Turismo cultural em Guimarães: o perfil e as motivações do visitante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/18041 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural |
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Turismo cultural em Guimarães: o perfil e as motivações do visitanteTurismo culturalTurismo urbanoMotivações de viagemPerfil do visitanteCultural tourismUrban tourismTravel motivationTourist profile379.85(469.112)Dissertação de mestrado em Património e Turismo CulturalHistoricamente identificamos algumas motivações principais, tais como, o comércio, a religião, a necessidade de mudança, o estatuto social, a aprendizagem pessoal e a curiosidade, que continuam a ser centrais para analisar as motivações das viagens e do turismo contemporâneo. Tal como nas marcas de produtos e ou serviços, quem valida o valor das marcas é o consumidor, sendo essencial identificar e perceber as percepções, emoções, motivos, atributos e associações que o consumidor constrói e possui sobre um destino. Este é um dos desafios a que esta investigação se propôs atender. Como estudo de caso escolhemos a cidade de Guimarães. Esta cidade afirma-se progressivamente como uma cidade emergente no domínio do turismo cultural urbano na Europa. Assim, pretendemos identificar e conhecer o perfil e as principais motivações deste crescente número de visitantes. Pretendemos ainda completar este projecto de investigação com estudos complementares nos anos seguintes, recolhendo informação, através da aplicação de inquéritos aos visitantes, de antes e depois da realização da Capital Europeia da Cultura em 2012. Os dados recolhidos serão depois objecto de estudo após este importante evento cultural de dimensão internacional, de modo a estabelecer comparações e fazer análise aos impactos do evento, na área do turismo cultural urbano e em particular no que se refere à imagem do destino e das motivações dos seus visitantes. Para atingirmos os objectivos delineados partimos de três hipóteses de trabalho. Hipótese 1. Guimarães não é um destino turístico autónomo, constituindo um destino complementar a outros destinos de Portugal e mais especificamente do norte de Portugal; Hipótese 2. Os atributos físicos, patrimoniais e arquitectónicos são a principal motivação de visita; Hipótese 3. Quanto maior for o ajuste entre os atributos percebidos da imagem de uma Marca Destino e as motivações de procura dos seus visitantes, maior será a probabilidade de recomendação de visita ao Destino. Através da aplicação e posterior análise de inquéritos aos visitantes, foi possível, além de elaborar um perfil do visitante, conhecer os principais atributos associados à imagem do destino Guimarães. Partindo destas informações elaborámos um conjunto de propostas para a estratégia de comunicação do destino.Historically motivations such as commerce, religion, the need for change, social status, personal learning, and curiosity, have been identified as central for any analysis of contemporary tourism and travel motivations. As in product or services, he who validates value for brands is the consumer, to identify and understand the perceptions, emotions, motives, attributes and associations that the consumer may construct regarding a given destination, is essential. This being one of the challenges this investigation has undertaken. As a case study the city of Guimarães was chosen. This city is progressively affirming itself as an emergent urban cultural destination in Europe. Therefore we intend to identify and know the growing visitors profile and their main motivations. It is also our intention to complete this investigation with more studies, by surveys to visitors, in the following years, gathering information before and after Guimarães hosts the European Capital of Culture in 2012. All data will then be part of a study after this important event to compare and evaluate the impacts in the area of urban cultural tourism, particularly regarding the image of the destination and the motivation of visitors. To achieve our goals, we started from three working hypotheses. Hypotheses 1- Guimarães is not an autonomous destination, but integrates as complement other northern Portuguese destinations; Hypotheses 2 – The physical attributes, patrimony and architecture are the main tourist motivation; Hypotheses 3, The greater the adjustment between the perceive attributes of the destination, and the motivations of visitors, the higher will be the probability of recommendation. By the analysis of a survey to visitors, it was possible not only to establish a visitor’s profile, but also identify the main attributes associated to the image of the destination Guimarães. From this analysis we elaborated a number of proposals for the destinations communication strategy.Remoaldo, Paula Cristina AlmeidaUniversidade do MinhoMarques, Vitor Carvalho20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/18041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:31.939869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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