipresence of God, echoing the sacrifice, the delivery of a piece of oneself as payment of the consideration of the divinity. This act of faith is materialized in different ways that traditionally would be body parts in wood or wax but quickly expanded to other expressions as clothing, objects of people, monuments, photographs and paintings. In the work presented here, the choice focused on the wax and photographic ex-votos, both symbolic representatives of reproducibility through the negative or mold that allows their multiplication. Thus, the study was based on a practical questioning of the relationship between the human and the divine through the body represented and deepened the role of photography as a mediator, not only in the believer's relation to the representation of his body his place but also the relationship between the object the representation and the divine. It aims to develop a reflection on the contemporary body, the body of the Self and its simulations by questioning the need that Man has always demonstrated to represent himself, both in art and in religion. When photographing fragments of the body (wax ex-votos) featured on a black background, the intention is not only to document these objects, but also to conduct an inquiry as to their meaning and their power of expression per se and as vehicles of the sacred. This process also launches a reflection on the fragmentation and the whole, on the possible narratives of a body and its symbolism as gratitude for miracles, curing diseases, conservation of life. Ultimately, there is an urgent look at the banal and the particular in these anonymous fragments that allow us to revisit our own body.Silva, Olívia Maria Marques daMelo, Cláudio César Ramalho deLeal, João Pedro Ferreira DiasPereira, Maria de Fátima de Sá Guerra MarquesCatrica, PauloCarvalho, TelmoCoelho, RitaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Lucília Maria Rodrigues2016-12-29T15:39:46Z2014-11-032014-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9051TID:201493209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.262692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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